EVANGELHO DO DIA – 24/05/10

EVANGELHO DO DIA – 24/05/10


http://www.saosebastiaoportoalegre.org.br/evangeli/imagens/jesus_31.jpg

«Jesus olhou para ele com Amor, e disse: ‘Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um Tesouro no Céu. Depois vem e segue-me’!»


EVANGELHO (São Marcos 10, 17-27)

Naquele tempo, 17quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante Dele, e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a Vida Eterna?” 18Jesus disse: “Por que me chamas de Bom? Só Deus é Bom, e mais ninguém. 19Tu conheces os Mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!” 20Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”. 21Jesus olhou para ele com Amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um Tesouro no Céu. Depois vem e segue-me!” 22Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. 23Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!” 24Os discípulos se admiravam com estas Palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!” 26Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?” 27Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”.
Palavra da Salvação.
Glória a Vós, Senhor.

MEDITANDO O EVANGELHO DO DIA
“Certo jovem que pode dar o testemunho de ter observado os Mandamentos e, por conseguinte, de ter praticado a Sabedoria, vivendo a Palavra de Deus ‘desde pequeno’, apresenta-se ao Mestre desejoso de fazer ainda mais. ‘Jesus fixou nele o olhar, amou-o e lhe disse: Vai, vende o que tens e dá-o aos pobres, e terás um Tesouro no Céu, depois vem e segue-me’. Propõe-lhe Jesus a máxima Sabedoria: renunciar a todos os bens terrenos, para seguir exclusivamente a Ele, Sabedoria Infinita. Obrigação não é, e sim, convite concreto a ‘ter por nada a riqueza’ em comparação com os Bens Eternos e o seguimento de Cristo. A Palavra do Senhor penetra o coração do jovem e o coloca em crise, mas, por desgraça, não é acolhida: ‘Pesaroso com aquela Palavra, saiu triste, porque possuía muitos bens’. Jesus também parece entristecer-se e comenta: ‘Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os que têm riquezas’! Aqui, como em outras passagens do Evangelho, aparece a riqueza como obstáculo quase insuperável para a Salvação. Não porque seja má em si, mas por ser o homem muito inclinado a apegar-se a ela até a ponto de preferí-la a Deus. ‘Mais fácil é passar um camelo pelo fundo de uma agulha – acrescenta Jesus – do que um rico entrar no Reino de Deus’. Os discípulos ficam ‘ assombrados’: a frase do Mestre parece exagerada; no entanto, Ele não a retira! Procura, contudo, infundir confiança: se para todo homem, não só para os ricos, é difícil salvar-se, ‘a Deus todas as coisas são possíveis’. Deus não nega esta Graça a quem a pede com humilde confiança e recorre ao Auxílio Divino, para vencer os obstáculos que lhe impedem o passo. Ditosos os Apóstolos, pois, embora tendo pouco, não vacilaram em deixar tudo: casa, redes ou terras, pai e mãe, irmãos e irmãs, por Cristo e pelo Evangelho.”

(Frei Gabriel de Santa Maria Madalena-OCD)

Post a Comment