
Liturgia – 5a-FEIRA DA 31a. SEMANA DO TEMPO COMUM

Cor litúrgica: Verde
Ofício do dia de semana
Liturgia das Horas: 931
Oração das Horas: 995
Leituras: Rm 14, 7-12 – Sl 26(27) – Lc 15, 1-10
“Os mestres da lei criticavam a Jesus dizendo: este homem acolhe
O “carregar a cruz” não supõe um peso adicional às dificuldades da vida, mas um estilo de viver cotidianamente à luz das exigências do Reino, conforme o ensinamento de Jesus.
“O amor não consiste em sentir grandes coisas, mas em ter uma grande desnudez e em padecer pelo Amado.”
São João da Cruz – D 113
“Se não estiverem interiormente fortalecidos em compreender como é importante ter todas as coisas sob os pés, desapegando-vos delas e voltando-se para as coisas eternas, por mais que se queirama encobrir, eles o deixarão transparecer.”
Santa Teresa de Jesus – C 3,4
Carta de Santa Teresa de Jesus em 05
1576 – C 136 – A D. Lorenzo de Cepeda, em Ávila – Cobrança de algum dinheiro de D. Lorenzo. Atenções com D. Antonio Ruiz, de Malagón. Gratidão a Francisco de Salcedo, ao qual aconselha paciência em certo pleito que tinha, sobre interesses materiais. Quão conveniente é o desapego dos bens terrenos.
SANTOS DO DIA

Esta foi a profecia de Isaías referindo-se ao Precursor: «Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus». (Is 40: 3). Esta voz foi a do Precursor São João Batista, nascido de forma miraculosa; seu pai, Zacarias, era um sacerdote, e quando estava incensando o altar no templo, viu um Anjo do Senhor que lhe anunciou a chegada de um filho que deveria se chamar João. A alegria transbordou o coração de Zacarias, mas duvidou por um instante de que isso pudesse ser possível, pois sua mulher estava em idade já muito avançada. Então a Anjo lhe disse que, por ter duvidado, permaneceria privado da fala e audição até que a palavra de Deus fosse cumprida. E, de fato, Isabel, completando-se os nove meses, deu à luz um filho. Oito dias depois, quando o menino foi levado para ser circuncidado, parentes quiseram impor o nome de seu pai, Zacarias, ao menino. Foi quando Zacarias, percebendo este movimento, escreveu num quadro o nome João, e imediatamente voltou a falar e a ouvir, e a alegria novamente tomou conta de todos.