Na quinta feira após a Solenidade da Santíssima Trindade, a Igreja nos convida a celebrar Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Na Santíssima Eucaristia, o Verbo eterno do Pai, que criou o universo, se transforma em um pequeno pedaço de pão e em um pouco de vinho, dando-se em alimento a seus filhos.
Na Encarnação, Deus assumiu nossa natureza humana, ao ponto de se transformar em uma frágil criança; na Eucaristia, Ele nos dá mais uma prova de Seu amor infinito, fazendo-se mais frágil ainda ao se apresentar na pequena hóstia.
Devemos sempre lembrar do Sacramento Eucarístico como um memorial do amor de Deus por nós, sendo que esse amor deve dar força para nossa caminhada.
Esse amor deve nos levar a buscar sempre a honrar Nosso Senhor na Eucaristia. Lembremos de Santa Teresa, nossa Madre, que em cada convento que fundava procurava cuidar para que o novo Sacrário fosse cercado de toda a honra ¹.
Também pensemos no amor que Santa Teresinha tinha por esse Sacramento, ela nos falava que: “Gostava, sobretudo, das procissões do Santíssimo Sacramento! Que alegria espalhar flores sob os passos de Deus!… Mas antes de deixá-las cair, lançava-as o mais alto que podia, e nunca ficava tão contente como quando via as minhas rosas desfolhadas tocarem no Ostensório Sagrado”².
Lembremos também que o Corpus Christi foi instituído como uma festa de reparação pelas ofensas cometidas contra a Eucaristia³, aproveitemos essa dia para consolar Nosso Senhor pelas ofensas que Ele recebe.
Que nessa solenidade possamos adorar Nosso Senhor nesse Sacramento Sublime, dando um testemunho público de nossa fé ao participarmos das procissões que a Santa Igreja promove.