
Liturgia – 18 de setembro – 6a-FEIRA DA 24a. SEMANA DO TEMPO COMUM
0 comments

6ª-FEIRA DA 24ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Cor litúrgica: Verde
Cor litúrgica: Verde
Ofício do dia de semana
Liturgia das Horas: 1085
Oração das Horas: 1096
Leituras: 1Tm 6,2c-12 – Sl 48(49) – Lc 8,1-3
“Aqueles que acompanham Jesus.”
Na sociedade de sua época, a mulher ocupava um papel social e religioso marginalizado, de submissão em relação ao homem.
“Aqueles que têm capacidade e mais força para sofrer são purificados com mais intensidade e presteza.”
S. João da Cruz – 1N 14,5
ABRAÇADAS À CRUZ
Vamos para o Céu tão belo
Monjas do Carmelo
Abracemos bem a Cruz
E sigamos a Jesus,
Que é nosso caminho e luz,
Fartura do nosso anelo,
Monjas do Carmelo.
Santa Teresa de Jesus – P XX
Carta de Santa Teresa de Jesus em 18
1577 – C. 203 – A Sua Majestade Felipe II, em Madrid – Defende o Pe. Gracián por ocasião de certos memoriais que contra ele haviam apresentado a sua Majestade. “É homem enviado por Deus e sua bendita Mãe.”
SANTO DO DIA
S. José de Cupertino
Presbítero
São José de Cupertino nasceu em Cupertino, na Púglia, no ano de 1603. Paupérrimo, viveu os primeiros meses de vida num estábulo, porque o pai, endividado, teve de vender tudo.A vida deste santo tem aspectos desconcertantes. Aos 17 anos queria ser frade, mas os frades menores não o aceitaram porque era muito ignorante, e os capuchinhos que o haviam acolhido como irmão leigo, pouco depois impuseram-lhe que depusesse o hábito por causa da sua grande confusão mental. Em lugar algum o queriam de volta, nem a sua própria mãe.Finalmente, os frades menores de Grotella abriram-lhe as portas do convento, confiando-lhe os mais humildes serviços, como cuidar de uma mula. José auto-definiu-se: “irmão burro”, e não obstante isso queria estudar para padre. Nos exames foi sorteada a única questão que ele sabia: comentar o Evangelho. Desde aquele momento começaram a aparecer na vida desse frade esquisito os sinais da predileção divina e fenômenos que atestam a santidade interior.