
Liturgia – 21 de setembro – SÃO MATEUS, Apóstolo e Evangelista

Cor litúrgica: Vermelho
Ofício festivo do Comum dos Apóstolos
Liturgia das Horas: 1298-1561-599
Oração das Horas: 1374-1479-777
Leituras: Ef 4,1-7.11-13 – Sl 18(19) – MT 9,9-13
“Jesus disse a Mateus: Segue-me.”
Cada um tem o seu momento de se empenhar pelo serviço do reino de Deus, seja para qual vocação for chamado.
Festa de São Mateus, Apóstolo e Evangelista. Também chamado Levi, filho de Alfeu, é o publicano de Cafarnaum que respondeu ao chamado de Jesus, deixando tudo para o seguir. A tradição é unânime em reconhecer nele o autor do primeiro Evangelho, ao menos em sua primitiva redação aramaica.
SANTO DO DIA
Santa Efigênia
Hoje também nossa Igreja comemora o dia de Santa Efigênia que segundo historiadores, Santa Efigênia foi filha de Eglipo, rei da Etiópia e da rainha Ifianassa. Segundo consta, esta ilustre familia real foi convertida pelo Apóstolo Mateus e quando o rei Eglipo morreu, o príncipe reinante quis casar-se com Efigênia, que recusou tal pedido por desejar entregar-se inteiramente a Deus. O príncipe inconformado, solicitou que São Mateus intercedesse junto à princesa para que reconsiderasse o seu pedido de casamento, no que o apóstolo recusou-se terminantemente a fazer. E não só isso. Numa grande solenidade, consagrou Efigênia, juntamente com suas companheiras a Deus. O príncipe indignado mandou executar São Mateus. O Martirológio refere-se a ela dizendo: Na Etiópia, Santa Efigênia, virgem, batizada e consagrada a Deus pelo bem-aventurado Mateus, Apóstolo, acabou santamente os seus dias. Efigênia entristecida com o mártirio de São Mateus, vendeu todos os seus bens e mandou construir um suntuoso templo em honra do Apóstolo. Efigênia morreu bem idosa, vendo o Evangelho espalhar-se pelos reinos vizinhos. Perto de Noba havia um reino chamado Abissínia. Seu rei era Elesbão, que também se converteu a fé Cristã. O duplo triunfo sobre a voracidade das chamas fez de Santa Efigênia ADVOGADA CONTRA INCÊNDIOS E PROTETORA DA MORADIA. Sendo muito ligada a São Mateus, a quem deve sua conversão. Esta devoção começou entre os Carmelitas de Cádiz, na Andaluzia. Dessa região espanhola passou a Portugal e de lá ao Brasil. Por ser africana, Santa Ifigênia logo despertou a atenção e o amor do sofrido povo negro, que começou a receber abundantes graças, por sua poderosa intercessão. Possa o exemplo e testemunho dessa primeira Santa africana incentivar, entre nós, um conhecimento mais profundo da pessoa e da mensagem de Jesus que para nós, seus discípulos, é, foi, e será para sempre, CAMINHO, VERDADE, E VIDA.
Senhor, a exemplo de Santa Efigênia, concedei-nos a graça de testemunhar o vosso amor por nós nas coisas mais simples de nosso dia-a-dia ou quando nossa fé for provada pelas adversidades, pela dor e sofrimento. Amém.
“Sendo santo, sentes que te ama e te agracia com santidade.”
São João da Cruz – Ch 3,6
“São poucos os verdadeiros contemplativos que eu não veja animados e determinados a sofrer, porque a primeira coisa que Deus faz por eles, se forem fracos, é incutir-lhes ânimo e tirar-lhes o medo de padecer.”
Santa Teresa de Jesus – C 18,2