Liturgia – 03 de Março – 3a-FEIRA DA 1a. SEMANA DA QUARESMA

Liturgia – 03 de Março – 3a-FEIRA DA 1a. SEMANA DA QUARESMA

Cor litúrgica: roxo

Ofício do dia de semana do Tempo Quaresmal
Liturgia das Horas: 37-1013-93
Oração das Horas: 273-790-293

Leituras: Is 55,10-11 – Sl 33(34) – Mt 6,7-15
“Quando orardes, dizeis: Pai nosso que estás nos céus…”
A primeira expressão da oração que Jesus nos ensinou foi o núcleo de sua mensagem:

Deus é nosso Pai.

“Tudo isto é teu e tudo para ti. Não te rebaixes , nem
atentes as migalhas caídas da mesa de teu Pai.”
São João da Cruz – D 26

Cartas de Santa Teresa de Jesus no dia 03

1582 – C.417 – Ao Padre Nicolas Doria, em Madrid – Sente “dissabor” por estar sem este religioso, e desculpa ao Padre Gracián por lhe ter dado novo cargo. Em que consiste o acerto em governar. “Não se faça de escrupuloso.”

1582 – C.418 – Às Irmãs Isabel de La Trinidad e Maria de São José, em Palencia. Agradece às duas irmãs terem renunciado à sua legítima em favor da fundação de Burgos. Grande obra fizeram! Elenita de Tolosa , irmã de ambas, será Descalça.

SANTO DO DIA

São Marino era oficial do exército imperial em Cesaréia da Palestina. Devido a sua bravura fora nomeado centurião romano, cargo esse bastante almejado. Enquanto se aguardava a cerimônia da entrega da vara da videira, quando se concretizaria a promoção, um dos pretendentes ao cargo o acusou de ser cristão. O fato ocorreu por volta do ano 260, quando a Igreja de Cristo era bastante perseguida. São Marino teve o apoio do bispo Teotecno, que o incentivou a perseverar na fé, embora isso lhe custasse a vida. O bispo, diante do altar apresentou-lhe uma espada e a Bíblia pedindo-lhe que escolhesse. São Marino, com segurança, escolheu a Bíblia e, diante das autoridades, afirmou ser cristão. Estava presente na execução outro cristão, o senador Astério, que o incentivou a permanecer firme em sua decisão. Logo após o martírio, Astério tomou seu corpo a fim de lhe dar uma sepultura digna, embora soubesse que esse gesto também lhe custaria a vida, como de fato aconteceu. Dessa maneira, São Marino divide com Astério a honra do martírio por ser seguidor de Cristo.

Post a Comment