
Liturgia – 31 de outubro – NOSSA SENHORA NO SÁBADO

NOSSA SENHORA NO SÁBADO
Cor litúrgica: Branco
Ofício da memória de Nossa Senhora
Laudes: Liturgia das Horas: 1531-834 – Oração das Horas: 1462-932
I Vésperas: Liturgia das Horas: 1410 – Oração das Horas: 1420
Leituras: Rm 11,1-2a.11-12.25-29 – Sl 93(94) – Lc 14,1.7-11
“Quando deres uma ceia, não convides teus amigos, nem vizinhos, nem os parentes, mas os pobres, os aleijados, os coxos.”
Jesus nos orienta a ir ao encontro dos reais valores, nos ensina a ser audaciosos.
“O caminho da perfeição consiste na abnegação da própria vontade e gosto por amor de Deus.”
São João da Cruz – 1N 7,3
“Como são poderosas as palavras de Deus! Não só as compreende o intelecto como se vê o iluminado por elas para entender a verdade dispondo a vontade para querer realizá-las! Assim sucedeu comigo: não apenas me agradou admiti-lo como tive a impressão de ser minha culpa tantas delongas e o ter ficado presa a razões humanas embora tivesse visto quão além da razão está o que Sua Majestade tem feito por essa Sagrada Ordem.”
Santa Teresa de Jesus – F 28,16
Cartas de Santa Teresa de Jesus em 31
1570 – C 29 – À D. Catalina Hurtado, em Toledo – Agradece a manteiga, marmelos e outros presentes enviados ao Convento.
1575 – C 91 – A D. Inês Nieto, em Madrid – Recomenda seu sobrinho Gonzalo de Ovalle para o lugar de pajem ao Duque de Alba.
1576 – C 131 – Ao Pe. Jerônimo, em Sevilla – Anuncia que está acabando o Livro das Fundações, e é leitura saborosa. Obediência humilde: Zelo do bem velho Frei António. Desgostos por causa das exigências de alguns que lhe apresentavam jovens sem qualidade para Descalças.
1576 – C 132 – À Madre Maria de S. José, Priora de Sevilla. Extravio de cartas dirigidas ao Pe. Gracián. Apareceram o Agnus Dei e os anéis de Teresita. Saúde de Brianda de S. José. O uso da salsaparrilha.
SANTO DO DIA
Santo Afonso Rodriguez
Presbítero
O humílimo Afonso Rodriguez ancorou na vida religiosa após uma infeliz experiência matrimonial. Educado no colégio jesuíta de Alcalá, teve de abandonar os estudos para tomar o lugar do pai no comércio de tecidos, casando-se aos 27 anos de idade. Tendo perdido a esposa e os filhos, angustiado procurou continuar a sua vida como comerciante até se descuidar, caindo em dívidas e a cada dia mais perdendo o gosto pelas coisas materiais. Sentindo-se chamado para a vida religiosa, ingressou na Companhia de Jesus como simples irmão coadjutor. Durante quase quarenta anos foi religioso exemplar, exercendo o humilde mister de porteiro. Foi o Jesuíta e confessor, que preparou São Pedro Claver, que seria o apóstolo dos escravos negros. Santo Afonso Rodriguez era de fato um grande mestre na oração. Dotado de dons sobrenaturais e carismas, desenvolveu grande apostolado, chegando a possuir numeroso grupo de discípulos, entre os quais São Pedro Claver. Deixou escritos que revelam uma sabedoria nada livresca, muito verdadeira e profunda. Foi canonizado pelo Papa Leão XIII.