
ORDEM DOS CARMELITAS DESCALÇOS SECULARES – OCDS

Uma vez que os Carmelitas Descalços foram declarados como Ordem independente dos Calçados, tiveram que começar, em muitas ocasiões e lugares, a construir novos conventos que geralmente se levantaram em lugares onde já os tinham levantado os Calçados, os quais desde épocas anteriores vinham atendendo à então chamada Ordem Terceira. Os Descalços, com o propósito de evitar diferenças e confusões, não erigiam a Ordem Terceira em lugares onde já a tivessem erigido os Calçados, porque também o Direito Canônico (C 711) proibia erigir no mesmo lugar dos confrades de mesmo nome e parece que este mesmo critério se aplicava às Ordens Terceiras.
Em 1708, na França, se encontrou um livro da V.O.T. do Carmelo Descalço que, se não é o primeiro que se escreveu, é o primeiro que utiliza o título de Santa Teresa para distingui-la dos Carmelitas Calçados. Sua origem deve ser italiana, porque na Espanha não houve Ordem Terceira alguma dos Carmelitas Descalços, senão até o ano de 1775.
A primeira fundação da Ordem Terceira dos Carmelitas Descalços que se comprova com documentos, é a da Fraternidade “São João Evangelista”, estabelecida na Igreja do Carmo da cidade de Toluca , no México. O Padre Geral, Frei Pablo de La Concepción , com o consentimento do Definitório, autorizou o estabelecimento da Ordem Terceira dos Carmelitas Descalços em Toluca, em 02 de março de 1731 (segundo o livro da fundação). Poucos anos mais tarde, em 02 de junho de 1737, se estabeleceu solenemente a fraternidade. A Congregação da Espanha a autorizou em atenção ao fato de que não havia Carmelitas Calçados em Toluca. Estas são as razões pelas quais se considera esta fraternidade a primeira da Ordem Terceira dos Carmelitas Descalços, canonicamente erigida.
Natureza da Ordem
A Ordem Carmelita Secular da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo (historicamente conhecida como Ordem Terceira) é uma associação principalmente de pessoas leigas. Seus membros, respondendo a um chamado especial de Deus, se comprometem livremente e deliberadamente a viver no seguimento de Jesus Cristo, de acordo com as tradições e o espírito do Carmelo Teresiano.
A espiritualidade carmelitana acentua a pureza de coração e o esvaziamento do ego, de tal forma, que Deus possa ser nosso tudo. O Carmelita Secular é chamado a buscar a Deus, nas circunstâncias normais da vida cotidiana, levando amor, flor brotada das raízes do Carmelo, a todos, como os quais convive, ou trabalha.
Os membros da Ordem Secular dos Carmelitas Descalços pertencem plenamente à família carmelitana, são filhos da mesma Ordem, na comunhão fraterna dos mesmos bens espirituais e na participação da mesma vocação de santidade e da mesma missão da Igreja, que é de viver a mensagem do Evangelho e levar Jesus Cristo a outras pessoas.
Um padre diocesano pode ser admitido na Ordem Carmelita Descalça Secular, adaptando seu estado de vida, com a espiritualidade carmelitana.
O membro da Ordem Carmelita Secular será chamado de: “Carmelita Secular”.
A comunidade formada pelos seus membros chamar-se-á, por exemplo: “Comunidade Santa Teresa de Jesus”, ou “Comunidade Rainha do Carmelo”, etc.
Propósito da Ordem
A proposta da Ordem Secular dos Carmelitas Descalços é oferecer ao leigo um ambiente em fraternidade, onde se viva o Evangelho e a espiritualidade carmelitana de buscar o Senhor em oração contemplativa, numa comunhão de fé, esperança e amor; e num espírito de serviço para Deus e à humanidade.
A família carmelitana é inspirada nas vidas da Bem-Aventurada Virgem Maria e do profeta Santo Elias. Maria é nossa Rainha, Mãe e Irmã. Uma comprovação da influência de Maria em nossas vidas é determinada pela declaração “Carmelus totus marianus est” (o Carmelo é eminentemente Mariano). Nela, nós achamos o modelo de tudo aquilo que desejamos e esperamos ser.
Elias é o profeta do Monte Carmelo e nosso pai na fé. Com um desejo ardente voltado para o Deus vivo e verdadeiro, ele passou a vida inteira a testemunhar a presença de Iahweh no mundo.
Este modo de viver o Evangelho deve ser buscado pelo Carmelita Secular, numa vida de oração contemplativa e numa comunhão permanente com os irmãos. Em resumo, vivendo verdadeiramente o amor. Este amor foi alegremente declarado por Santa Teresinha do Menino Jesus, quando descobriu sua vocação, exclamando: “ó Jesus, meu amor… minha vocação, afinal eu a encontrei… minha vocação é o amor !”.
O Chamado à Oração
O desafio do Carmelita Secular é buscar a presença de Deus na oração, mesmo tendo uma vida ativa e ocupada no meio do mundo. Esta era a situação enfrentada pelos primeiros eremitas Carmelitas que migraram para a Europa. Estes homens viviam uma vida de oração na solidão e foram chamados para ser envolvidos em um ministério ativo. Oração e serviço são os companheiros mútuos de acordo com nossas tradições. A oração desenvolve de forma concreta uma fé que alcança generosamente os que estão ao nosso redor, enquanto este envolvimento com os outros gera frutos de amadurecimento e crescimento na oração. É uma tentativa de viver esta vida de oração no mundo agitado de hoje. Esta é a forma como a Igreja tem agido durante séculos.
Os Sacramentos da Igreja devem estar no centro do coração de um Carmelita Secular.
A Liturgia das Horas santifica o nosso dia e nos une à oração da Igreja. O leigo Carmelita deve ser fiel à oração litúrgica e às devoções marianas, especialmente o terço diário. Se possível, a Missa diária, como forma mais perfeita de crescimento espiritual.
Nos momentos livres de nossa vida diária, somos chamados pela Regra Carmelita a ler e escutar a Palavra de Deus, no intuito de edificar e trazer quietude ao nosso coração. Esta quietude e reflexão da Sagrada Escritura nos conduzem a uma oração contemplativa, aos moldes de Maria, nossa Mãe, que “guardava todas estas coisas e refletia em seu coração (Lc 2,19)”.
Através destes esforços, as Comunidades de Carmelitas Seculares tornar-se-ão modelos de comunidades orantes, dentro da Igreja.
Um Chamado para a Comunidade
A Ordem Carmelita oferece aos membros da Ordem Secular os meios necessários à vivência do Evangelho e a fidelidade aos compromissos assumidos no Batismo. Este chamado para a comunidade é evidenciado profundamente na Regra de Vida do Carmelo, escrita por Santo Alberto de Jerusalém, capítulos 7 a 11, que determina que os carmelitas vivam em comunidade, celebrem juntos a Eucaristia, freqüentemente se encontrem para encorajar um ao outro, tenham sempre um espírito de pobre e encontrem na oração contemplativa o caminho de um encontro profundo com o Senhor. Os membros da Ordem Secular devem dar testemunho de cristãos, sendo “um só coração e uma só mente, vivendo em comum, na partilha do pão e da oração (Atos 2, 42-47; 4, 32)”.
Este relacionamento mútuo de amor, no entanto, difícil de alcançar, fortalece os corações dos membros, num espírito de cooperação amorosa e ativa, para estabelecer o Reino de Deus, em um mundo freqüentemente secularizado e hostil. Este espírito de amor não deve se estender somente aos Carmelitas, mas a todos e, principalmente, aos pobres e marginalizados, num esforço de se estabelecer a paz e justiça neste mundo injusto e sem paz.
Viver como membro de uma Comunidade Carmelita, implica também, não negligenciar nos deveres; de acordo com seu estado de vida, pessoa casada ou solteira.
As Comunidades de Carmelitas Descalços Seculares devem ser testemunhas na comunidade, dentro da Igreja e no mundo.
O Chamado para o Ministério
Os Carmelitas Seculares, como todas as pessoas batizadas, são chamados a se envolver profundamente na missão da Igreja. Submersos no mundo como eles estão, deverão refletir um espírito cristão, nas suas famílias, no ambiente de trabalho, nas responsabilidades sociais, nas relações com outros e em todos os momentos do dia.
Eles encontrarão na pessoa de Elias inspiração e testemunho. Foi ele quem disse: “Eu me consumo de ardente zelo por Iahweh dos Exércitos” (I Reis 19, 10). Em luta com os falsos profetas de seu tempo, Elias proclamou o Reino de Deus e trabalhou arduamente para seu estabelecimento. Um Carmelita Secular no mesmo espírito de Elias é chamado a criticar os valores, ações, sistemas e metas que são hostis ao Evangelho.
Nossa Mãe Maria, é também um maravilhoso exemplo de Ministério, caminhando com Jesus em todos os momentos da sua vida, até mesmo ao pé da cruz.
O Ministério em nossos dias envolve um sacrifício de tempo, talento e dedicação por parte do indivíduo. Um Carmelita Secular aceita o sofrimento e estima o convite do Senhor de renunciar a si mesmo e levar sua cruz diariamente no seguimento do Senhor (Mc 8, 34).
Qualquer ministério exercido individualmente, ou pela comunidade, deve fluir de nossa herança Carmelita e deve provocar a santificação de nossas famílias, do nosso trabalho e da sociedade. Ou seja, os ministérios devem ser integrados com as outras áreas da vida de um Carmelita. Orar pelos outros é um ministério bastante válido, como é tão bem exemplificado e executado, na Ordem Carmelita Descalça, pelas monjas que vivem nas clausuras do mundo inteiro e sustentam o mundo com suas orações.
Devoção Mariana
Desde seu começo, toda a Família Carmelitana tem tido uma dedicação especial pela Santíssima Virgem Maria. Realmente, os Carmelitas, em todos os tempos, têm sido conhecidos como: “Irmãos e Irmãs de Nossa Senhora do Monte Carmelo”. Então, toda a Ordem Secular deverá honrar Nossa Senhora com especial amor e devoção. Ela é um modelo de tudo aquilo que nós desejamos e esperamos ser.
Os Carmelitas sempre se colocaram sob os cuidados maternos de Nossa Senhora, chamando-A de Mãe. A Ordem desfruta de Sua ajuda especial.
O Escapulário marrom é um sinal de sua proteção , é um símbolo também da vida interior da pessoa que tem devoção por Nossa Senhora .
A Ordem Carmelita Descalça Secular nos tempos atuais
A OCDS pertence ao “tronco” do Carmelo Descalço. Somos perfeita e plenamente unidos ao Frades Carmelitas Descalços e às Monjas Carmelitas Descalças. Cada uma desses grandes ramos, que na verdade formam uma única família, possui seu carisma próprio, seu “modo” de ser e de agir no mundo e na Igreja. Cada vez mais cresce no meio dos membros da OCDS a consciência de nossa grande responsabilidade eclesial, apostólica e missionária: sermos verdadeiros carmelitas, no espírito e carisma de Santa Teresa de Jesus e de São João da Cruz, porém vivendo inseridos no mundo secular, na sociedade.
Para isso devemos estar muito bem preparados. Não é fácil, em nosso mundo secularizado, que esqueceu valores humanos e espirituais básicos, sermos legítimos carmelitas. Temos que nos “encher” do Carmelo para vivermos o carisma carmelitano em nossas vidas e famílias e, depois, levarmos esse carisma para o mundo. Falei que não é fácil, porém, não é impossível. Através da oração, da leitura e vivência da Palavra de Deus, de nossa união com a Igreja (sua doutrina, ensinamentos, sacramentos e missão), com o Carmelo Descalço (seu carisma e apostolado) e por meio de um consciente e generoso “sim” à causa do Reino de Deus, é possível ser um verdadeiro carmelita vivendo no mundo.
Assim é a OCDS: uma sociedade de fiéis leigos que se apaixonaram por Cristo através dessa “ótica” ensinada por nossos santos e santas: sermos plenamente dEle, de corpo e alma, amando-O com um amor puro e desprendido, cheios de zelo por Sua glória e desejosos de que todos O amem como Ele merece ser amado.
Marta
Solicito informações sobre o pertenc9mento a ocds
Marta.v.almeida@gmail.com
Marta
Há anos tenho encantamento pela obra de Santa Teresa. Fundei um pequeno grupo de pessoas que também a amam e juntos estudamos seus escritos. A oração é meu alimento de cada dia tal como Teresa a ensina
Tenho imenso interesse em conhecer a ocds. Segue meu e-mail
Katia simone dos santos silva
Quero conhecer a ordem terceira
ocdsadm
Boa tarde. Na aba comunidades e grupo você pode entrar com o grupo ou comunidade mais próximo de você para que você possa conhecer e se aprofundar na OCDS
Fernanda
Olá, gostaria de saber como é o processo para fazer parte da OCDS. Moro numa cidade do interior do RS, portanto acho que será necessário ser membro por correspondência (se for possível). Meu e-mail é fegirelli@gmail.com. Aguardo ansiosamente. Obrigada.
Unknown
Prezados,
Também desejo fazer parte da familia OCDS.
No aguardo do retorno,
Regina
Neusa
Gostaria de mais informações de como fazer parte da OCDS. Meu nome é Neusa e meu email: nickebevilacqua@gmail.com
Unknown
Boa tarde. Tenho muito interesse em me aprofundar e conhecer verdadeiramente esta bela ordem. Sou de da cidade de Sorocaba. Seria possível entrarem em contato? Um forte abraço. segue meu e-mail: pablohenrique.macedo@yahoo.com.br
Salve Maria
Dayanne
Olá. Gostaria muito de fazer parte dessa Fraternidade.
dayannebertrand@gmail.com
Obrigada!
Dayanne
Olá gostaria de fazer parte da fraternidade. Como faço?
dayannebertrand@gmail.com
obrigada
Dayanne
Ola gostaria de fazer parte da fraternidade. Como faço?
dayannebertrand@gmail.com
Alexandre
oi gostaria de fazer parte da OCDS, meu nome e Alexandre vieira eu moro em são Miguel do Araguaia GO meu e-mail alexandrevieira4199@gmail.com
Unknown
Olá! Gostaria de saber se temos ocds na diocese de Ourinhos, gostaria de saber maiores informações por favor entre em contato comigo! Email: Giovannigarciaa.Garcia@Gmail.com
Unknown
Olá, gostaria também de saber mais sobre como fazer partr da ocds, meu email é rebecagusmao89@gmail.com
Albert
Oi gostaria de saber como se faz para fazer parte da ocds, meu email é albert_egas@hotmail.com
*Kathy* RV
Gostaria de saber como me tornar uma secular carmelita.
Kathy.rvieira@hotmail.com
Santos
Gostaria de conhecer melhor a regra dos carmelitas seculares. Por favor enviem-me informações pelo e-mail abaixo
dossantostheu@gmail.com
Carla Cacau
Gostaria de saber se há carmelitas descalças seculares na Bahia
Roseane Webster Nogueira
Desejo ser Carmelita Descalça Secular. Gostaria de informações. Meu email roseanewebster73@hotmail.com. Obrigada.
Roseane Webster Nogueira
Desejo muito ser Carmelita Descalça Secular. Meu nome é Roseane, meu email roseanewebster73@hotmail.com. Gostaria de informações. Obrigada
Unknown
Eu me chamo Damiana, sou leiga, solteira e professora. Moro em Camaçari – Bahia. Tenho grande admiração pelos santos e santas carmelitas e já faz um tempo que me sinto atraída por este carisma. Gostaria de saber como me tornar uma secular carmelita. Meu e-mail: santosdemelo.d@gmail.com
Unknown
Boa tarde, ja ha muito tempo sinto-me muito atraido para fazer parte de alguma comunidade e aprofundar-me nos serviços para com os irmãos, desejos saber mais sobre os carmelitas descalços. Sou Aldo Ramirez de Ponta Porã MS
aldo.zerimar@hotmail.com
Unknown
Meu nome é Fatima Miguel. Sou do Estado do ES. Sou benfeitora do Carmelo de Nazaré de Cariacica, municipio do meu Estado. Atendo, no que posso, as irmãs de lá. As levo ao médico, dentista, exames etc. Sinto enorme satisfação espiritual quando estou servido-as. Precido uma ONG onde atendo a 80 crianças em situação de risco social.Sempre soube que minha vocação era servir. Gostaria de conhecer o Estatuto da Ordem. Vocês o tem? Meu email é fatimavictrix@gmail.com. Fiquem com Deus!
Unknown
rosimeresilveira.costa@hotmail.com
Maria Aguiar
Gostaria de saber como poderia participar. Meu nome é Maria Aguiar e meu e-mail é mamaguiar@hotmail.com
Grata!
Maria Aguiar
Gostaria de saber como poderia participar. Meu nome é Maria Aguiar e meu e-mail é mamaguiar@hotmail.com
Grata!
Albert
Olá gostaria de saber como fazer parte da ordem? meu email é: saturno-br@hotmail.com
Fernando Pessoa Franco
Olá, meu e-mail é fernandopessoafranco@gmail.com
Unknown
Ola irmaos! Gostaria de informações sobre como fazer parte da ordem secular, sou de Ipatinga/MG. Meu e-mail: juliana.c826@gmail.com. Obrigada!
Unknown
A meu email audahir00@gmail.com.
Unknown
Olá a irmãos desejo conhecer a ordem terceira para aprofundar a minha devoção a Virgem do Carmo.
Unknown
Olá, irmãos! Gostaria de informações sobre como pertencer à ordem secular por correspondência, sou de Nata/RN. sylvaniacalisto@yahoo.com.br
Unknown
Olá irmão, sou de Montes Claros, Minas Gerais e gostaria de receber informações sobre a ordem terceira, a respeito do vocacional, uma vez q na minha cidade não possui! certo de uma resposta, eu agradeço! meu e-mail é ricarddosm@hotmail.com
Unknown
olá irmão tudo bem, gostaria de mais informações sobre vocacional para a OCDS. sou de Montes Claros, Mg. Meu e-mail é ricarddosm@hotmail.com
Claudia Moura
Meu e-mail claudinhasoufeliz@gmail.com
Padre Mateus Antonio Pezzi
Sou Padre diocesano – Diocese de Lins SP – gostaria de ser um Carmelita Descalço Secular – mateusantoniopezzi@yahoo.com.br
RBD
Meu e-mail : rcosantos33@gmail.com sou do RJ e gostaria de conhecer a OCDS.
Giovani Carvalho
Estimado Reinaldo: saúde e paz.
Irmão, o que importa é você se perguntar: tenho vocação ou não para ser frade? Eu também, quando tinha 20-21 anos, fiz uma experiência vocacional entre os capuchinhos. Fiz o postulantado, o noviciado e fiquei alguns meses como professo simples. Mas, não tinha vocação verdadeira. Gostava (como ainda gosto) da Igreja, da Missa, da Liturgia, dos Sacramentos, da Vida dos Santos e achava que isso era sinal de ter vocação. Estava enganado. Vocação à vida religiosa é um chamado de Deus para o serviço na Igreja, como consagrado ao Senhor. Não significa "largar tudo", mas, o contrário: abraçar o mundo inteiro, a serviço do Rei e do Reino. Mesmo um monge, que entra em um mosteiro de clausura, ele não está "largando tudo", mas, ele está abraçando a vida monástica, em comunidade, com outras pessoas, para se dedicar à Igreja, quer orando por ela ou quer trabalhando pelo bem da comunidade, isto é, a serviço dos irmãos.
Para ser do Carmelo Descalço Secular (no Carmelo Teresiano não chamamos mais de "Ordem Terceira" desde o Concílio Vaticano II) você tem que se sentir chamado a ser carmelita como leigo e não como uma pessoa que tem vocação para ser frade e, por causa do trabalho, não dá. Ser carmelita secular é uma vocação ESPECÍFICA dentro da Igreja e da Ordem.
Pense bem, reze, medite e veja se você tem ou não vocação para ser carmelita leigo a serviço da Igreja e do Carmelo. Se tiver, procure uma comunidade ou grupo da Ordem. Em nosso blog existe um link que diz o nome e os endereços de todas as nossas Comunidades e Grupos da Região Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
Unknown
gostaria de saber se é possível pertencer a OCDS mesmo não tendo a presença da mesma em nossa cidade.
Unknown
Gostaria de receber a regra de vcs para ser carmelita secular em cuiaba. Gostaria de ser carmelita,mas nao posso. Sair da minha cidade,pois tomo remedio controlado. O que preciso?
Unknown
Sou Adriana, casada e gostaria de saber se há mais interessados pela OCDS aqui na Bahia, sou de Feira de Santana e gostaria de reunir pessoas com o mesmo desejo para caminharmos juntos , receber material e partilharmos as aspirações. Meu email: drica_jhs@hotmail.com. ..abraço. ..no aguardo.
Unknown
OLÁ BOM DIA!SOU ADRIANA E MORO NA BAHIA…TAMBÉM COMO MUITOS AQUI,TENHO UM GRANDE DESEJO DE PERTENCER A ORDEM TERCEIRA. SOU CASADA E DESDE QUE CONHECI O CARMELO EM 2007(QUANDO ANTES DE CASAR FIZ EXPERIENCIA DE DOIS ANOS NO CARMELO DESCALÇO)NÃO ESQUECO-ME DO QUE EM MIM FICOU IMPRESSO, E HOJE NÃO SOMENTE EU MAIS TBM MEU ESPOSO GOSTARIA DE CONHECER MELHOR ESTA ORDEM…COMO POSSO PERTENCER POR CORRESPONDENCIA?
MEU EMAIL JÁ ESTÁ CADASTRADO COM VCS: drica_jhs@hotmail.com
P.N.S.J.C
Regis Passos
quero ser um de vcs moro em itapeva sp e sinto verdadeiramente chamado a esta vida de oração e sacrificio meu fone é (15) 997568232 BRIGADU DESDE JÁ
Josi Pontes
Quero saber como posso entrar em contato com OCDS, tenho um profundo desejo de me tornar uma carmelita, porém por algumas razões não pude entrar num carmelo de clausura. Mas aqui em sorocaba não sei se há como fazer?
Unknown
A paz de Jesus!
Caríssimos, gostaria de saber se vocês tem informações sobre a OCDS em Diamantina/MG. Há muitos anos que me encanto com a espiritualidade carmelita e moro nessa cidade atualmente. Sei que tem uma igreja Nossa Senhora do Carmo e ouvi dizer que pertence à Ordem.
Meu e-mail é izabel.oliveira@hotmail.com.
Agradeço! Paz e bem!
TEDDY
Bom dia !!!
gostaria de saber mais detalhadamente como fazer parte da OCDS !!!
Meu email: teddyccmsm@hotmail.com
Grande Abraço .
Andressa Carvalho
Também gostaria de receber mais informações sobre s ordem secular, ou terciária… meu e-mail é andressa-jazz@hotmail.com aguardo, agradeço a atenção. Andressa de Jesus
ZANETE
Gostaria de saber e conhcer mais sobre a Ordem dos Camelitas Descaços Seculares.Sou viúva posso fazer parte da OCDS?Meue-mail zanetemiranda@yahoo.com.br Moro em Itumbiara GO.Aguardo contato.Obrigada.ZANETE.
Luciano Dídimo
Donizete, existe a possibilidade de pertencer a OCDS sendo membro por correspondência de alguma Comunidade. Precisamos saber qual o seu e-mail e a sua cidade para entrarmos em contato.
donizete
Caro Irmão,
Paz!
Há muito tempo desejo pertencer à OCD, mas o mesmo tempo que me chamava tbm foi passando, hoje eu sou casado, tenho dois lindos filhos e o ardente desejo de ser da familia carmelita me faz muito feliz. Quero pela graça de Deus poder estar entre os irmão pela ordem secular. Gostaria de saber como proceder para isso, fiquei sabendo que há a possibilidade de ser membro correspondente, pode me informar sobre como estar fazendo ?
Muito Obrigado.
Everton
Sou de Rondonópolis-MT Gostaria de conhecer e pertencer a OCDS. meu e-mail:ev3rt0n_franca@hotmail.com
aguardo contado.
Anônimo
Irmãos,Salve Maria.Quero conhecer a fundo a OCDS,aqui em Brasília há comunidade secular? peço entrar em contato comigo.Em Cristo por Maria,abç.Alman
e-mail: almanribeiro@uol.com.br
Unknown
Participei de um Congresso que foi realizado no Centro Teresiano de Espiritualidade em S.Roque(SP) e fiquei muito entusiasmada com a espiritualidade carmelita. Gostaria de conhecer melhor as OCDS. Sou a Carla de Osasco-SP e meu email é carladsis@gmail.com
Anônimo
Gostaria de fazer parte da família carmelitana e me consagrar como um Carmelita tenho 26 anos, gostaria de receber informações, sou de Campina Grande- PB, agradesceria respostas.
meu e-mail é paulopaxdomini@hotmail.com.
Abraços e muita PAZ.
Anônimo
gostaria de pertencer a OCDS, sou casado, estou com minha mulher doente, gostaria ate de saber se em cerimonias religiosas daria p/usar o habito carmelita, sou medico e resido em rodeio santa catarina, graTO A.C.RICARDO
Matias
Olá! Me chamo David Matias, sou seminarista diocesano. É possível eu fazer parte da terceira ordem mesmo sendo diocesano? Ah, recebi a imposição do escapulário, é verdade que indiretamente faço parte da terceira ordem?
A paz!
Anita
Olá, minhas amadas irmãs carmelitas seculares, o meu sonho é ser membro dessa ordem. Como faço para ingressar?Por favor, me respondam tá! Em Jesus e Maria,
Anita.
Meu email é anitagurgel2009@hotmail.com
Rodrigo Motα
Olá! Gostaria de saber como faço para fazer parte de uma comunidade OCDS. O meu email é: rodrigorecado@hotmail.com
Abraços!
Unknown
Há muito tempo que quero saber mais sobre a ordem secular carmelita…seria possível adquirir contato em Brasília a fim de saber mais sobre a ordem ?Desejo viver uma vida contemplativa. Portanto, gostaria de saber como, onde e quando posso vir a participar da ordem e quais são os requisitos necessários. Desde já,obrigada…Úrsula.( uk.amarjesus@gmail.com)
Fábia Maria
Olá, meu nome é Fábia. Eu tb gostaria de conhecer melhor a OCDS.
Obrigada pela atenção!
Abraços
e-mail: famasize@hotmail.com
Fábia
Olá! Me nome é Fábia e eu tb gostaria de conhecer melhor a OCDS. Moro em Ourinhos-SP. Obrigada pela atenção
e-mail é famasize@hotmail.com
Nika
também, gostaria de conhecer a OCDs…
Meu e-mail é nikapetrus@gmail.com
Estarei esperando o contato!
Alenir (Nika)
Anônimo
Gostaria de pertencer a OCDS.
Meu e-mail é cintiap@msn.com e moro em Catanduva-SP.
Aguardo contato.
Mto obrigada.
Expressão Popular
Prezados irmãos;
Sinto um forte chamado e um sonho a pertencer a ordem secular.Na minha cidade tem a presença dos carmelitas descalços, mas o horário das reuniões para os seculares é em horário de serviço, pleno dia de expediente.O meu tempo é muito curto, pois trabalho em 2 lugares e ainda devo cuidar da minha família.Gostaria de saber se há uma forma de fazer parte dos seculares por correspondência.
aguardo com ansiedade.
Meu e-mail:jdms1981@hotmail.com
Lucia F. F. Tavares
Busco viver uma vida mais comtemplativa, mesmo sendo casada, A tempos venho pedindo” Senhor, atrai-me para vós!”. Gostaria de obeter mais informações sobre a ordem terceira secular.Tenho grande admiração e amor por Santa Tereza,São João da Cruz e outros carmelitas. Sou da cidade de Botucatu- SP.
Meu email: llufigueiredo@hotmail.com
Aguardo resposta
Salve Maria!
Lucia.
Luciano Dídimo
Rafael, você pode pertencer a OCDS sendo membro por correspondência de alguma Comunidade. Precisamos saber qual o seu e-mail e a sua cidade para entrarmos em contato.
Rafael
gostaria de saber se é possível pertencer a OCDS mesmo não tendo a presença da mesma em nossa cidade.
Anônimo
gostaria de saber mais sobre a ordem secular,acabei de le: o carmelo,uma proposta de vida do fre patricio,e queria me aprofundar mais sobre a ordem secular.
Desde ja agradeço a atenção!
email:nathalia12carvalho@hotmail.com
Nathalia
Luciano Dídimo
Solange, para entrarmos em contato com você, é preciso que você nos deixe o seu e-mail, já que seus comentários estão saindo como “anônimo”. Abraços
Anônimo
gostaria de conhecer mais sobre a ordem secular, pois me intereçou muito,ansiosa espero resposta, para se for da vontade de Deus poder compartilhar da vida da ordem terceira. Solange