Liturgia – 30 de setembro – SÃO JERÔNIMO, PRESBÍTERO E DOUTOR

Liturgia – 30 de setembro – SÃO JERÔNIMO, PRESBÍTERO E DOUTOR

SÃO JERÔNIMO, Presbítero e Doutor

Cor litúrgica: Branco

Ofício da memória
Laudes: Liturgia das Horas: 1330-772
Oração das Horas: 1385-891

Leituras: Ne 2,1-8 – Sl 136(137) – Lc 9,57-62
“Senhor, seguir-te-ei para onde quer que vás.”
Os discípulos não compreenderam que a atitude de Jesus é sempre de misericórdia e não de destruição.

São Jerônimo nasceu na Dalmácia, no século IV, e foi batizado em Roma. Preocupado com o problema da perfeição cristã, freqüentou os primeiros monges de Treves, voltou a Itália e partiu depois para o Oriente, onde viveu como eremita no deserto da Síria, onde se entregou a rudes mortificações e à lição dos livros sagrados. Ordenado presbítero em Antioquia, iniciou-se em Constantinopla nos estudos das obras escrituras de Orígenes, e regressou a Roma. Secretário ao mesmo tempo de São Dâmaso e diretor espiritual de grande nomeada, determinou retirar-se definitivamente para a Palestina. Fundou dois mosteiros em Belém, coadjuvado por Santa Paula e pela filha desta, Santa Estóquia, que assumiram sucessivamente o governo do mosteiro das mulheres, enquanto ele dirigiu o dos homens. Morreu nonagenário em 419 ou 420. Os seus restos mortais descansam em Roma na basílica de Santa Maria Maior. São Jerônimo traduziu a bíblia e fixou em grande parte a do texto latino da Vulgata, que a Santa Igreja adotou como versão oficial. A sua grande sabedoria, os seus grandes comentários sob à Sagrada Escritura e o vigor com que combateu as heresias de seu tempo mereceram o título de Doutor.

“O divino Mestre acrescenta: estreito é o caminho que conduz à vida, ou seja, o caminho da perfeição; para nos ensinar não ser suficiente a alma entrar pela porta apertada, abandonando todo o sensível, mas que também se há de reduzir e desembaraçar, desapropriando-se puramente em tudo o que é espiritual.”
São João da Cruz – 2S 4,5

“Quão rico ficará quem deixou todas as riquezas por Cristo. Que honrado será quem não quis honra por amor a Ele, mas se comprazia em ver-se muito abatido! Quão sábio quem folgou por ver que o tinham por louco, pois o levaram à própria sabedoria!”
Santa Teresa de Jesus – V 27,14

Post a Comment