Carta do Papa Francisco aos Carmelitas por ocasião do Capítulo Geral 2013

Carta do Papa Francisco aos Carmelitas por ocasião do Capítulo Geral 2013

Para Rev.do Padre
Fernando Millán Romeral
Prior Geral da Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo.

Dirijo-me a vós, queridos Irmãos da Ordem da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, como você comemora seu Capítulo Geral. Neste momento de graça e de renovação que convida você a discernir a missão da gloriosa Ordem dos Carmelitas, eu gostaria de oferecer-lhe uma palavra de encorajamento e esperança. O antigo carisma do Carmelo ao longo destes últimos oito séculos tem sido um presente para toda a Igreja. Sua origem primavera contemplativa da terra de epifania do amor permanente de Deus manifestado no Verbo feito carne. Ao ponderar a sua missão no Carmelo hoje , gostaria de pedir que você considere três coisas que podem orientá-lo em seu caminho peregrino : amor como fidelidade , como a oração e como missão.
Fidelidade
A Igreja tem a missão de levar Cristo ao mundo e é por isso, como Mãe e Mestra , ela convida cada um de nós a aproximar-se dele. Na liturgia carmelita para a festa de Nossa Senhora do Monte Carmelo, contemplamos Nossa Senhora ao lado da cruz. Este é também o lugar onde se encontra a Igreja”, perto da Cruz de Cristo.”  É também o lugar para cada fiel membro da Ordem Carmelita. Sua regra começa com a exortação aos irmãos para “viver uma vida de fidelidade a Jesus Cristo “, para segui-lo e servi-lo com um coração puro e indivisível. Esta estreita relação com Cristo acontece na solidão, em assembleia fraterna e na missão. “A escolha fundamental de uma vida que é concreta e radicalmente dedicada a seguir Cristo”. (Ratio Institutionis Vitae Carmelitanae 8) fazer de suas vidas uma peregrinação de transformação amorosa. O Concílio Vaticano II recorda a importância da contemplação sobre a jornada da vida: “É da essência da Igreja que ela seja humana e divina , visível e invisível equipada, ansioso para atuar e ainda com a intenção de contemplação, presente no mundo como peregrinos . ” ( Sacrosanctum Concilium 2) os primeiros eremitas do Monte Carmelo reteve a memória daquele lugar sagrado , e mesmo se exilado e distanciou -lo constantemente manteve o olhar fixo sobre a glória de Deus. Refletindo sobre as suas origens e história e contemplar a grande linhagem de quem viveu o carisma carmelita através dos séculos você vai descobrir sua vocação de novo presente a serem profetas da esperança. É precisamente com esta esperança que você vai renascer. Muitas vezes o que é novo é apenas algo muito antigo visto sob uma nova luz.
Dentro de sua regra é o coração da missão carmelita então e agora. Quando você se aproxima o centenário oito da morte de Alberto, Patriarca de Jerusalém , em 1214, você vai lembrar que ele formulou “um modo de vida”, um espaço que lhe permite viver uma espiritualidade que é orientada para Cristo. Ele descreve os dois elementos externos e internos, a ecologia física do espaço ea armadura espiritual necessária para cumprir sua vocação e missão.
Em um mundo que muitas vezes não entende Cristo, e de fato o rejeita, você está convidado a se aproximar e unir -se mais intimamente com ele. É um apelo contínuo para seguir a Cristo e ser conformado com ele. Isso é de importância vital em nosso mundo tão desorientado, “pela primeira vez a chama da fé morre , todas as outras luzes começam a escurecer . ” (Lumen Fidei 4) Cristo está presente na sua fraternidade, seu culto comum e no ministério confiado a você : renovar a fidelidade de toda a sua vida !

Oração
O Santo Padre Bento XVI, antes de seu Capítulo Geral de 2007 lembrou que ” peregrinação interior da fé em Deus começa em oração “, e em Castel Gandolfo em agosto de 2010 , disse -lhe o seguinte: ” Vocês são aqueles que nos ensinam como orar ” .Você fala de si mesmos como contemplativos no meio do povo . Se é verdade que somos chamados a viver nas alturas do Carmelo, em seguida, também é verdade que você é chamado para testemunhar no meio do povo. A oração é que “estrada real ” que leva ao profundo mistério do Deus Uno e Trino , mas também é o caminho estreito de Deus no meio do povo como peregrinos no mundo em direção à Terra Prometida.
Uma das mais belas formas de entrar em oração é por meio da Palavra de Deus. Lectio divina traz para você em conversa direta com o Senhor e ele abre para você o tesouro de sabedoria. A amizade íntima com Aquele que nos ama, nos permite ver com os olhos de Deus , para falar com a sua Palavra em nossos corações, para valorizar a beleza dessa experiência e compartilhá-lo com aqueles que estão com fome para a eternidade.
Voltando à simplicidade de uma vida centrada no Evangelho é o desafio de uma Igreja renovada : uma comunidade de fé que encontra sempre novas formas de evangelização num mundo em constante mudança . Os santos do Carmelo foram os grandes pregadores e professores de oração. Isto é o que é necessário, mais uma vez a partir de Carmelo, no século XXI. Constantemente ao longo do comprimento de sua história, grandes nomes do Carmelo tentaram chamá-lo de volta às suas raízes contemplativas de oração, as raízes sempre fecundo em oração. Aqui está o coração do seu testemunho: a dimensão “contemplativa ” da Ordem, para ser vivida , cultivada e transmitida. Eu gostaria que cada um de vocês a se perguntar: como é a minha vida contemplativa? Quanto tempo durante o meu dia que dedico à oração e à contemplação? O carmelita sem essa vida contemplativa é um corpo morto! Hoje, talvez mais do que no passado, é tão fácil deixar-se distrair com os cuidados e preocupações deste mundo e sucumbir aos falsos ídolos. Nosso mundo está fraturado, de muitas formas: em vez da contemplativa une e poderosamente constrói o chamado à unidade. Agora mais do que nunca é o momento para você descobrir novamente esse caminho interior para amar, através da oração e oferecer ao povo hoje em sua pregação e missão do testemunho de sua contemplação, nem soluções fáceis, mas que a sabedoria que vem de ponderar “dia e noite a Lei do Senhor”. A Palavra sempre traz um perto da cruz gloriosa de Cristo. United na contemplação e na austeridade da vida não é um aspecto secundário de sua vida e testemunho. Há uma tentação muito forte mesmo para que você caia em uma espiritualidade mundana. O espírito do mundo é o inimigo da vida de oração : nunca se esqueça disso! Exorto-vos a uma vida mais austera e de penitência, de acordo com a sua tradição autêntica, uma vida distante de todo o mundanismo, distante dos critérios do mundo.
Missão
Meus queridos irmãos carmelitas, a sua é a mesma missão de Jesus. Todo o planejamento e diálogo Capítulo será de pouco uso, se você não começar a sua renovação aqui. Sua família carmelita está vendo um maravilhoso “primavera ” em todo o mundo , que a fruta , um dom de Deus, e do envolvimento missionário do passado. Hoje, a missão traz seus desafios pesados ​​como a mensagem do Evangelho não é sempre aceitos ou até mesmo violentamente rejeitado. Nunca devemos esquecer, mesmo se jogado em águas turvas e desconhecidos, que aquele que dá a missão também dará a coragem. Então, comemorar seu capítulo com a esperança que nunca morre, com um forte espírito de generosidade recuperar a sua vida contemplativa ea simplicidade e austeridade do Evangelho.
Dirigindo-se peregrinos na Praça de São Pedro disse: “Cada indivíduo cristão e de cada comunidade é missionária na medida em que eles trazem para os outros e viver o Evangelho e testemunhar do amor de Deus para todos, especialmente aqueles que experimentam dificuldades. Seja missionários do amor e da ternura de Deus! Seja missionários da misericórdia de Deus , que sempre nos perdoa , sempre nos espera e nos ama muito caro ” (Homilia 19 maio 2013 ) . O testemunho do Carmelo, no passado faz parte de uma tradição espiritual profunda, que cresceu e se tornou uma das grandes escolas de oração. Ele evocou a coragem de homens e mulheres que enfrentam o perigo e até mesmo a morte. Nós são muito conscientes de dois grandes mártires contemporânea em Santa Teresa Benedita da Cruz e do Beato Tito Brandsma. Peço-lhe então: hoje entre vós, você ainda tem a resistência, a coragem desses santos?
Queridos irmãos do Carmo, o testemunho do seu amor e sua esperança irradiando sua profunda amizade com o Deus vivo, pode chegar como uma ” brisa suave ” renovar e re-despertar a sua missão eclesial no mundo de hoje . Para isso vocês foram chamados. Sua Profissão Rite coloca em seus lábios estas palavras: “Eu me entrego a Deus que pela Sua graça e com a ajuda da Virgem Maria I pode atingir perfeita caridade no serviço de Deus e da Igreja”.
Nossa Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe e Rainha do Carmelo , acompanhar seus passos e fazer frutificar a sua jornada diária em direção à montanha de Deus. Invoco sobre todos os membros da Família Carmelita, e mais especialmente você capitulares , as abundantes bênçãos do Espírito Santo e tudo o que eu cordialmente concedo a Bênção Apostólica.
Franciscus

Fonte: http://ocarm.org Tradução: Google

Post a Comment