Evangelho orado – São Rafael Kalinowski – Presbítero – Memória na OCD

Evangelho orado – São Rafael Kalinowski – Presbítero – Memória na OCD

19 de Novembro de 2022
Sábado da XXXIII Semana do Tempo Comum
São Rafael Kalinowski – Presbítero -Memória na OCD
Texto Orante: Centro de Iniciativas de Pastoral de Espiritualidade
CIPE

Motivação

Hoje celebramos a festa deste carmelita polaco. Foi um homem de Deus, aberto e cordial. Orante, contemplativo, devoto da Virgem Maria e de São José. Apóstolo da união de todos os cristãos na única Igreja de Cristo e precursor do apostolado dos leigos. Acreditava com a vida e ensinava com a vida.
Se dedicou à formação da juventude. Buscava antes de tudo uma formação integral do ser humano, lhe movia um interesse espiritual e intelectual. Em sua vida se destaca a busca de seu próprio caminho até Deus e sua caridade com o próximo.

Evangelho de São Lucas 20, 27-40

Naquele tempo, aproximaram-se de Jesus alguns saduceus, que negam a ressurreição, e lhe perguntaram: “Mestre, Moisés deixou-nos escrito: ‘Se alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, deve casar-se com a viúva a fim de garantir a descendência para o seu irmão’. Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu sem deixar filhos.0Também o segundo e o terceiro se casaram com a viúva. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos. Por fim, morreu também a mulher. Na ressurreição, ela será esposa de quem? Todos os sete estiveram casados com ela”. Jesus respondeu aos saduceus: ‘Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se, mas os que forem julgados dignos da ressrreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; e já não
poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram. Que os mortos ressuscitam, Moisés também o indicou na passagem da sarça, quando chama o Senhor o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó. Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele”. Alguns doutores da Lei disseram a Jesus: “Mestre, tu falaste muito bem”. E ninguém mais tinha coragem de perguntar coisa alguma a Jesus.

Comentário Orante

Por mais que imaginemos a vida depois da vida, ficaremos a anos luz da verdade.
Jesus afirma que a ressurreição não é uma simples continuação da vida, mas uma vida nova e distinta, uma vida em plenitude.
Jesus o/a convida a assumir seu compromisso pela vida porque Deus é o Deus da Vida.
Ajuda-me a confiar em tua Palavra, sei que ressuscitarei, o que encontrarei do outro lado é coisa tua. Me basta saber que me encontrarei contigo. OBRIGADO/A.

Palavra dos Místicos

Dos escritos de São Rafael Kalinowski:

«A confiança na poderosa intercessão de São José, Pai e tutor de Jesus, confiança inspirada e feita vida por nossa Mãe Santa Teresa, eleva o espírito de devoção e oferece o bálsamo da confiante espera aos fiéis que estão em necessidade (C 32,2)»
«Não podemos duvidar que Deus em sua misericórdia haja destinado um dever a cada um, que deve cumprir neste mundo. Se queres ser santo, ser perfeito, seja um fiel executor de teus deveres …»

Oração

Oh Deus, que concedeste a São Rafael
espírito de fortaleza nas adversidades
e extraordinário zelo de caridade
para promover a unidade da Igreja,
Concede-nos, por sua intercessão,
ser fortes na fé
e amar-nos uns aos outros
para colaborar generosamente
na união de todos os fiéis em Cristo.
Amém.

CIPE

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica

 

 

Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Referência:
• – Imagens disponíveis na WEB

Post a Comment