Liturgia – 26 de Março – 5a-FEIRA DA 4a. SEMANA DA QUARESMA

Liturgia – 26 de Março – 5a-FEIRA DA 4a. SEMANA DA QUARESMA

Cor litúrgica: roxo
Ofício do dia de semana do Tempo Quaresmal
Liturgia das Horas: 36-1363-281
Oração das Horas: 273-1084-365

Leituras: Is 49,8-15 – Sl 144(145) – Jo 5,17-30
“Há outro que dá testemunho de mim, e esse é digno de fé.”
Diante do decreto da morte de Jesus pelas autoridades judaicas, aparecem as testemunhas que depõem a favor de Jesus, que são: João Batista, o Pai e a Escritura.

“Quando o temor é perfeito, o amor divino também o é, e a transformação da alma em Deus por amor logo se opera.”
São João da Cruz – 1S 2,4

Carta de Santa Teresa de Jesus no dia 26

1578 – C. 230 – À D. Maria de Mondonza, em Valadollid – Consola a D. Maria em seus desgostos. Admirável doutrina para levar por Deus os trabalhos deste mundo.

SANTO DO DIA


São Ludgero de Münster

Nasceu em 743 em Zuilen, Friesland (moderna Holanda).Filho de uma família nobre e irmão dos Santos Gerburgis e Hildegrin. Ouviu São Bonifácio pregar em 753 e decidiu entrar para a vida religiosa. Estudou sob a direção de São Gregório de Ultrecht (do qual escreveu a biografia). Estudou na Inglaterra três anos sob a direcção de Santo Alcuino, diácono.Retornou a Holanda em 773 como missionário. Foi enviado a Deventer em 775 para restaurar uma capela destruída pelos pagãos saxões e recuperar as relíquias de São Lebwin que havia construído a capela. Destruiu ídolos pagãos e locais de cultos pagãos na área oeste de Lauwers Zee e aquela região tornou-se cristã após a sua estadia. Notável pregador. Ensinou na escola de Ultrecht . Ordenado em Colonia em 777. Missionário em Friesland, principalmente ao redor de Ostergau e Dokkum de 777 até 784. Retornava cada outono para Ultrecht para ensinar na escola da Catedral. Deixou a área em 784 quando os Saxões invadiram e expulsaram todos os padres.
Peregrino a Roma em 785, encontrou-se com o Papa Adraino I e os dois trocaram conselhos. Viveu como monge beneditino em Monte Casino de 785 a 787 mas não tomou os votos. A pedido de Carlos Magno, retornou a Friesland como missionário. Foi uma expedição bem sucedida e ele construiu um Mosteiro em Weden para servir de base as suas jornadas. Diz a tradição que curou vários cegos.Construiu um Mosteiro em Mimigernaford como centro do trabalho missionário e serviu como Abade. A palavra “monasterium” deu o nome à cidade que cresceu ao redor da casa: Munster. Construiu várias pequenas capelas em toda a região. Foi o primeiro Bispo da Munster em 804, sendo consagrado em Wesphalia. Sua saúde piorou nos últimos anos, mas ele nunca reduzia a sua carga de trabalho. Não interessava quão perigosa ou trabalhosa fosse a sua vida fora do Mosteiro, Lugero nunca deixou de ter tempo para as orações e meditações. Faleceu na tarde de 26 de março de 809 (sábado da Paixão) de causas naturais e foi enterrado em Werden.O seu túmulo tornou-se local de peregrinação e vários milagres foram creditados a sua intercessão. Assim suas relíquias foram trasladadas para a Catedral de Munster onde tem o seu santuário.
cf. www.cademeusanto.com.br

1 Comment

Post a Comment