Liturgia – 29 de setembro – Ss. MIGUEL, GABRIEL e RAFAEL, Arcanjos

Liturgia – 29 de setembro – Ss. MIGUEL, GABRIEL e RAFAEL, Arcanjos

Ss. MIGUEL, GABRIEL e RAFAEL, ARCANJOS

Cor litúrgica: Branco

Ofício festivo próprio
Liturgia das Horas: 1320-763
Oração das Horas: 1377-877

Leituras próprias: Dn 7,9-10 – Sl 137(138) – Jo 1,47-51
“Jesus vê Natanael e diz, eis um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade.”
A porta de sua casa, à sombra da figueira, Natanael lia as Escrituras. Era freqüente o estudo e o ensinamento da lei na tranqüilidade da sombra de uma figueira, protegido do calor e das distrações.

Antes de iniciar a leitura a respeito dos Santos de hoje é importante observarmos algumas considerações e definições.
Anjos – São seres espirituais que servem de mensageiros divinos. São representados na arte como sendo figuras humanas aladas, tanto em pinturas quanto em esculturas. Também chamamos as pessoas de índole muito bondosa de anjo.
Arcanjos – São Anjos de uma ordem superior. A palavra Arcanjo significa literalmente “anjo principal”. O prefixo “arc” significa principal ou mais importante. De acordo com a tradição do Catolicismo, existem três arcanjos: Miguel, chefe da milícia celeste, Gabriel, mensageiro celeste e Rafael protetor dos viajantes, e é sobre eles que iremos falar agora. A Igreja unificou a celebração destes três arcanjos, que são os mais famosos da história do catolicismo – Miguel, Gabriel e Rafael. Eles representam a alta hierarquia dos anjos-chefes, “mensageiros dos decretos divinos” aqui na terra.
O nome Miguel significa “ninguém é como Deus”, ou “semelhança de Deus”, é o príncipe guardião e guerreiro, defensor do trono celeste e do Povo de Deus. Chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis a Deus, é o arcanjo da justiça e do arrependimento. O seu culto é um dos mais antigos da Igreja.
Gabriel significa “Deus é meu protetor” ou “homem de Deus”. É o arcanjo anunciador das revelações de Deus. Padroeiro da diplomacia, dos trabalhadores dos correios e dos operadores dos telefones, é associado geralmente a figura de uma trombeta, indicando que é aquele que transmite a Voz de Deus, o portador das notícias. Teve, das missões, a mais importante: o anúncio da encarnação do Filho de Deus. Motivo que o fez ser venerado, até mesmo no islamismo.
Rafael, significa “Deus te cura” ou “cura de Deus”, teve a função de acompanhar o jovem Tobias, personagem central do livro Tobit, no Antigo Testamento, em sua viagem, como seu segurança e guia. Foi o único que habitou entre nós. É o guardião da saúde e da cura física e espiritual, é considerado, também, o chefe da ordem das virtudes. É o padroeiro dos cegos, médicos, sacerdotes e, também, dos viajantes, soldados e escoteiros.

“As pessoas espirituais poderá e costumam ter representações de objetos sobrenaturalmente percebidos pelos sentidos: por exemplo, os olhos divisam formas e personagens do outro mundo, tal ou tal santo, bons ou maus anjos, luzes e esplendores extraordinários.”
São João da Cruz – 2S 11,1

“Ó segredos de Deus! Eu não me cansaria de explicá-los a vós se acreditasse poder acertar de alguma maneira. Assim, direi mil disparates e, se alguma vez acertar, louvemos muito ao Senhor.”
Santa Teresa de Jesus – 5 M 1,4

Post a Comment