
Novena a Nossa Senhora do Carmo 2023 – Meditações dos mistérios do Rosário – 4º Dia
QUARTO DIA
O Nascimento de Jesus
ORAÇÃO INICIAL
Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo, amém!
Oh, quisera cantar, Maria, porque te amo. Porque Teu nome dulcíssimo faz bater meu coração. E porque o pensamento de tua grandeza suprema não poderia à minha alma inspirar o temor, se eu te contemplasse na tua sublime glória. E, ultrapassando o brilho de todos os bem aventurados, eu não poderia crer que fosse tua filha. Diante de Ti, ó Maria, eu baixaria os olhos! Amém PN 54-1
Faça seu pedido!
PALAVRA DE DEUS
Por aqueles dias, saiu um édito da parte de César Augusto para ser recenseada toda a terra. 2Este recenseamento foi o primeiro que se fez, sendo Quirino governador da Síria.
3Todos iam recensear-se, cada qual à sua própria cidade. 4Também José, deixando a cidade de Nazaré, na Galileia, subiu até à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e linhagem de David, 5a fim de se recensear com Maria, sua esposa, que se encontrava grávida.
6E, quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias de ela dar à luz 7e teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver lugar para eles na hospedaria.
8Na mesma região encontravam-se uns pastores que pernoitavam nos campos, guardando os seus rebanhos durante a noite. 9Um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor refulgiu em volta deles; e tiveram muito medo. 10O anjo disse-lhes: «Não temais, pois anuncio-vos uma grande alegria, que o será para todo o povo: 11Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias Senhor. 12Isto vos servirá de sinal: encontrareis um menino envolto em panos e deitado numa manjedoura.
13De repente, juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste, louvando a Deus e dizendo: 14«Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens do seu agrado.»
15Quando os anjos se afastaram deles em direção ao Céu, os pastores disseram uns aos outros: «Vamos a Belém ver o que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer.»
16Foram apressadamente e encontraram Maria, José e o menino deitado na manjedoura. 17Depois de terem visto, começaram a divulgar o que lhes tinham dito a respeito daquele menino. 18Todos os que ouviram se admiravam do que lhes diziam os pastores. 19Quanto a Maria, conservava todas estas coisas, ponderando-as no seu coração. 20E os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, conforme lhes fora anunciado. Lc 1, 1-19
MEDITANDO COM SANTA TERESINHA
“Como você, José, eu me admiro poder apertar no meu coração o Menino Divino, do qual sou a mãe; admiro-me de que, um pouco de leite seja necessário à existência d’Aquele que dá a vida ao mundo. Em breve Jesus vai crescer. Você deverá ensinar ao criador do universo a maneira de trabalhar…com você, Ele ganhará seu pão com o suor de seu rosto adorável….” (RP 6.2)
“Sabemos muito bem que a Santíssima Virgem é a Rainha do Céu e da Terra. Mas ela é mais Mãe do que Rainha “ ( CA 21.8.3)
“Nos primeiros instantes de minha vida
tomastes-me nos vossos braços;
desde aquele dia, Mãe querida,
me protegeis aqui na Terra.
Para conservar minha inocência,
Colocastes-me num doce ninho
Guardastes minha infância,
Na sombra de um claustro bendito.” ( PN 7.1)
REFLEXÃO
Jesus nasceu! Aleluia! Alegria! “Inundada de alegria é a cena de Belém, no qual o nascimento do Deus-Menino, o Salvador do mundo, é cantado pelos anjos e anunciado aos pastores precisamente como “uma grande alegria” (Lc2,10)- (cf. RVM 20).
Santa Teresinha pensou: como pode Deus precisar de leite? Ela compreendeu a humanidade de Jesus e de como Ele iria ensinar a Deus Pai a labuta humana. Permita que Jesus nasça em seu coração. Deixe-se ensinar por Ele. E, junto com Nossa Senhora, que você seja embalado nesse “doce ninho ”para ser guardado em seus caminhos, a exemplo de Santa Teresinha. Nossa Mãe Santíssima é mais Mãe que Rainha e ela quer cuidar de você.
ORAÇÃO FINAL
Ó Virgem Maria, Mãe e Rainha do Carmelo, tu estiveste unida de modo admirável ao mistério da Redenção; tu acolheste e conservaste no coração a Palavra de Deus e perseveraste com os Apóstolos em oração esperando o Espírito Santo. Em ti, como numa imagem perfeita, vemos realizado o que desejamos e esperamos ser na Igreja. Ó Virgem Maria, Estrela mística do Monte Carmelo, ilumina-nos e guia-nos no caminho da perfeita caridade e atrai-nos para a contemplação do rosto do Senhor. Cuida de nós com amor, e reveste os teus filhos com o teu santo Escapulário, sinal da tua proteção, e que a tua presença ilumine os nossos caminhos e nos faça chegar ao monte da salvação, que é Cristo Jesus, teu Filho e Senhor nosso. Amém!
Nossa Senhora do Carmo, Rogai por nós!
Ana Catarina da Santíssima Trindade, OCDS
Maria de Jesus Crucificado, OCDS
Comissão de Espiritualidade
Província São José
RAIMUNDO SOARES
Ninho rima com caminho, Maria é a poesia perfeita e nela cabem essas duas palavras, no qual a acolhemos com muito carinho. Amém!