
Liturgia – 20 de setembro – 25o.DOMINGO DO TEMPO COMUM

Cor litúrgica: Verde
Ofício dominical comum
I Semana do Saltério
Oração das Horas: 763-715
Leituras: Sb 2,12.17-20 – Sl 53(54) – Tg 3,16-4,3 – Mc 9,30-37
“Todo o que recebe um destes meninos em meu nome, a mim é que recebe.”
É grande somente aquele que, em atitude de serviço, interessa-se pelo próximo de maneira afetiva e efetiva..

Ss. André Kim Taegon, Presbítero, Paulo Chong Hasang
e Companheiros, Mártires – (memória omitida hoje)
No início do século XVII, por iniciativa de alguns leigos, entrou pela primeira vez a fé cristã na Coreia. Assim se formou uma comunidade forte e fervorosa, sem pastores, quase só conduzida por leigos, até ao ano 1836, durante o qual chegaram os primeiros missionários, vindos de França, que entraram furtivamente na região. Nas perseguições dos anos 1839, 1846 e 1866, surgiram desta comunidade 103 santos mártires, entre os quais se distinguem o primeiro presbítero e ardente pastor de almas André Kim Taegon e o insigne apóstolo leigo Paulo Chong Hasang. Os outros são quase todos leigos, homens e mulheres, casados ou não, anciãos, jovens e crianças, que, suportando o martírio, consagraram com o seu glorioso sangue os florescentes primórdios da Igreja coreana.
“Esta noite escura é um influxo de Deus na alma, que a purifica de suas ignorâncias e imperfeições habituais, tanto naturais como espirituais.”
São João da Cruz
Cartas de Santa Teresa de Jesus em 20
1576 – C. 118 – Ao Pe. Jerônimo Gracián, em Sevilha – Excelentes qualidades de D. Juana Dantisco e amizade que contraiu com a Santa. Entrada no Carmelo de algumas filhas de D. Juana Pleito de amor entre D. Juana 2 a “pobre Lorencia.” O capítulo de Aldomovar e os assuntos dos Descalços. A Priora de Malagón e sua sucessora, Isabela Gracián, linda e gordinha.
1576 – C. 119 – À Madre Maria de S. José, Priora de Sevilla – Quatro reais para um boticário. Recomenda com encarecimento à priora que trate bem do Pe. Gracián.