NOTA DE FALECIMENTO

NOTA DE FALECIMENTO

Em 24 de fevereiro de 2010 09:16, Fernando Alcici escreveu:

Comunico, com muito pesar, o falecimento do Padre Marcello Azevedo SJ, meu tio, ocorrido hoje, às 7 hs. Haverá missa de corpo presente na Casa da Saude dos Jesuitas, no Planalto, em Belo Horizonte, às 15 e trinta, seguido do sepultamento. Desde já agradeço as orações.

Marcello Azevedo, meu tio, jesuita, faleceu aos 82 anos, após conviver anos com mal de Alzheimer, sendo os ultimos seis anos na Casa da Saude dos Jesuitas, em Belo Horizonte, sendo consumido aos poucos pela doença.

Nascido a 18 de abril de 1927, em Belo Horizonte, foi estudar com os Jesuitas, em 1941, no Colegio Santo Inacio, no Rio de Janeiro, fazendo seus Primeiros Votos, em Nova Friburgo, a 2 de fevereiro de 1944. Fez Filosofia, inicialmente em Nova Friburgo,complementando os estudos em Roma, para onde se dirigiu em 1952. Em 1954, foi estudar Teologia em Frankfurt, na Alemanha, aonde se ordenou em 31 de julho de 1957., fazendo seus votos perpetuos em Roma, a 2 de fevereiro de 1961. Eleito Provincial para o Brasil em 1963, retornou a Belo Horizonte e em 1968, fo eleito Presidente da Conferencia dos Religiosos do Brasil, exercendo tres mandatos, até 1977, tendo conseguido reerguer a institituição, tanto financeiramente, como dando novo rosto a vida religiosa no Brasil. Após deixar a CRB, se dirigiu aos Estados Unidos estudando por tres anos, Antropologia Cultural. Falava oito idiomas, tendo deixando varias obras publicadas, traduzidas em dezenas de linguas. Foi diretor do IBRADES por varios anos, primeiramente no Rio de Janeiro e depois, em Brasilia, quando manifestou o mal de Alzheimer, que o obrigou a deixar as funções e vir morar em Belo Horizonte.
Esteve conosco no Congresso da Ordem Secular , em São Roque, em 1999, proferindo uma palestra. Faleceu a 24 de fevereiro de 2010, na Casa da Saude dos Jesuitas, em Belo Horizonte, sendo sepultado no dia seguinte, após missa de corpo presente, em que estiveram presentes alem dos familiares, amigos, religiosos e religiosas, frei Deneval, representado a OCD, Maria Helena, Liz, Vera, Ana Maria e Angela da OCDS, ir. Teodolinda, das Carmelitas de Santa Teresa e frei Felisberto, Provincial dos Carmelitas da Antiga Observancia.

Fernando alcicci, ocds

Fernando, conte com as orações de seus irmãos da OCDS.

2 Comments

  • Cida Carvalho
    01/03/2010

    Fernando, queira receber o nosso abraço de solidariedade, neste momento de dor pela perda de seu querido tio.
    Comunidade "Sagrada Face" de Varginha

  • OCDS
    27/02/2010

    nossos sentimentos querido irmão
    Quando da presençade seu tio em nosso congresso aprendemos muito com ele e depois com seus livros.
    Abraços
    maria eduarda e Comunidade pequena Flor de Santa Teresinha

Post a Comment