DIA DO CRISTÃO LEIGO – CULMINÂNCIA DO ANO NACIONAL DO LAICATO
0 comments
Hoje, 25 de novembro, na Festa de Cristo Rei, celebrando o dia do Cristão Leigo, a Igreja no Brasil faz a culminância do Ano Nacional do Laicato, que iniciou em 26 de novembro de 2017. O Ano do Laicato foi realizado por decisão da Assembleia Geral da CNBB sob à luz do pedido do Papa Francisco, de fazer crescer “a consciência da identidade e da missão dos leigos na Igreja”. Teve como tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: Sal da terra e luz do mundo (cf. Mt 5,13-14).
Conforme afirma Dom Severino Clasen, Presidente da Comissão Episcopal de Pastoral para o Laicato, “celebrar o Dia Nacional do s Cristão Leigos e Leigas é refletir sobre a condição de filho de Deus pela graça do Batismo. Exatamente no dia da Solenidade de Cristo Rei, celebramos o Dia do Cristão Leigo. O grande legado para o Ano Nacional do Laicato quer nos aproximar, nos comprometer, nos enriquecer na fé e na esperança, para, juntos, construirmos relações fraternas que visualizam os sinais dos Reino de Deus acontecendo entre reside o encanto pela maravilhosa teologia do laicato, que busca aprender e viver os ensinamentos do Mestre de Nazaré semeando esperança, justiça, solidariedade, acolhimento, cuidado, ternura, sobretudo entre os que mais necessitam.”
Dessa forma, não falamos em encerramento do Ano Nacional do Laicato, mas de sua culminância, uma vez que seu objetivo deverá permanecer durante toda a vida do cristão: “Como Igreja, Povo de Deus: celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”.
Devemos continuar em nossa caminhada, de forma consciente e comprometida, correspondendo aos objetivos propostos pela CNBB e pela CNLB, bem como ao que preconiza nossas Constituições: “Assim, com seu testemunho de comunhão fraterna conforme o carisma teresiano, a Comunidade do Carmelo Secular coopera com a missão evangelizadora da Igreja no mundo (Constituições da OCDS, art. 24-d). Como Seculares, filhos e filhas de Teresa de Jesus e João da Cruz, estão chamados a “ser perante o mundo testemunhas da ressurreição e vida do Senhor Jesus e sinal do Deus vivo”, mediante uma vida de oração, de um serviço evangelizador e por meio do testemunho de uma comunidade cristã e carmelitana”1.
A vivência do Ano do Laicato no ano em que a OCDS celebra seus 100 anos de presença no Brasil instiga o Carmelo Secular, suas comunidades e grupos, a contribir com a Igreja local promovendo atividades voltadas à espiritualidade, que é o apostolado próprio do Carmelo Secular, conforme Constituições da OCDS, art. 28: “Em seu compromisso apostólico, levará a riqueza de sua espiritualidade, com os matizes que confere a todos os campos da evangelização: missões, paróquias, casas de oração, Institutos de espiritualidade, grupos de oração, pastoral da espiritualidade.”
Como leigos cristão carmelitas seculares, queremos ser o perfume de Cristo no mundo, sendo testemunhas do amor e da misericórdia de Deus. Queremos ser sal, fermento e luz, pois “os cristão leigos e leigas que vivem sua fé no cotidiano, nos trabalhos de cada dia, nas tarefas mais humildes, no voluntariado, cuja vida está escondida em Deus, são o perfume de Cristo, o fermento do Reino, a glória do Evangelho.2”
Viva Cristo Rei! Viva os leigos! Viva o Carmelo Secular!
Luciano Dídimo, ocds
______________________________
1. Constituições da OCDS, epílogo.
2. CNBB. Cristão Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Salda Terra e Luz do Mundo (Mat, 5, 13-14). Documentos da CNBB 105. Brasília. Edições CNBB, 2016, n. 33.