Mensagem do Frei Alzinir por ocasião do XVIII Encontro de Conselhos e Comissões da OCDS
0 comments
Caros membros do Carmelo Secular da Província São José
Paz em Cristo Jesus!
Nestes dias de encontro e eleições na Província, uno-me a vocês na oração, suplicando que o Espírito Santo lhes ilumine e que vocês tenham a docilidade para acolher e seguir as suas inspirações.
Hoje, como é o dia de Todos os Santos do Carmelo, suplico a intercessão deles e que eles lembrem o chamado à Santidade recebido por cada um no Batismo; esta é a “medida alta” do Carmelita Secular e que deve estar como primeira meta de vida pessoal e das Comunidades e Província.
Desde o 1º Encontro de formadores em S. João da Boa Vista – SP, há 18 anos atrás, muitas mudanças ocorreram e creio que os primeiros passos de unificação da formação lá semeados deram seus frutos… agradecemos a Deus por tudo isso e também aos que se dedicaram com força na realização do material formativo, que segundo tomei conhecimento chega ao fim de uma etapa; agora é colocá-lo em prática nas Comunidades e na vida.
Um agradecimento especial ao Luciano e Conselho, Comissões, etc. pela dedicação e empenho ao longo do triênio/sexênio. Deus lhes recompense.
Agradeço também aos confrades Delegados Provinciais e demais Assistentes espirituais, bem como às nossas Monjas pelo acompanhamento e dedicação no acompanhar os caminhos da Província e Comunidades.
Penso que caminham para una efetiva colaboração como Família do carmelo teresiano, que, como sabemos é composta pelos Frades, Monjas e OCDS.
Enfim, que as eleições do Presidente Provincial e Conselheiros/membros das Comissões, bem como a escolha dos caminhos a serem percorridos no triênio levem em conta a real necessidade de formação na Província, pois o numero de Comunidades em formação e grupos novos é alto. Isto é bom, mas comporta o risco da fragmentação ou de formar comunidades com uma frágil identidade no carisma.
Ao mesmo tempo, o desafio de viver numa sociedade pluralista e cada vez mais secularizada, com o surgimento de grupos fanáticos na política e mesmo dentro da Igreja, chegando a questionar o Magistério do Papa, comporta uma maior responsabilidade pessoal e comunitária no testemunho cristão de comunhão e de unidade; que isto seja também priorizado e se tenha cuidado de não cair em radicalismos.
Para isso colabora muito o lema escolhido: “Confia ao Senhor as tuas obras” (Pr 16,3). Em outras palavras, confiar no Senhor significa agir em comunhão e união com Ele, fazendo o que Ele faria se estivesse no meu lugar (cf. S. João da Cruz 1 S 13,3), em humildade, pois todo bem que fazemos vem Dele; em desapego, pois os dons são para o bem comum e em amor fraterno, que faz sempre o bem.
Teria muitas outras ideias a partilhar, mas seria alongar-me. Por isso, com minhas saudações e também as do Padre Geral, peço à Virgem do Carmo e S. José e Todos os Santos do Carmelo que velem pelos frutos do 18º Encontro e os protejam e aos seus familiares.
abraços fraternos e Deus os abençoe
Fr Alzinir Francisco Debastiani OCD
Roma, 14 de Novembro de 2019
Festa de Todos os Santos da Ordem