EVANGELHO DO DIA – 20/05/10

EVANGELHO DO DIA – 20/05/10


http://louvorpinguepongue.files.wordpress.com/2009/06/jesus_luz.jpg


«
Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao Céu e rezou, dizendo: Pai Santo, eu não Te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em Mim pela sua Palavra.»

EVANGELHO (São João 17, 20-26)

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao Céu e rezou, dizendo: 20“Pai Santo, eu não Te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em Mim pela sua Palavra; 21para que todos sejam um como Tu, Pai, estás em Mim e Eu em Ti, e para que eles estejam em Nós, a fim de que o mundo creia que Tu Me enviaste. 22Eu dei-lhes a Glória que Tu Me deste, para que eles sejam um, como Nós somos um: 23Eu neles e Tu em Mim, para que assim eles cheguem à Unidade Perfeita e o mundo reconheça que Tu Me enviaste e os amaste, como Me amaste a Mim. 24Pai, aqueles que Me deste, quero que estejam comigo onde Eu estiver, para que eles contemplem a minha Glória, Glória que Tu Me deste porque Me amaste antes da fundação do universo. 25Pai Justo, o mundo não Te conheceu, mas Eu Te conheci, e estes também conheceram queTu Me enviaste. 26Eu lhes fiz conhecer o Teu Nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o Amor com que Me amaste esteja neles, e Eu mesmo esteja neles”.

Palavra da Salvação.
Glória a Vós, Senhor.

MEDITANDO O EVANGELHO DO DIA
“A vida da Igreja se fundamenta no Mistério Trinitário… A união de todos os fiéis numa Igreja única foi o objeto da oração de Jeus ao Pai: ‘Eu dei-lhes a Glória que Tu Me deste, para que eles sejam um, como Nós somos um: Eu neles e Tu em Mim, para que assim eles cheguem à Unidade Perfeita e o mundo reconheça que Tu Me enviaste e os amaste, como Me amaste a Mim’. Jesus,o Unigênito do Pai, partilhou com os homens sua Glória de Filho de Deus, para serem introduzidos no misterioso movimento da Vida Trinitária, movimento de Amor e de Unidade. Quer Cristo que o Amor e a União entre os fiéis espelhem o Amor e a Unidade da beatíssima Trindade. Quer que mutuamente se amem a ponto de se tornarem ‘um como Nós’. Semelhante união entre pessoas de educação, de mentalidade, de caracteres e aspirações diversas só é possível em Deus, isto é, se cada fiel vive pessoalmente unido a Deus na Caridade. Já o dissera Jesus: ‘Como Vós, Pai, estais em Mim e Eu em Vós’. Sem este estar e viver em Deus é impossível a união com o próximo, sincera , duradoura, profunda, acima de qualquer divergência ou interesse pessoal. Só o Amor que vem de Deus e que a Deus une pode realizar este milagre. É o que pediu Cristo quando implorou ao Pai: ‘Sejam (os fiéis) Perfeitos na Unidade’, propondo como modelo a indivisa Unidade da Trindade sacrossanta. Este conceito, muito caro ao Vaticano II, é muitas vezes retomado nos documentos conciliares: ‘Supremo princípio e modelo deste Mistério (a união dos fiéis) é a Unidade na Trindade das Pessoas de um só Deus Pai e Filho no Espírito Santo’. É tão sublime o ideal, que a mente se perde; todavia, tal é a meta que havemos de tender e tal é o testemunho que é a Igreja chamada a dar ao mundo, para que ‘saiba o mundo que Me enviaste’. O exemplo da união entre os fiéis deve levar o mundo a reconhecer a Verdade do cristianismo e a reconhecer em Cristo o verdadeiro Filho de Deus. (Frei Gabriel de Santa Maria Madalena-OCD)

Post a Comment