Novena de Santa Elisabete da Trindade – 8º Dia

Novena de Santa Elisabete da Trindade – 8º Dia

Tema: A Grandeza da nossa vocação

Período: 30 de outubro a 07 de novembro de 2025

 

Em nome do Pai…

É importante que nesses dias de novena você se programe para ter um local e um horário fixos para viver esse momento. Peça ao Espírito Santo essa graça…ore comigo: vem Espírito Santo ao meu coração e me concede a graça da fidelidade na oração para que eu possa viver os dons que Deus tem reservado para mim nesses dias de novena…

Ave Maria

Pai Nosso


POEMA 109 DE SANTA ELISABETE DA TRINDADE

 

Ó Senhor, eu queria derramar-me em Teu seio

Como uma gota d’água em um mar imenso.

Digna-Te destruir em mim o que não é divino

Para que minha alma, livre, se lance em Teu Ser.

É preciso que eu penetre neste lugar espaçoso,

Nesse abismo insondável e no profundo mistério

Para amar-Te, ó Jesus, como Te amam nos Céus,

Sem que nada de fora possa me distrair.

Amém. ( P 109)

 

Meditando com a Santa

 

8º dia – Sê firme na fé

Ao escrever para sua amiga Francisca (carinhosamente chamada de “Framboesa”), Santa Elisabeth a lembra da necessidade de se guiar pela fé, dizendo: “ Sê firma na fé, ou seja, age somente sob a luz de Deus, nunca segunda a imaginação. Acredita que Ele te ama, que Ele próprio quer ajudar-te nas lutas que tens a enfrentar. Crê em seu amor, seu excessivo amor, como diz São Paulo: nutre tua alma com os grandes pensamentos de fé, que lhe revelam toda a sua riqueza e o fim para o qual Deus a criou”.

A fé é a virtude teologal que nos leva a confiar naquilo que Deus nos revelou, sendo que o ponto principal de Revelação é o amor que Deus tem por nos. Crer que Deus nos ama é o ponto principal de nossa vida espiritual, isso nos leva a querer corresponder ao amor de um Deus tão bom. A confiança nesse amor nos dá forças para superar nossas fraquezas, pois sabemos que Deus não nos abandona.

Elisabeth nos avisa para não se deixar guiar pela imaginação, pois são João da Cruz já alertava: “quem aspira unir-se a Deus não há de ir entendendo nem se apoiando em seus sentimentos e imaginação, mas há de crer simplesmente no infinito ser divido” (Subida, pg. 192). A imaginação não consegue abarcar toda a grandeza divina, e muitas vezes leva ao apego as criaturas, pois confunde imagens do que é criado com o próprio criador.

Outro perigo que ela pode causar é gerar dúvidas. Lembremos do quanto Santa Teresinha sofreu no último ano de sua vida pelas tentações contra a fé, pois a imaginação lhe sugeriu que o Céu não existia; ela repeliu essas imaginações professando sua fé ao Senhor, de modo que pode dizer : “Acho que fiz mais atos de fé de um ano para cá, do que durante toda a minha vida” (Manuscrito C, pg. 185). É nos momentos de dúvidas e de aridez que a fé vem nutrir a alma, pois ela traz e certeza de que Deus não abandona seus filhos, mesmo em momentos de turbulência.

Que Santa Elizabeth nos ajude a ter uma fé inabalável no amor de Deus, e que nenhum questionamento da imaginação nos faça duvidar do quanto Ele nos ama.

Reflita em seu coração: tenho cultivado a certeza do amor de Deus por mim? Tenho seguido os caprichos que a imaginação produz, ou tenho confiado no amor de Deus?

Oração Final

 

 Desejo habitar em tua fornalha de amor, sob a irradiação da luz da Tua face, e viver só de Ti, como na Divina Morada! Nessa doce paz que nenhum bem supera, é ali que se dará a transformação. Ali me tornarei como outro Tu mesmo, sob a condição de ter tudo perdido, por Ti, Beleza Suprema. Já não vivemos em nós quando amamos de verdade, pois sentimos a necessidade de esquecer- nos sem cessar. O coração só tem repouso e descanso depois que encontrou o objeto de sua ternura. Eis porque, Jesus, em meu amor por Ti, não desejo senão Tua Santa presença. A todo instante do dia quero sair de mim e somente sob teu olhar, imolar-me em silêncio.

Amém.

Santa Elisabete da Trindade, rogai por nós!

 

Comissão de Espiritualidade, Província São José

Ana Catarina da Santíssima Trindade, ocds

Frei César Cardoso, ocd

 

Referência Bibliográfica

 

  1. Elisabete da Trindade, Obras Completas; Ed. Loyola e Carmelitanas, SP, 2022. A Grandeza da Nossa Vocação, pg. 103 – 109
  2. Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face; Obras completas, Ed. Paulus, SP. 2018. História de uma Alma, pg. 185 .
  3. Da Cruz, João, Obras Completas. Ed. Vozes, RJ. 2002. Subida do Monte Carmelo, pg. 192.

Post a Comment