ALACAR 2018 EM SANTO DOMINGO

ALACAR 2018 EM SANTO DOMINGO



Aconteceu de 06 a 11/11/2018 o 5º Congresso da ALACAR (Associação Latinoamericana dos Carmelitas), na Casa Arquidiocesana Maria de La Alta Gracia, em Santo Domingo, capital da República Dominicana. O congresso teve como tema: “Mártires de ontem para o Carmelo Latinoamericano de Hoje: Beato Frei Tito Brandsma, Santa Edith Stein e Dom Oscar Romero”.


Freis Raul Cabrera, Fernando Millan, Savério Canistrà e
Javier Mena

O Congresso reuniu representantes de quase todos os países da América Latina da família carmelitana (O.Carm., OTC, OCD e OCDS), bem como de diversos institutos e congregações religiosas filiadas ao Carmelo. 

Do Carmelo Descalço, destacam-se as presenças do Prepósito Geral da OCD, Frei Savério Canistrà, do Definidor da OCD para a América Latina e Caribe, Frei Javier Mena. Representando o Carmelo Descalço do Brasil estavam presentes o Provincial Frei Geraldo Afonso, Frei Francisco Sales Amaro (Salinho), o Presidente Provncial da OCDS Luciano Dídimo, e a Conselheira Provincial da OCDS Ruth Leite Vieira. Da Província Sul estava o Provincial Frei Marcos Juchem.

Ruth Leite, Frei Savério Canistrà e Luciano Dídimo

Da Ordem do Carmo destacam-se as presenças do Prior Geral da Ordem do Carmo, Frei Fernando Millan Romeral, O.Carm e do Conselheiro Geral para as Américas, Frei Raúl Maraví Cabrera, O.Carm. Do Brasil estiveram presentes o Prior Provincial da Província de Santo Elias, Frei Evaldo Xavier, O.Carm. Também participaram representando a Província os freis Donizetti Barbosa, O.Carm., e Petrônio de Miranda, O. Carm.


A primeira palestra teve como tema “O martírio cristão de uma filha de Israel: Edith Stein, proferida pela Ir. Sandra, chilena e carmelita missionária (Ordem fundada pelo carmelita Francisco Palau), onde destacou que o martírio de Edith Stein não ocorreu apenas no campo de concentração, mas em vários momentos de sua vida. “Para mim, sua palestra confirmou a missão profunda existencial da mulher, que nasce na maternidade. Essa missão é gerar filhos para o mundo, seja  pela maternidade biológica ou espiritual“, disse Ruth Leite.


A segunda palestra foi do Padre Geral da OCD, Frei Savério Canistrà, com o tema: “Edith Stein: a participação no amor de Cristo pelo mundo”, onde ressaltou que, ao contrário do que muitos pensam, não foram nos primeiros anos do cristianismo onde ocorreu o maior número de cristãos martirizados, mas nos séculos IXX e XX. O que ficou dessa palestra é que morrer pela fé, pelo amor, por Jesus, é fácil, o difícil é viver por Ele e para Ele.



A terceira exposição foi do Padre Geral da Ordem do Carmo, Frei Fernando Millan,  como tema: “O Beato Tito Brandsma”, discorrendo sobre a vida de santidade do beato, a evangelização que fazia no campo de concentração e seu martírio. Pela fé ele teve coragem de se abandonar nas mãos de Deus e se manter fiel, e pela esperança, ele destemidamente testemunhava o amor de Deus, mesmo com todos os perigos.


A quarta exposição foi do Monsenhor Oswaldo Escobar, Bispo de Chalatenango, El Salvador,  carmelita descalço, que era até à sua nomeação  em 2016 provincial do Carmelo centroamericano. Seu tema foi: “Martírio e espiritualidade de Monsenhor Oscar Romero”, onde destacou que o santo recentemente canonizado pelo Papa Francisco em 14/10/2018, foi muito incompreendido dentro da própria Igreja pelas denúncias que fazia com relação às injustiças sociais sofridas pela população pobre de El Salvador. Foi muito perseguido e difamado. Mons. Escobar ressaltou a vida de intensa espiritualidade de Romero, que encontrava forças na oração para enfrentar todas as adversidades.


Além das palestras, houve momentos de oração, grupos de partilha, momentos de fraternidade, passeios, noite cultural, entre outros.  Sem dúvida um Congresso bastante enriquecedor, pois promove o entrosamento de toda a família carmelitana latinoamericana, estreitando laços de amizade, de partilha e de solidariedade.




Reunião dos representantes da OCDS da América Latina presentes no Congresso ALACAR

Com Susana, Presidente da OCDS da América Central (Província que abrange 06 países:
Panamá, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador, Honduras e Guatemala)
Frei Francisco Sales (Salinho), Frei Marcos Juchem e Frei Geraldo Afonso


Luciano Dídimo com membros da OCDS da Bolívia

Frei Geraldo Afonso, Frei Evaldo Xavier e Frei Savério Canistrà, entre outros

O Padre Geral da OCD, Frei Savério Canistrà, presidindo uma das celebrações eurcarísticas do ALACAR




Membros da OCDS da Bolívia apresentando dança típica na Noite Cultural do ALACAR



Celebração Eucarística na Catedral de Santo Domingo (primeira catedral das Américas)





O Padre Geral Frei Savério Canistrà, gravando vídeo  com mensagem de felicitações à OCDS do Brasil pelos seus 100
anos e aos participantes do Fórum Santa Teresinha



Foto Oficial do 5º ALACAR em Santo Domingo

Na missa de encerramento do ALACAR, Luciano Dídimo recita seu poema JARDIM FLORIDO, inspirado no tema
do Congresso “Mártires de ontem para o Carmelo de hoje”





2 Comments

Post a Comment