Congresso Internacional centrado em Edith Stein

Congresso Internacional centrado em Edith Stein

Impacto da mística no pensamento contemporâneo
em um congresso organizado em Ávila que se centrará em Edith Stein

Por Miriam Díez i Bosch

ÁVILA, quarta-feira, 9 de julho de 2008 (ZENIT.org).-

Ávila será a sede do primeiro Congresso Internacional «Mística e pensamento contemporâneo», que acontecerá de 24 a 27 de setembro de 2008 no Centro Internacional Teresiano Sanjuanista, promotor do «Instituto Internacional da Mística», já conhecido como «Universidade da Mística».
O congresso terá como principal protagonista a filósofa, carmelita descalça, mártir e co-padroeira da Europa, Santa Edith Stein (1891-1942), e à sua recepção entre os filósofos mexicanos.
«A idéia é começar ou continuar um diálogo proveitoso entre pensamento e mística, ou seja, ver em que medida o pensamento humano não é alheio à experiência autêntica de Deus, mas sim que é favorecido e enriquecido por ela», comenta à Zenit o diretor do Centro Internacional Teresiano, o professor Javier Sancho Fermín, ocd.
Esse carmelita descalço sugere que o fato de «estabelecer um diálogo entre filosofia e mística visa a unificar o homem para levá-lo à sua verdadeira plenitude».
«Esse primeiro congresso internacional quer colocar algumas bases para esse diálogo e se projeta como uma atividade que terá continuidade no futuro», aponta.
«Também queremos que seja um espaço onde se compartilham experiências de diversos países do mundo», observa.

O congresso quer combinar a mística e a filosofia, não só de um ponto de vista intelectual, mas também basear-se na experiência.
«O Congresso está aberto a todos os interessados e se buscará criar um clima de encontro, de fraternidade e de oração: não só teoria, mas uma realidade viva e experiencial», acrescenta o professor Sancho.
O Congresso está organizado por esse centro de estudos em Ávila e também pela Ordem dos Carmelitas Descalços. O prepósito geral, Pe. Luis Aróstegui Gamboa, pronunciará a conferência inaugural na quarta-feira, 24 de setembro, intitulada «Um encontro necessário: filosofia e mística».
Entre outras conferências, destaca-se «A recepção da mística nos filósofos do século XX», por parte do professor Francesc Torralba, da Universidade Ramón Llull, de Barcelona, e «Mística para o século XX: mística e profecia», do professor e especialista em mística e fenômeno religioso Juan Martín Velasco.
Entre as comunicações ao congresso haverá espaço para refletir sobre a obra de Edith Stein, Simon Weil, María Zambrano, Gabriel Marcel ou o Mestre Eckard, entre outros.
Como ampliação deste congresso, de 2 a 5 de outubro se celebrará outro congresso em alemão, em colaboração com a Universidade de Munique, com o tema «Da ciência à mística».

Fonte: Zenit

Post a Comment