COMO DEUS ME CHAMOU AO CARMELO – EDNA DE JESUS

COMO DEUS ME CHAMOU AO CARMELO – EDNA DE JESUS

Desde que nasci sempre morei bem próxima do CTE – Centro Teresiano de Espiritualidade, o qual aqui em São Roque, o povo conhece como Seminário do Marmeleiro. Quando criança, eu sempre ficava no portão de casa para esperar o “meu papai Noel”, que era o Irmão Demétrio. Ele sempre ia até a cidade a pé. Essa é uma lembrança muito boa. Meus pais não eram católicos, não participavam de credo algum, então para mim “papai Noel” era a imagem do sagrado que eu tinha na minha cabecinha de criança e, quando eu via aquele frade passando, eu o chamava e ele sempre me cumprimentava. Eu ficava muito feliz por esse gesto.
Após alguns anos, já adolescente, comecei a freqüentar o Seminário do Marmeleiro. Na época, o seminário recebia o Noviciado. Havia muitos frades que auxiliavam a comunidade local com o ensino da catequese, na formação de grupos de jovens e em círculos bíblicos que eram realizados nas casas das famílias ao redor do seminário. Nessa época me preparei para o Crisma, auxiliava na catequese e participava de um grupo de jovens. Foi aí que comecei o meu caminho de conhecimento da Espiritualidade Carmelitana. Os frades e os noviços que passaram por aqui me auxiliaram nessa minha formação. Com eles conheci primeiramente Santa Teresinha do Menino Jesus, lendo o livro “História de uma Alma”, aprendi a fazer as orações e a ter gosto por elas, a me dedicar a palavra de Deus, conhecendo a Bíblia.
Foi nesse período que tive contato com a Congregação das Pequenas Irmãs de Santa Teresinha, e procurava, assim, discernir a minha vocação. Mas os planos de Deus foram outros em minha vida. Essa fase da minha vida foi de grande importância, aprendi que sempre devemos estar atentos aos desígnios de Deus na nossa vida e estar abertos para cumprir a frase que Maria disse aos servos da festa de casamento: ”Fazei tudo o que Ele vos disser”.
Em 1988 tive meu primeiro contato com a O.C.D.S. Na época frei José Maria começou a reunir pessoas para formar um grupo em São Roque, mas não perseverei, pois tinha muitos compromissos pessoais e com a Paróquia.
Em 1990 comecei a ter problemas de saúde, fiquei gravemente doente e passei por um longo período de recuperação; essa foi uma fase difícil, porém, vi e vivi a bondade de Deus na minha vida e a oração foi o alimento para alma.
Somente em 2001 retornei ao Carmelo a convite do José Maria, comecei a participar da Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus e a abracei de todo meu coração.
Hoje como Carmelita Secular, procuro viver o carisma da Ordem em todos os lugares que eu vou, e desejo que as pessoas conheçam essa espiritualidade, pois o mundo precisa conhecer o caminho que nos leva ao Monte, que é Cristo; precisa descobrir a eterna fonte para se saciar e se preencher do Amor de Deus; precisa trilhar a pequena via, dando valor às pequenas coisas da nossa vida; e precisa entrar no castelo de sua alma e abrir todas as portas para Deus fazer sua morada.

Edna de Jesus
(Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus – São Roque-SP)

Post a Comment