“Comunidade Alegria da Sagrada Face” de Itapetinga- São Paulo recebe Ereção Canônica
0 comments
“Quem ama faz sempre comunidade, não fica sozinho.”
Santa Teresa de Jesus
Foi com imensa alegria que a comunidade Alegria da Sagrada Face recebeu a notícia pelo delegado Geral Frei Alzinir Francisco Debastiani do reconhecimento canônico da Comunidade.
Santa Teresinha a quem fomos inspirados para escolher o nome de nossa comunidade intercedeu por nós de forma carinhosa, presenteando-nos com a data do documento oficial no dia de sua festa: 1º de outubro, continua cumprir sua promessa de “fazer o bem sobre a terra”.
Por ocasião do Fórum de Santa Teresinha os poucos representantes da comunidade receberam das mãos de Frei Alzinir o documento oficial e as relíquias do frei Romano Gambalunga.
Na Solenidade de Cristo Rei do Universo e encerramento do Ano do Laicato, dia 25 de novembro, às 8 horas da manhã de domingo, na Igreja Santa Rita de Cássia em Itapetininga, foi celebrada a missa com ritual da Ereção Canônica por frei João de Deus Campos, delegado para OCDS do sudeste do Brasil.
Dentre as lindas palavras proferidas por frei João de Deus à comunidade paroquial presente destacamos: “Hoje solenidade de Cristo e o acontecimento do reconhecimento desta comunidade pela Casa Geral é uma graça, e também por ocasião do encerramento do Ano do Laicato, sinal de compromisso e responsabilidade dos carmelitas seculares… Jesus é Rei desde sempre e seu plano de governo são as Bem- Aventuranças, se as vivermos com fidelidade seremos tal como Ele foi…passar fazendo o bem todas as coisas”.
Após a Celebração Eucarística, nos reunimos para celebrar regada a uma boa conversa típica dos Carmelitas… fazer e ser comunidade e ouvimos com atenção as palavras de frei João de Deus: “ Procurem crescer na amizade com Cristo, vão em missão, assim como na música- Onde mandar eu irei…levar o Carmelo onde estivermos e onde Deus quiser…”
E nos recordou as Constituições: “Os Carmelitas Seculares, em união com os Frades e as Monjas, são filhos e filhas da Ordem de Nossa Senhora do Monte Carmelo e de Santa Teresa de Jesus. Portanto, compartilham com os religiosos o mesmo carisma, vivendo-o cada um segundo se próprio estado de vida. É uma só família com os mesmos bens espirituais, a mesma vocação à santidade e a mesma missão apostólica. Os Seculares trazem para Ordem a riqueza própria de sua secularidade.” (Const. 1).
Somos gratos ao nosso Delegado Geral para OCDS- Frei Alzinir pelo carinho e atenção; frei Romano Gambalunga por presente tão especial; frei Afonso, provincial OCD por atender prontamente nosso pedido e a frei João de Deus pela dedicação e ternas palavras dirigidas aos nossos corações.
Por tudo rendemos graças.
Salve Cristo Rei!!
Marcia Maria Teresa de Jesus, OCDS