CENTENÁRIO DE BEATIFICAÇÃO DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SANTA FACE

CENTENÁRIO DE BEATIFICAÇÃO DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SANTA FACE

CENTENÁRIO DE BEATIFICAÇÃO DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
(29 de abril de 1923 – 2023)

 

“PASSAREI O CÉU FAZENDO O BEM SOBRE A TERRA ”.

 

Celebrar o CENTENÁRIO DA BEATIFICAÇÃO de Santa Teresinha do Menino Jesus é celebrar a vida e a obra da “santa dos tempos modernos” que tornou-se conhecida por todo o mundo, que embora tenha vivido apenas 24 anos, a maior parte desses anos de sua vida o viveu na cidade de Lisieux, onde por 9 anos foi Carmelita Descalça, no Carmelo da cidade. A espiritualidade de S. Teresinha e a profundidade de seus escritos influenciaram já nos inícios da circulação de sua autobiografia, como até hoje influencia o pensamento católico, mas também o não católico.

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face (1873 – 1897), nasceu em Alençon na família Martin, a 2 de janeiro de 1873. Morreu em 30 de setembro de 1897, aos 24 anos, em Lisieux. Um ano depois, foi publicado o livro “História de uma alma”, baseado em seus escritos, o qual revela o intenso amor que ela professava por Jesus.

Santa Teresinha foi beatificada pelo papa Pio XI em 29 de abril 1923 e, dois anos após, em 17 de maio de 1925, foi canonizada pelo mesmo papa.

Em sua homilia, Pio XI indicou que a santa francesa “o Espírito de verdade lhe comunicou e manifestou o que coube esconder ‘aos sábios e entendidos’ e revelar ‘aos pequeninos’”.

O papa também disse sobre seus escritos que, “difundidos em todo o mundo, ninguém lê sem querer reler mais e mais vezes, com alegria máxima para a alma e com fruto”.

Em sua Canonização, a 17 de maio de 1925, pelo Papa Pio XI, com menção inicial da prerrogativa de sua BEATIFICAÇÃO. O Pontífice bendiz a Deus pela grandeza da “pequena infante” ao recordar de sua beatificação, também por ele proclamada: “Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai misericordioso e Deus de toda consolação ” [1Cor 1,3], que, entre as tantas solicitudes do ofício apostólico, nos deu esta consolação, que é ser o primeiro a inscrever-se no registro de Santos aquela Virgem que também primeiro, depois do início do Pontificado, elevamos à honra do Beato. Trata-se daquela que se fez infante de espírito: daquela infância que não se pode separar da grandeza da alma, mas cuja glória, segundo as promessas de Jesus Cristo, é absolutamente digna de ser consagrada na Jerusalém celeste e na Igreja militante”.

Como foi falado entre os temas apresentados no SIMPÓSIO DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS, promovido por nossa Província, através da Escola Edith – de 23 a 27/04/2023, a UNESCO torna Santa Teresa de Lisieux foi considerada uma celebridade universal, “Patrimônio da Humanidade”, devido ao caráter de sua mensagem que se reafirma, e ao mesmo, convida o mundo a repensar seus valores sociais. Por ser conhecida em todo o mundo, a mensagem de Santa Teresinha salta aos olhos de todos se encontram em suas obras e em seu testemunho.

 

Teresa de Lisieux, uma jovem francesa conhecida em todo o mundo, uma mulher da cultura, da educação e da ciência, através da sua personalidade e do seu trabalho, escaneia as profundezas do coração humano e abre possíveis respostas aos homens e mulheres deste mundo em b usca de significado, em busca da paz pessoal e universal.

Teresa de Lisieux, jovem e mulher, descobre um caminho que permite dialogar com o diferente, que contribui para a promoção de valores universais que vão para além das fronteiras do cristianismo e do catolicismo, embora os fortaleça em seus princípios.
A qualidade e profundidade de sua vida, fala uma linguagem que atravessa fronteiras, pelo simples fato de ser a linguagem do Amor.

 

 

S. Teresinha “realça o papel das mulheres no seio das religiões”, quando…

A sua abordagem intelectual pode ser considerada como uma revolução espiritual audaz a favor do primado de amor universal para todos os povos.
Inclusive, se observa isso em suas obras, que durante a sua longa viagem por França, Suíça e Itália, alargou os seus horizontes a outras culturas.

“Três prerrogativas constituem minha vocação: Carmelita, Esposa e Mãe. Contudo, sinto em mim outras Vocações.  Sinto em mim, a vocação de GUERREIRO,  de SACERDOTE, de APÓSTOLO,  de DOUTOR e de MÁRTIR… Sinto no alma o desejo de morrer no campo de batalha pela defesa da Igreja” (Ma B 250-251, 3)

 

S. Teresinha “realça o combate a pobreza e promove a inclusão social”, quando…

 

– Por exemplo, através dos intuitos de correção de um culpado, que para ela na essência cristã, o queria vê-lo arrependido de seus crimes e convertido a fé cristã.
Teresa do Menino Jesus não  teve preconceito, mas ao contrário, desejou o arrependimento do “grande facínora”, que acabara de ser condenado naquele dia 09 de julho de 1877 e que terminou no dia 13, pela condenação à morte.

Desse grande criminoso chamado “Henrique Pranzini”, disse Teresinha a sua irmã Celina:
“Aceitei-o reconhecida, pois queria que todas as criaturas se unissem a mim, para implorar o perdão do culpado”.
Teresinha oferecia por ele orações e Missas por sua conversão, para morrer arrependido. Algo que se realizou no momento crucial de sua morte.
“Minha oração foi atendida ao pé da letra!”
No dia da execução, ela teve a oportunidade de ler no jornal como fora o momento final de Pranzini:
“Pranzini subiu ao patibulo preparava-se para meter a cabeça no fúnebre buraco, quando, levado por súbita inspiração, se volta para o Crucifixo que o sacerdote trazia nas mãos,  agararra-O e beija por três vezes as Chagas Sagradas de Jesus!” (Cf. 135, 46)

 

S. Teresinha ultrapassa as fronteiras “religiões se deteriam às cristãs, evangélicas que desempenham atividades sociais”, quando…

 

Uma mulher da cultura, francesa, na audácia da sua juventude, carrega como estandarte a tocha do Amor universal e da paz proporcionando a todos os povos uma resposta para o mundo em vida e após a morte.

– Apoia os jovens missionários e dirige o seu olhar para África e Ásia. Ela própria desejava colaborar com o Vietnã.

– Seja nos anos finais de sua vida, que dominada pela Tuberculose, se propõe a oferecer seu padecimento pelos missionários (Ma C 331): Padre Maurício Bartolomeu Bellièri (órfão de pai e mãe); Padre Adolfo Roulland, seminarista das Missões estrangeiras de Paris, que foi para a China 28/06/1896)…

 

S. Teresinha ultrapassa as fronteiras e chega a muitos corações durante a Primeira Guerra Mundial. E que se confirma no “FRONT”, após sua tenra morte…

 

Se na adolescência Santa Teresinha visitou muitos lugares da Europa em suas viagens do ano 1887 quando pleiteava à entrada no Carmelo de Lisieux – à Roma, à Paris, à Suíça… Também o fez após sua morte, ao chegar aos campos de guerra através das suas relíquias, como são os mais de

A devoção à Santa Teresinha se expandiu da França para o resto do mundo por um fato curioso, quase desconhecido: soldados franceses que lutavam nas trincheiras durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) sentiram durante o conflito a intercessão da santa, e em agradecimento, enviaram cartas ao Carmelo de Lisieux. Com tantas cartas, o Carmelo um dia decidiu compilá-las num documento chamado Pluie de roses (“Chuva de rosas”, uma expressão de Teresa antes da morte), onde já estavam anexadas também outras correspondências de graças alcançadas dos anos 1906 a 1912. Pluie de roses foi publicado até 1926, totalizando 10 volumes, com 3200 testemunhos.

Aqui, trazemos três breves citações da coleção de cartas recebidas:

“Irmã Teresa consola um prisioneiro de guerra”
Campo de prisioneiros de guerra, Meiringen (Suíça), 8 de março de 1916.
De: Edouard Dekonne,
soldado internado,
Hôtel Anderegg.  Meiringen (Suíça)

 

**************

 

“Proteção sob um terrível bombardeio que cessou pela oração de um soldado”.
Do front, 28 de julho de 1917.
De: A. Docobu,
6e Brig M. V. D.
D. 110. Exército belga.

 

***************

 

“E a pequena Irmã Teresa que te salvou”.
Nos Exércitos, 8 de setembro de 1917.
(À Senhora Superiora).
De: H. Rocher, brigadeiro,
51e rég. d’art., 71e Brie.

 

***************

 

Concluo com sua promessa no momento de seu TRÂNSITO ETERNO, em trechos encontrados nos relatos da Madre Inês de Jesus (sua Irmã Paulina).

(*) Foi por volta das 19h 20min, do dia 30 de setembro de 1897, hora em que Santa Teresa do Menino Jesus “entra na vida”, e sua comunidade, tendo nas mãos velas acesas no Círio Pascal, se reunem para celebrar o início da missão da “pequena Teresa”: “PASSAREI O CÉU FAZENDO O BEM SOBRE A TERRA ”.

“Às 6 horas o Angelus soou, ela olhou longamente para a estátua da Virgem Maria.

Enfim, às 7 horas e pouco, Nossa Madre tendo despedido a Comunidade, ela suspirou:
– Minha Madre! Não é isso a agonia?… Não irei morrer?…
Sim, minha pobrezinha, é a agonia, mas o bom Deus quer talvez prolongá-la por algumas horas. Ela retoma com coragem:
– Ora bem!… Vamos!… Vamos!… Oh! Eu não quereria sofrer menos tempo…
E olha seu Crucifixo:
– Oh! Eu o amo!…. Meu Deus… Eu vos amo….

De uma hora para outra, após ter pronunciado essas palavras, ela caiu suavemente para trás, com a cabeça inclinada para a direita. Nossa Madre fez soar imediatamente o sino da enfermaria para chamar a Comunidade. “Abram-se todas as portas” dizia a Madre no mesmo instante. Essas palavras tinha algo de solene, e me fizeram pensar que no Céu o bom Deus o dizia também a seus anjos.

(…) Após sua morte, ela conservou um sorriso celeste. Ela estava com uma beleza encantadora. Ela segurava tão forte seu Crucifixo que foi necessário arrancá-lo de suas mãos para enterrá-la. A irmã Maria do Sagrado-Coração e eu fizemos tal serviço, com a irmã Amada de Jesus, e notamos que ela não parecia ter mais do que 12 ou 13 anos. Os membros do seu corpo permaneceram flexíveis até o dia do seu enterro, numa segunda-feira, no dia 4 de outubro de 1897.”

(*) Trecho do relato do último dia de Santa Teresa do Menino Jesus na terra, numa quinta-feira do dia 30 de setembro de 1897, feito pela madre Inês de Jesus).

 

***************

 

Neste dia de Festa na celebração dos “Cem Anos da BEATIFICAÇÃO DE SANTA TERESINHA”, fica-nos a certeza de que temos no Céu uma grande intercessora a derramar “Chuvas de Bênçãos” sobre a Igreja e o Carmelo, e sobre o mundo inteiro convidando-nos a crer no Amor Misericordioso do Bom Deus.

“Oh, meu Deus! Bem-aventurada Trindade, desejo amar-vos e fazer que vos amem, trabalhar pela glorificação da Santa Igreja, salvando as almas que estão na terra, e libertando as que sofrem no Purgatório.

Desejo cumprir, perfeitamente, vossa vontade e alcançar o grau de glória que me preparastes em vosso reino (Jo 14,2).
Numa palavra, desejo ser Santa, mas sinto minha impotência, e peço-vos, oh, meu Deus, sede vós mesmo a minha Santidade!”
(…)

Para vós, o tempo não é nada. Um único dia é como se fossem mil anos (Sl 89,4). Podeis, então, preparar-me num instante para comparecer diante de vós…


A fim de viver num ato de perfeito Amor, ofereço-me como vítima de holocausto ao vosso Amor Misericordioso, pedindo-vos que me consumais sem cessar, e façais irromper em minha alma as torrentes de infinita ternura (Jo 7,38) que em vós se encerram assim me torne Mártir de vosso Amor, oh, meu Deus!

 

Que esse martírio, depois de me ter preparado para comparecer diante de vós, me faça enfim morrer, e minha alma se lance sem demora ao eterno abraço de vosso Misericordioso Amor…

Quero, Amado meu, a cada batida do coração, renovar-vos este oferecimento um sem-número de vezes, até que, desfeitas as sombras, possa afiançar-vos meu Amor num eternal face a face!…”.

(Maria Francisca Teresa do Menino Jesus e da Santa Face – Festa da Santíssima Trindade, 09 de junho do ano da graça 1895).

 

ROGAI POR NÓS, SANTA TERESINHA!
SALVE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS!

 

Estela da Paz, OCDS.
Comissão de História
(Vinculada a Comissão de Formação)

 

Referências:
Obras Completas de Santa Teresinha do Menino Jesus.

HISTÓRICO DO DOSSIÊ DA FRANÇA A UNESCO DE VALIDAÇÃO DA INCLUSÃO DE TERESA DE LISIEUX AOS SEUS ANIVERSÁRIOS.

Pluies de roseshttps://www.bibliotheque-monastique.ch/bibliotheque/bibliotheque/saints/carmel/thereseenfj/pluieroses/index.

 

2 Comments

  • María José
    29/04/2023

    Minha intercessora!! Minha amiga!!! Grata a vc 😘🌷🌷🌷🌷🌷

  • Patricia
    29/04/2023

    Minha intercessora, minha amiga fiel no céu. Gratidão por sempre me trazer respostas do céu. 🌹

Post a Comment