Novena de Santa Elisabete da Trindade – 6º Dia

Novena de Santa Elisabete da Trindade – 6º Dia

Tema: A Grandeza da nossa vocação

Período: 30 de outubro a 07 de novembro de 2025

 

Em nome do Pai…

É importante que nesses dias de novena você se programe para ter um local e um horário fixos para viver esse momento. Peça ao Espírito Santo essa graça…ore comigo: vem Espírito Santo ao meu coração e me concede a graça da fidelidade na oração para que eu possa viver os dons que Deus tem reservado para mim nesses dias de novena…

Ave Maria

Pai Nosso


POEMA 109 DE SANTA ELISABETE DA TRINDADE

 

Ó Senhor, eu queria derramar-me em Teu seio

Como uma gota d’água em um mar imenso.

Digna-Te destruir em mim o que não é divino

Para que minha alma, livre, se lance em Teu Ser.

É preciso que eu penetre neste lugar espaçoso,

Nesse abismo insondável e no profundo mistério

Para amar-Te, ó Jesus, como Te amam nos Céus,

Sem que nada de fora possa me distrair.

Amém. ( P 109)

 

Meditando com a Santa

 

6o dia –   Cumpro em minha carne o que falta à Paixão de Cristo?

 

Quão grande é a nossa vocação! Quantas riquezas de possibilidades de entrar no caminho do Senhor e nos aproximarmos Dele da mais diferentes maneiras ao qual Ele nos convida. De entrarmos em nossas misérias e sombras e sabermos que somos amados porque assim Ele o quis! E nessa compreensão desse amor misericordioso, enchermos nosso coração de Esperança e vida!  Santa Elizabete nos disse em sua carta 272: “Cumpro em minha carne o que falta à Paixão de Cristo por seu corpo, que é a Igreja! Isso é o que fazia o apóstolo Paulo. Esse pensamento me persegue e confesso-te que sinto uma alegria íntima e profunda ao pensar que Deus me escolheu para associar-me à Paixão do Seu Cristo e o caminho do Calvário que sigo a cada dia, parece-me antes, o caminho de beatitude. Nunca vistes as imagens que representam a morte ceifando com uma foice? Bem, é meu estado! Parece-me que sinto destruir-me assim…Para a natureza, às vezes é penoso, e garanto-te que se eu ficasse aqui, só sentiria minha covardia no sofrimento…Mas isso é o olhar humano! Rapidamente abro o olhar humano, sob a luz da fé, e a fé me diz que é o amor que me destrói, que me consome lentamente, e minha alegria é imensa e entrego-me a Ele como uma presa!

Hoje, nesse sexto dia de reflexão com Elisabete da Trindade, vamos adentrar nesse mistério com ela. Sinto em minha carne o que falta à paixão de Cristo? O que falta à Paixão de Cristo? Podemos pensar que ela já foi completa, não precisa mais nada. Mas, o amor que o temos deve nos levar a compreender que, como membros de Seu corpo, vivemos e passamos tudo o que Ele viveu e passou. Vida, paixão, morte e ressureição. Sentir em minha carne o que falta à sua cruz é compreender que sou um Cristo e que as dores e sofrimentos vividos são caminhos, são salvação. Embora dor, são alegrias. É dizer sim ao plano de Deus em minha vida mesmo contrariando meus desejos. É deixar o grão de trigo morrer para germinar… é associar-me com Cristo de tal maneira que já não sei mais quem sou eu ou quem é ele… onde eu começo e onde Ele termina, porque é uma fusão de amor! ..e no meu sim saber que toda a humanidade será beneficiada. Reflita sobre isso no dia de hoje e peça ao Espírito Santo que você mergulhe nesse mistério e que o viva.

Oração Final

 

 Desejo habitar em tua fornalha de amor, sob a irradiação da luz da Tua face, e viver só de Ti, como na Divina Morada! Nessa doce paz que nenhum bem supera, é ali que se dará a transformação. Ali me tornarei como outro Tu mesmo, sob a condição de ter tudo perdido, por Ti, Beleza Suprema. Já não vivemos em nós quando amamos de verdade, pois sentimos a necessidade de esquecer- nos sem cessar. O coração só tem repouso e descanso depois que encontrou o objeto de sua ternura. Eis porque, Jesus, em meu amor por Ti, não desejo senão Tua Santa presença. A todo instante do dia quero sair de mim e somente sob teu olhar, imolar-me em silêncio.

Amém.

Santa Elisabete da Trindade, rogai por nós!

 

Comissão de Espiritualidade, Província São José

Ana Catarina da Santíssima Trindade, ocds

Frei César Cardoso, ocd

 

Referência Bibliográfica

 

  1. Elisabete da Trindade, Obras Completas; Ed. Loyola e Carmelitanas, SP, 2022. A Grandeza da Nossa Vocação, pg 103 – 109
  2.  1.     Teresa de Jesus; Obras completas, Ed. Loyola, SP. 1995. Caminho de Perfeição 17,6.

    2.     Da Cruz, João, Obras Completas. Ed. Vozes, RJ. 1972. Ditos de Luz a Amor, 94.

Post a Comment