Novena de Santa Elisabete da Trindade – 7º Dia

Novena de Santa Elisabete da Trindade – 7º Dia

Tema: A Grandeza da nossa vocação

Período: 30 de outubro a 07 de novembro de 2025

 

Em nome do Pai…

É importante que nesses dias de novena você se programe para ter um local e um horário fixos para viver esse momento. Peça ao Espírito Santo essa graça…ore comigo: vem Espírito Santo ao meu coração e me concede a graça da fidelidade na oração para que eu possa viver os dons que Deus tem reservado para mim nesses dias de novena…

Ave Maria

Pai Nosso


POEMA 109 DE SANTA ELISABETE DA TRINDADE

 

Ó Senhor, eu queria derramar-me em Teu seio

Como uma gota d’água em um mar imenso.

Digna-Te destruir em mim o que não é divino

Para que minha alma, livre, se lance em Teu Ser.

É preciso que eu penetre neste lugar espaçoso,

Nesse abismo insondável e no profundo mistério

Para amar-Te, ó Jesus, como Te amam nos Céus,

Sem que nada de fora possa me distrair.

Amém. ( P 109)

 

Meditando com a Santa

 

7º dia –  Aqueles que Ele justificou, também os glorificou.

 

Ao meditar as palavras de São Paulo – “E aos que justificou a estes também glorificou” (Romanos 8:30) – Santa Elisabete da Trindade recorda o amor de predileção que Deus tem por nós. Ela diz que ao “contemplarmos a nossa eterna predestinação, as coisas visíveis parecem ser tão desprezíveis…” . Tudo parece efêmero quando contemplamos à imensidão do amor de Deus. Então, como entender e corresponder a esse amor que Deus tem por nós?  Por que Aquele que é Eterno e Supremo Bem desce o olhar para nossa mísera alma? Santa Elisabete nos ensina que “o Todo- Poderoso precisa descer para transbordar as ondas de seu amor. Ele procura um coração que queira compreendê-lo, E é nele que fixa sua morada. Em seu amor, esquecendo a distância, Ele sonhou com a divina união. Do fundo do céu, ei-lo que se lança para consumar a todo instante a fusão” (P. 91). Assim, como Santa Teresinha do Menino Jesus (Manuscrito A, 3r), Santa Elisabete compreende que só o amor é capaz de abaixar-se até as míseras almas.

Como é belo e singelo o amor de Deus que toca a alma humana e a transforma numa cela límpida para se dar este encontro de amizade. É na consumação deste doce encontro, da nossa miséria com a Misericórdia de Deus, que se dá a purificação, a justificação e a preparação para a glória que nos aguarda na eternidade. Oh, Divino mistério de amor! Como corresponder a tão sublime amor? Os nossos santos carmelitas ensinaram que nós devemos reconhecer o nosso nada e pedir a graça de corresponder a esse amor, trilhando o caminho de perfeição com a “determinada determinação”, como nos exorta a nossa Santa Madre. Sem desanimar e com os olhos fixos na cruz, amando cada vez mais Àquele que nos deu à vida, desejando com todo o nosso coração habitar a morada eterna e participar da glória celeste.

Oração Final

 Desejo habitar em tua fornalha de amor, sob a irradiação da luz da Tua face, e viver só de Ti, como na Divina Morada! Nessa doce paz que nenhum bem supera, é ali que se dará a transformação. Ali me tornarei como outro Tu mesmo, sob a condição de ter tudo perdido, por Ti, Beleza Suprema. Já não vivemos em nós quando amamos de verdade, pois sentimos a necessidade de esquecer- nos sem cessar. O coração só tem repouso e descanso depois que encontrou o objeto de sua ternura. Eis porque, Jesus, em meu amor por Ti, não desejo senão Tua Santa presença. A todo instante do dia quero sair de mim e somente sob teu olhar, imolar-me em silêncio.

Amém.

Santa Elisabete da Trindade, rogai por nós!

Comissão de Espiritualidade, Província São José

Graciele da Trindade Santa, ocds

Frei César Cardoso, ocd

Referência Bibliográfica

  1. Carta de São Paulo aos Romanos 8:30.
  2.  
  3. Elisabete da Trindade, Obras Completas; Ed. Loyola e Carmelitanas, SP, 2022. Em um humilde e pobre estábulo. P. 710.
  4. Santa Teresinha do Menino Jesus. História de uma alma. Manuscrito A. Obras completas. Paulus, 2018. P. 50.

Post a Comment