Liturgia – 01 de novembro – TODOS OS SANTOS

Liturgia – 01 de novembro – TODOS OS SANTOS

TODOS OS SANTOS

Cor litúrgica : Branco

Ofício solene próprio
Liturgia das Horas: 1423-580
Oração das Horas: 1424-764

Leituras próprias: Ap 7,2-4.9-14 – Sl 23(24) – 1Jo 3,1-3 – Mt 5,1-12a
“Bemaventurados os que promovem a paz, porque serão chamados

filhos de Deus.”
Esta solene declaração constitui a abertura do discurso, no qual propõe o estilo de vida que se faz presente com a chegada do Reino.

Solenidade de Todos os Santos , multidão de batizados de todas as raças, línguas, povos e nações, glorificados para todo o sempre junto a Cristo que é o “único Santo”.

Hoje a Igreja universal celebra a festa daqueles que se comprometeram com Deus Pai, com o seu Reino de bondade, de justiça e de amor e, em nome Jesus Cristo, se comprometeram de maneira radical, também, com os seus semelhantes. Por isso, nesta festa, todo o povo cristão é convidado a entrar em comunhão com Deus e com todo o homem de boa vontade.Como Jesus de Nazaré, somos convidados a fazer de nossa vida uma eucaristia, uma oferenda viva. Na Igreja antiga, os santos eram entregues às chamas, às feras, às torturas cruéis. Hoje, também, milhares de santos são entregues à morte, são torturados pela fome, pelo desemprego, pela doença, e silenciados pela repressão, pela intimidação, pelas ameaças de morte dos que se julgam senhores deste mundo. Mas é nas entranhas dos que sofrem, dos aflitos, dos esquecidos, que germinam, nascem e dão fruto as sementes do Evangelho de Jesus Cristo. Desta maneira, a festa de hoje é também a festa dos santos dos nossos dias, essa numerosa multidão cujo testemunho vivo é fonte perene de renovação para a Igreja.

“Considera que Deus só reina numa alma pacífica e desinteressada.”
São João da Cruz – D 69

“Entendamos, filhas minhas, que a verdadeira perfeição é o amor de Deus e ao próximo. Quanto mais fielmente guardamos esses dois mandamentos, tanto mais perfeitas seremos.”
Santa Teresa de Jesus – M 1,2,17

Post a Comment