Liturgia – 19 de agosto – SÃO JOÃO EUDES, Presbítero

Liturgia – 19 de agosto – SÃO JOÃO EUDES, Presbítero

SÃO JOÃO EUDES,
Presbítero e Fundador

Cor litúrgica: Branco

Ofício da memória
Liturgia das Horas: 1207-1047
Oração das Horas: 1335-1071

Leituras: Jz 9,6-15 – Sl 20(21) – MT 20, 1-16a
“Ide, também vós, para a vinha.”
Ninguém pode servir-se da ajuda ao necessitado para acumular méritos, seria um egoísmo imperdoável.

São João Eudes, nasceu em Ri, perto de Argentan, na França, no ano de 1601. Ingressou na Congregação do Oratório, fundada por Bérulle, e ordenado sacerdote, dedicou-se à pregação entre o povo. Dois anos se passaram, estourando a epidemia da peste na Normandia e João foi para lá prestar assistência aos doentes. Nunca temeu ser contaminado. Quando o mal parecia debelado, João contraiu-o, mas superou a crise. Restabelecendo-se, retomou suas missões entre o povo. Era um grande pregador, eficaz e seguido.O Século XVII foi marcado pelo jansenismo, quietismo, filosofismo; é o século da desconfiança, do esquecimento e do desprezo no que se refere à espiritualidade cristã, mas também é o século de grande renovação da piedade e da devoção realizada por homens como Bérulle, Condren, Olier, Vicente de Paulo, Grignon de Montfort e João Eudes.No ano de 1643, João Eudes fundou a Congregação de Jesus e Maria, cuja finalidade principal era a preparação espiritual dos candidatos ao sacerdócio e a pregação das missões ao povo. Paralelamente a esta, surgiu a congregação feminina chamada Refúgio de Nossa Senhora da Caridade, da qual no século XIX derivou a Congregação do Bom Pastor.São Pio X definiu São João Eudes pai, doutor e apóstolo da devoção aos sacratíssimos corações de Jesus e de Maria. A influência deste santo foi grande não só em seu país, renovando a velha Normandia, pobre de vida cristã, como também em todo o mundo cristão.São João Eudes morreu em Caen no dia 19 de agosto do ano 1680, com setenta e nove anos de idade. Foi canonizado no ano de 1925.
ORAR COM JOÃO EUDES

Na Escola Francesa de espiritualidade, que enfatiza o mistério da Encarnação do Senhor, são João Eudes, no século XVll, convidava todos os cristãos, que tinham esquecido os compromissos adquiridos por seu batismo, a reencontrar a riqueza deste compromisso batismal. Nas missões que pregava, nos seminários e nas casas de Nossa Senhora da Caridade, ele oferece meios bem concretos para viver a cada dia como um verdadeiro batizado e assim “fazer viver e reinar Jesus” em cada cristão que para ele é “outro Jesus Cristo na terra”.

Um caminho de oração

São João Eudes legou-nos sua maneira de orar em quatro movimentos:
ADORAR: contemplar, maravilhar-se, admirar.
DAR GRAÇAS: reconhecer os dons do Senhor, dizer obrigado…
VIVER O PERDÃO: tomar consciência da distância que existe entre minha própria vida e as maravilhas do Amor de Deus.
DAR-SE A JESUS: dar-se para ser testemunha, dar-se para a Missão…
Estes quatro movimentos são quatro atitudes interiores que temos de desenvolver e que supõem tomar tempo para acolher-se, acolher o Outro, Deus, e receber-se da parte de Deus.
Adoremos a Deus no imenso Amor que ele tem para com todas as suas criaturas e para com cada um de nós em particular. Bendigamo-lo, amemo-lo.

Agradeçamos-lhe pelos benefícios inúmeros do seu Amor.

Peçamos-lhe perdão por todas as nossas ingratidões para com ele e por nossas faltas de caridade para com o próximo.

Demo-nos ao Amor de Deus, para que ele quebre todas as nossas resistências e reine perfeitamente em nós.

“É necessário renunciar a qualquer apetite ou gosto que não seja puramente para honra e glória de Deus, e ficar sem nada por amor dele que nesta vida não teve e nem quis ter mais do que fazer a vontade de seu Pai, à qual chamava sua comida e manjar.”-
São João da Cruz – D 158

Carta de Santa Teresa de Jesus em 19

1578 – C 251 – Ao Padre Jerônimo Gracián, em Madrid – Temores da Santa até que Gracián fale ao Sr. Núncio. Morte do Rei de Portugal D. Sebastião. Antes de tudo, a Província separada de Descalços. Ninguém procura a liberdade daquele Santo Frei João. Uma carta ao geral do Carmo. Deseja a Santa que termine de uma vez a visita do Padre Gracián.

Post a Comment