
Liturgia – 05 de setembro – NOSSA SENHORA NO SÁBADO

NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO
Cor litúrgica: Branco
Ofício da memória de Nossa Senhora
Laudes: Liturgia das Horas: 1540-834
Oração das Horas: 1472-932
I Vésperas: Liturgia das Horas: 844-186
Oração das Horas: 940-711
Leituras: Cl 1,21-23 – Sl 53(54) – Lc 6,1-5
“O Filho do Homem é senhor também do sábado.”
A cura do homem da mão atrofiada ilustra bem a concepção diferente que Jesus tem do sábado, é um dia para fazer o bem, é o dia da misericórdia de Deus.
“Toda sabedoria do mundo, toda a habilidade humana, comparada à sabedoria infinita de Deus são pura e suprema ignorância.” São João da Cruz
Cartas de Santa Teresa de Jesus em 051576 – C 111 – Ao Pe. Jerónimo Gracián – Escolhe por confessor o Doutor Velásquez. Consulta o Pe. Salazar. Ninguém como Paulo para confessor.1576 – C 112 – Ao Pe. Jerónimo Gracián – O Pe. Tostado em Portugal. Necessidade de clareza nos negócios dos Descalços em Roma. Instrução acerca das cartas endereçadas a Madrid.1581 – C 385 – À Madre Maria de S. José, Priora de Sevilla – Em boas condições ficou a fundação de Soria. Em Villacastin é visitada pelo Pe. Acácio Garcia. Ida do Pe. Doria a Roma. Os ducados para a capela de D. Lorenzo Cepeda. 1582 – C 445 – A D. Pedro Sánchez, em Alba de Tormes – Agradece-lhe pelas boas informações que de sua caridade dão às religiosas de Alba. Promete ir vê-lo. Dentro em pouco, naquela vila. Lembranças a D. Teresa Laiz.
NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO E CORREIA
As pessoas nos perguntam: Por que invocamos Maria como Nossa Senhora da Consolação e Correia? Você nunca se perguntou? Com certeza, muitas vezes você já se fez esta mesma pergunta. Vamos procurar lhe responder brevemente e com clareza. A devoção à Virgem Maria sob a invocação de Nossa Senhora da Consolação e Correia é divulgada pelos religiosos da Ordem Agostiniana. Os fiéis das comunidades, paróquias, obras, projetos e serviços, coordenados pelos padres agostinianos, cultivam intensamente esta devoção em todos os quatro cantos do mundo.
A invocação “Nossa Senhora da Consolação” está intimamente ligada à vida de Santo Agostinho. Segundo a tradição, Santa Mônica, angustiada pela morte de seu esposo e pelas lutas de seu filho Agostinho, procurou consolação em Nossa Senhora. Após muitas lágrimas, teve a alegria de ver seu filho no caminho da verdade e tomou como protetora a Consoladora dos Aflitos. Os padres agostinianos, herdeiros do espírito de Santo Agostinho, adotaram a devoção a Nossa Senhora da Consolação.
O significado do título “e Correia” é também muito importante: “cingir a correia” significa tomar a decisão de trabalhar pelo Reino de Deus. A Correia nos lembra que temos que estar prontos para tudo, “cingir as vestes”, “arregaçar as mangas” e agir com muita disposição, com coerência, sem ficar reclamando e reclamando, de forma estéril, inútil e sem graça…
Existem várias tradições sobre a origem da devoção à Sagrada Correia. Uma delas está relacionada com o momento em que Nossa Senhora, após concluir a sua vida na terra, foi levada para junto do seu Filho. O apóstolo Tomé, inconsolável, foi até o sepulcro de Maria, onde não mais se encontrava o corpo de Nossa Senhora, mas apenas suas vestes e a correia por Ela usada. Tomé passou a cingir essa correia como lembrança da Santa Virgem e em sua devoção.
Uma outra tradição sobre a devoção à Sagrada Correia nos ensina que Nossa Senhora apareceu a Santa Mônica, vestida com a correia na cintura e lhe entregou a seguinte mensagem: “Recebe esta Correia Sagrada que cingiu este corpo que deu à luz o Salvador”. Santa Mônica passou a usar essa Santa Correia e ensinou essa lição a seu filho Agostinho. Os padres agostinianos receberam esse importante legado e essa gloriosa missão. Nós, comunidade Santo Agostinho, queremos “cingir a Sagrada Correia”, “arregaçar as mangas” e cultivar em nossos corações a paixão incansável de Agostinho na busca da verdade, a amizade sincera e a dedicação total ao serviço da evangelização. Queremos ser uma comunidade de irmãos: a comunidade Santo Agostinho. A invocação Nossa Senhora da Consolação foi aprovada pelo Papa Gregório XIII, em 1577. E sua festa é celebrada no primeiro domingo após o dia de Santo Agostinho (28 e agosto). Dessa forma, a festa é móvel.
Oração a Nossa Senhora da Consolação e Correia
Lembrai-vos, ó Virgem Maria, Mãe da Consolação,Do poder que vos deu o vosso Filho Jesus Cristo.Cheios de confiança na vossa intercessão, vimos implorar o vosso auxílio e proteção.Não nos desampareis em nossas angústias e preocupações.Vinde consolar-nos em nossas aflições. Vós que sois nossa Mãe, volvei para nós s vossos olhos misericordiosos e alcançai-nos as graças que vos imploramos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.Mãe da Consolação, sede nossa salvação.Mãe da Consolação, sede nossa intercessora.Mãe da Consolação, sede nossa consolação.