21 de Junho de 2022
Quinta-feira da XIII Semana do Tempo Comum
Texto Orante: Frei Alejandro Soriano, OCD
Motivação
“Senhor, abre-me os lábios” e dá-me a certeza de que esta invocação da manhã é o espaço que vai me mover durante o dia.
Que de minha boca só saiam palavras que nasçam de ti, que foram confrontadas com tua Palavra. Que minhas palavras não pretendam grandezas, mas que reflitam tua bondade.
Hoje quero permanecer em tua presença, abrir-me ao Espírito, e deixar que seja ele que te invoque a partir do melhor que colocaste em mim.
Naquele tempo, os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?”Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não é dado. Pois à pessoa que tem será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem será tirado até o pouco que tem. É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque, olhando, eles não veem e, ouvindo, eles não escutam nem compreendem. Desse modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir sem nada entender. Havereis de olhar sem nada ver. Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos para não ver com os olhos, nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’. Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram, desejaram ouvir o que ouvis e não ouviram”.
As pessoas ficam impressionadas com a maneira que Jesus tem de ensinar. Sua proximidade nos leva a descobrir a presença de Deus no cotidiano de nossa vida, na criação que nos rodea.
A parábola nos educa a pensar e estar abertos à mensagem, a deixar-nos impactar pelas palavras de Jesus, que tocam nossos desejos mais profundos e nossas buscas de sentido da vida.
Necessitamos manter os ouvidos, os olhos, o coração, abertos a Jesus e às suas palavras para ser “felizes”.
Escreve Santo Padre João da Cruz:
“Mil graças derramando, Passou por estes soutos com presa, E, enquanto os ia olhando, Só com sua figura.
A todos revestiu de formosura.
As criaturas são como um rastro da passagem de Deus, em que se vislumbram sua magnificência, poder, sabedoria, e outras virtudes divinas.
Olhou Deus todas as coisas que havia feito, e eram muito boas. Para Deus achar as coisas muito boas, significa o mesmo que as criar muito boas no Verbo, seu Filho”.
(Cântico Espiritual, 5,3)
Senhor,
Limpa meus olhos
para poder descobrir tua presença
na oração;
é o livro onde está escrito
o amor e a beleza
que ofertou à humanidade.
Ensina-nos a viver como irmãos,
cuidando da casa comum.
Frei Alejandro Soriano, OCD
CREADORES
IXCIS
Tan pequeños y tan grandes
nos hiciste Señor,
capaces de crear vida
como rayos de sol
capaces de dar
otra oportunidad al Amor.
CRIADORES
IXCIS
Tão pequenos e tão grandes
nos fizestes Senhor,
capazes de criar vida
como raios de sol,
capazes de dar
outra oportunidade para o Amor.
Capazes de dar
outra oportunidade para o Amor.
Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica
Referência:
• – Imagens disponíveis na WEB