Liturgia – 13 de Março – 6a-FEIRA DA 2a. SEMANA DA QUARESMA

Liturgia – 13 de Março – 6a-FEIRA DA 2a. SEMANA DA QUARESMA

Cor litúrgica: roxo
Ofício do dia de semana do Tempo Quaresmal
Liturgia das Horas: 37-1170-173
Oração das Horas: 273-919-324
Leituras: Gn 37,3-4.12-13a. 17b-28 – Sl 104(105) – Mt 21,33-43.45-46
“Os vinhateiros, agarraram os servos, espancaram um, mataram outro e apedrejaram o terceiro.”
Deus é o proprietário, a vinha é Israel, os servos são os profetas, os administradores são os judeus infiéis, os outros vinhateiros são os pagãos e os pecadores, e o filho é Jesus.
“Estas falsidades e enganos chegam a multiplicar-se tanto em algumas destas almas, e elas tanto se endurecem com o tempo em tais coisas, que se torna muito duvidosa a sua volta ao caminho puro da virtude e verdadeiro espírito.”
São João da Cruz – 2N 2,3

“Certo dia, depois da comunhão, Sua Majestade me ordenou expressamente que me dedicasse a esse empreendimento com todas as minhas forças, prometendo-me que o mosteiro não deixaria de ser feito e dizendo que ali seria muito bem servido. Disse-me que deveria ser dedicado a São José; esse Santo glorioso nos guardaria uma porta e Nossa Senhora, a outra; Cristo andaria ao nosso lado, e a casa seria uma estrela da qual sairia um grande resplendor.
Santa Teresa de Jesus – V 32. 11

SANTO DO DIA


São Rodrigo e S. Salomão

Estes dois santos, juntamente com Santo Eulógio, são os mais conhecidos entre os mártires de Córdoba.Apesar de Córtoba ter sofrido por altura da invasão dos muçulmanos, os cristãos não foram tão perseguidos pela sua fé como o seriam anos mais tarde, quando a paz já reinava no local.Em meados do séc. IX, os governantes passaram a exigir dos cristãos que jamais pronunciassem a sua fé em público e que se mantivessem apenas dentro de casa quando desejassem praticar os seus deveres cristãos.Rodrigo, Salomão e Eulógio foram os protagonistas de uma história comovente, que aconteceu no ano de 857. Os três eram amigos e Rodrigo tinha dois irmãos, um cristão e outro muçulmano.Certa vez, quando os seus irmãos estavam brigando, cada qual defendendo a sua própria fé, Rodrigo interveio e, colocando-se no meio dos dois para impedir a briga, levou um golpe que o fez desmaiar.O irmão muçulmano, vendo que Rodrigo desfalecera, carregou-o nos braços por toda a cidade de Córdoba dizendo que ele acabara de abraçar a fé islâmica. Ao despertar, Rodrigo negou qualquer conversão e os muçulmanos passaram a tê-lo como traidor.Foi preso juntamente com os seus amigos e os três foram condenados à morte juntos.

Post a Comment