Liturgia – 02 de dezembro – 4a-FEIRA DA 1a. SEMANA DO ADVENTO

Liturgia – 02 de dezembro – 4a-FEIRA DA 1a. SEMANA DO ADVENTO

4ª-FEIRA DA 1ª SEMANA DO ADVENTO

Cor litúrgica: Roxo

Ofício do dia de semana do Tempo do Advento
Liturgia das Horas: 105-671-139
Oração das Horas: 74-802-85

Leituras: Is 25,6-10a – Sl 22(23) – MT 15,29-37
“Todos comeram e ficaram saciados.”
O hino de ação de graças é dirigido ao Pai, que é obra do Espírito Santo presente em Jesus e tem como motivo a manifestação do mistério do Reino aos pobres e humildes.

“Comunica-se Deus à alma com tantas veras de amor, nesta íntima união, que não há afeto de mãe acariciando seu filhinho com toda a ternura, nem amor de irmão, nem amizade de amigo, que se lhe possa comparar.”

São João da Cruz – C 27,1

“Que fazeis Vós, Senhor meu, que não seja para maior bem da alma que já sabeis ser Vossa e que se põe em Vosso poder para seguir-Vos por onde fordes, até a morte de cruz, determinada a ajudar-Vos a carregá-la e a não Vos deixar sozinho com ela?”
Santa Teresa de Jesus – V 11,12

Cartas de Santa Teresa de Jesus em 02

1572 – C 46 – À D. Inés Nieto – Consola em seus trabalhos a essa senhora. Sentimento póla morte da marquesa de Velada.

1577 – C. 210 – À D. Maria Enríquez, Duquesa de Alba – Felicitações pelos desponsórios de D. Fadrique com D. Maria de Toledo. Agradece-lhe ter patrocinado o Pe. Fernández, para o despacho favorável dos negócios da Descalcez.

SANTA DO DIA


Santa Bibiana
Mártir

Nasceu no século quarto em Roma, num família cristã. Seus pais, Flávio e Dafrosa foram martirizados durante a perseguição do imperador Juliano.
Bibiana e sua irmã Demétria, foram entregues a uma mulher chamada Rufina, que tentou forçá-las à prostituição. Como Bibiana não cedeu, foi chicoteada até a morte. Seu corpo foi jogado aos cães, mas nenhum a teria tocado.
Posteriormente, em sua tumba flores e ervas diversas nasceram. Essas ervas, flores e folhas, curavam diversas doenças, inclusive epilepsia. Sua tumba logo se tornou um local de peregrinação, atraindo fiéis de todos os cantos. Há relatos de muitos milagres realizados pela intercessão de Santa Bibiana. E após alguns anos, uma igreja foi construída no local de sua tumba. É considerada a protetora dos epiléticos e dos doentes de diversas patologias mentais e neurológicas. Sua festa é celebrada no dia 2 de dezembro.

Post a Comment