Novena a Nossa Senhora do Carmo 2023 – Meditações dos mistérios do Rosário – 7º Dia

Novena a Nossa Senhora do Carmo 2023 – Meditações dos mistérios do Rosário – 7º Dia

SÉTIMO DIA

Nossa Senhora aos pés da Cruz de Jesus

 

ORAÇÃO INICIAL

 

Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo, amém!

Oh, quisera cantar, Maria, porque te amo. Porque Teu nome dulcíssimo faz bater meu coração. E porque o pensamento de tua grandeza suprema não poderia à minha alma inspirar o temor, se eu te contemplasse na tua sublime glória. E, ultrapassando o brilho de todos os bem aventurados, eu não poderia crer que fosse tua filha. Diante de Ti, ó Maria, eu baixaria os olhos! Amém  PN 54-1

 

Faça seu pedido!

 

PALAVRA DE DEUS

 

«Junto à cruz de Jesus estavam, de pé, sua mãe e a irmã da sua mãe, Maria, a mulher de Cleopas, e Maria Madalena. 26Então, Jesus, ao ver ali ao pé a sua mãe e o discípulo que Ele amava, disse à mãe: «Mulher, eis o teu filho!» 27Depois, disse ao discípulo: «Eis a tua mãe!» E, desde aquela hora, o discípulo acolheu-a como sua.» (Jo 19 25-27)

 

  MEDITANDO COM SANTA TERESINHA

 

“Maria tu me apareces no cume do Calvário

de pé, perto da Cruz, como um padre no altar,

oferecendo,  para apaziguar a justiça do Pai,

Teu Jesus bem amado, o doce Emanuel.”( PN 54,23)

 

Visto que o Rei dos céus quis que sua Mãe

Mergulhasse na noite, na angústia do coração,

É pois um bem, Maria sofrer nesta terra?

Sim, sofrer amando é a mais pura felicidade.”( PN 54,16)

 

REFLEXÃO

 

Reflitamos hoje, junto com o nosso Papa Francisco: “Na cruz, quando Cristo suportava em sua carne o dramático encontro entre o pecado do mundo e a misericórdia divina, pôde ver a seus pés a presença consoladora da Mãe e do amigo. Naquele momento crucial, antes de declarar consumada a obra que o Pai lhe havia confiado, Jesus disse a Maria: “Mulher, eis o teu filho!” E, logo a seguir, disse ao amigo bem amado: “Eis a tua Mãe!”… Jesus deixava-nos a sua Mãe como nossa Mãe. E só depois de fazer isto é que Jesus pôde sentir que “tudo estava consumado”. Ao pé da cruz, na hora suprema da nova criação, Cristo conduz-nos a Maria; conduz-nos a ela porque não quer que caminhemos sem uma mãe; e nesta imagem materna, o povo lê todos os mistérios do Evangelho…”( cf. EG 285). Num mundo tão influenciado por uma mentalidade hedonista, a perder a consciência do sentido salvífico da vida, do valor supremo do Amor, precisamos contemplar nossa Mãe Maria, caminhar com ela, assim como tão bem o fez Santa Teresinha, que experimentou a grandeza do Amor, ainda que na dor… “sofrer amando é a mais pura felicidade”.

 

ORAÇÃO FINAL

 

Senhora do Carmo, ensinai-nos a dizer “sim” à vontade de Deus. Ajudai-nos a ver nos acontecimentos a mão providente do Pai. Dai-nos a capacidade para o louvar por nos ter escolhido. Ensinai-nos com a vossa compaixão prática a estar atentos às necessidades dos irmãos. Pegai na nossa mão e levai-nos a seguir sempre Jesus, tal como vós o fizestes até ao Calvário. Fazei que vivamos sempre na unidade para que sejamos a vossa Família que muito amais. Virgem do Carmo, Senhora do Escapulário, em vós encontramos o que queremos ser: viver numa relação íntima com Cristo, estar totalmente abertos à vontade de Deus e deixar que as nossas vidas sejam transformadas pela Palavra divina. Vós que sois a Mãe e a Formosura do Carmelo, ensinai-nos a viver como filhos de Deus à imitação de Jesus.

 

Nossa Senhora do Carmo, Rogai por nós!

 

Ana Catarina da Santíssima Trindade, OCDS

Maria de Jesus Crucificado, OCDS

Comissão de Espiritualidade

Província São José

Post a Comment