Homenagem Frei Deneval, ocd
0 comments
“Não morro, entro na vida” Sta Teresinha
Após 120 anos que Sta Teresinha partiu para eternidade, na mesma data e quase na mesma hora, nosso irmão e querido amigo Frei Deneval Januário, filho desta diocese de Caratinga, partiu para a casa do Pai.
Frei Deneval Januário, Carmelita Descalço, homem de poucas palavras, de uma atenção incrível às pessoas marcou nossa Ordem, nossa vida e de muitos com sua experiência mística e simples de manter a fé.
Muito profundo em suas homilias, retiros e oficinas de oração, deixando sempre um tempo de silêncio entre esta e aquela atividade, celebração, afim de que os participantes pudessem experimentar a intimidade com Deus.
Viveu com intensidade seu Sim buscando sempre atender com disponibilidade as monjas, a OCDS, as comunidades que precisavam dele sejam nesta ou naquela missão. Amava ensinar a leitura orante da Palavra.
Orientou diversos retiros para as crianças da catequese em preparação a Eucaristia e nos mesmos oferecia a 1ª eucaristia para elas, sem fotos, roupas bonitas ou qualquer coisa que pudesse tirar o olhar no Cristo Eucarístico. Mas, com total clareza, dava direito as crianças de experimentar o Amado no silêncio da oração.
Foi formador, superior conventual, Provincial e em todo tempo empenhado em formar e dar o melhor de si.
Ressaltava com firmeza que a Palavra de Deus era certeza ao dizer que quem deixa tudo por causa do reino, não lhe falta nada e assim repetia que nunca nada lhe faltou.
Também que a vida espiritual é cheia de sinais que nos apontam o verdadeiro caminho, assim como as placas de uma estrada.
Suportou com mansidão e serenidade o sofrimento pela doença, optando pela vida e trabalho enquanto pôde.
Agora entra de fato na vida e experimenta ver sem véus Aquele que serviu na terra de forma tão competente.
Nosso coração despede fisicamente de ti e para sempre unidos na força da oração e amizade.
Até logo amigo irmão Frei Deneval.
Ana Maria Eymard Pereira Scarabelli Carmelita secular