Liturgia – 04 de Março – 4a-FEIRA DA 1a. SEMANA DA QUARESMA

Liturgia – 04 de Março – 4a-FEIRA DA 1a. SEMANA DA QUARESMA

Cor litúrgica : roxo

Ofício do dia de semana do Tempo Quaresmal
Liturgia das horas: 37-1028-101
Oração das Horas: 273-802-296

Leituras: Jn 3,1-10 – Sl 50(51) – Lc 11,19-32
“Nenhum sinal será dado a esta geração, a não ser o sinal de Jonas.”

Jesus é o sinal que é ao mesmo tempo um apelo à conversão, muito mais urgente do que o apelo que o profeta Jonas dirigiu aos habitantes de Nínive, que eram pagãos.

“Deus pode ter falado da verdadeira liberdade e vitória que é a salvação, na qual de muito melhor modo está a alma livre e vitoriosa de todos os inimigos, do que fosse libertada de todas aqui na terra.”
São João da Cruz – 2S 19,12

Carta de Santa Teresa de Jesus no dia 04

1581 – C.362 – À D. Ana Enriquez, em Valladolid – Participa-lhe a próxima e definitiva conclusão dos negócios da reforma, com a ereção da Província. Agradece uma imagem oferecida por D. Ana à fundação de Palencia. O Padre Báñez catedrático de Prima em Salamanca. Próxima viagem da Santa.

SANTO DO DIA

São Casimiro nasceu em Cracóvia, em 1458, e pertencia à dinastia dos Jagellone, de origem lituana. Seus pais a rainha Isabel de Asburgo e Casimiro IV, rei da Polônia, tiveram treze filhos, dos quais doze foram reis.
Casimiro foi um servidor diligente de seu Estado, mas não se deixou levar pela ambição do poder. Era um jovem muito admirado por seus dotes físicos, porém tinha o ideal ascético da pureza. Era devoto de Nossa Senhora e a ela consagrou-se. Estava sempre atento em divulgar as virtudes de Maria e a festejar solenemente as festas marianas.
Casimiro morreu aos 25 anos, de tuberculose, no dia 04 de março de 1484, e todo o povo polonês já o venerava como santo. Em 1521 foi canonizado e declarado padroeiro da Polônia e da Lituânia pelo Papa Leão X.

Post a Comment