Liturgia – 3a-FEIRA DA 2a. SEMANA DA QUARESMA

Liturgia – 3a-FEIRA DA 2a. SEMANA DA QUARESMA

Cor litúrgica: roxo
Ofício do dia de semana do Tempo Quaresmal
Liturgia das Horas: 37-1121-150
Oração das Horas: 273-879-315

Leituras: Is 1,10.16-20 – Sl 49(50) – Mt 23,1-12

“Não façais o que eles fazem.”
A acusação que Jesus lança aos fariseus é a de que não procuram a vontade de Deus, mas a de si mesmos.

“Jesus Cristo, durante sua vida, jamais teve outro gosto, nem outra coisa quis senão fazer a vontade do Pai, a que chamava sua comida e manjar.”
São João da Cruz – 1S 13,4

“Só peço, pelo amor de Deus, que quem não me crê o experimente, vendo por experiência o grande bem que é recomendar-se a esse glorioso patriarca (S. José)e ter-lhe devoção.”
Santa Teresa de Jesus – V 6,8

SANTO DO DIA


São João Olgivie nasceu na Escócia em 1579, duma nobre família que aderiu à separação da Igreja da Inglaterra com a de Roma. Educado numa rígida doutrina calvinista, João, com treze anos, foi enviado para a França e Alemanha por causa dos estudos. Ao deparar-se com o testemunho de vida dos católicos, iniciou uma crise espiritual, que se findou na sua conversão ao catolicismo, o que implicava, na época, a ruptura com a família e a perda de seu sustento. Mesmo com a certeza de ser perseguido em sua pátria, João abraçou a Igreja Católica, pois, de grande honestidade intelectual, decidiu-se radicalmente por reconhecer que caminhava para a verdade, vontade e convite de Deus. Mais tarde, entrou na Companhia de Jesus, onde chamava a atenção pela sua serenidade e alegria de viver. Chegou ao Sacerdócio, o qual pôde também exercer na Escócia, de modo clandestino devido à perseguição, mas de forma corajosa e santa, até ser preso por professar sua fé ao Cristo, a verdade e amor ao Papa; por isso foi humilhado, condenado e martirizado em 1615.

Post a Comment