Novena de São João da Cruz – 1º Dia

Novena de São João da Cruz – 1º Dia

Estamos iniciando hoje esse tempo de novenário a São João da Cruz, nosso fundador. A província São José da Ordem Carmelita Descalço Secular orienta e solicita a todos nós Carmelitas Seculares que dediquemos especial atenção a esse tempo, buscando encontrar um local e uma hora apropriados para entrarmos em oração e bebermos das graças que o Espírito Santo tem reservado a cada um de nós nesse tempo. Também para mergulharmos um pouco mais no conhecimento e na vivência mística do nosso grande Santo, São João da Cruz e tudo que ele tem para nos ensinar nesse dia. Por isso, coloque-se em postura de oração e aproveite esses nove dias de profunda oração e recolhimento.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Ave Maria…

Pai Nosso…

1o dia: “Nega teus desejos e encontrarás o que deseja o teu coração. Como sabes se teu apetite é conforme a Deus?” ( DT 15)

Oração Inicial

Senhor Deus, Amado meu! Se ainda te recordas dos meus pecados, para não fazeres o que ando pedindo, faze neles Deus meu, a tua vontade, pois é o que eu mais quero: exerce neles a tua bondade e misericórdia, e serás neles conhecido. E, se esperas por obras minhas, para, por meio delas, me concederes o que te rogo, dá-mas tu, e opera-as tu por mim, e venham também as penas que quiseres aceitar, e faça-se. Mas se pelas minhas obras não esperas, por que esperas, clementíssimo Senhor meu? Por que tardas? Porque, se, enfim, há de ser graça e misericórdia o que em teu Filho te peço, toma os meus parcos haveres, pois os queres, e dá-me este bem, pois que tu também o queres.

Quem se poderá libertar de seu baixo modo de agir e de sua condição imperfeita, se não o levantas tu a ti em pureza de amor, Deus meu?

Como se elevará a ti o homem gerado e criado em baixezas, se tu o não levantares, Senhor, com a mão com o fizeste?

Não me tirarás, Deus meu, o que uma vez me deste em teu único Filho Jesus Cristo, em quem me deste tudo quanto quero; por isso folgarei, pois não tardarás, se eu confiar.

Por que tardas em esperar, ó minha alma, se desde já podes amar a Deus em teu coração?

O céu é meu e minha a terra, meus são os homens, os justos são meus e meus os pecadores. Os anjos são meus, e a Mãe de Deus e todas as coisas são minhas. O próprio Deus é meu e para mim, porque Cristo é meu e todo para mim. Que pedes pois e buscas, ó minha alma? Tudo isto é teu e tudo para ti.

Não te rebaixes nem atentes nas migalhas caídas da mesa de teu Pai.

Meditação

Nesse primeiro dia de novena, São João da Cruz vem nos formar e nos convidar a nos unirmos mais a Deus entregando a Ele nossos desejos, negando-os, pois não sabemos se eles estão conforme a Sua santa vontade. E uma pergunta ressoa: como saber se nossos desejos são os desejos de Deus? É uma resposta difícil!. Uma coisa sabemos,: estar em sua Santa Vontade principia em estar em obediência aos Seus mandamentos.

O que deseja nosso coração, às vezes é lícito mas não está centrado no agir de Deus para nós. E nesse itinerário de busca, se assim o desejamos, São João da Cruz nos indica o caminho: nega os teus desejos.

Isso pode parecer algo difícil…por vezes impossível! Mas fiquemos confiantes nas promessas do Senhor para aqueles que o buscam sem medo e se abandonam!

Coloquemos diante do Senhor nossos medos e permitamo-nos  abandonar e deixar que Deus nos dê a graça de nos abandonarmos  de nós mesmo para que Deus venha nos possuir. Assim, encontraremos o que busca o nosso coração, no mais íntimo de nossa alma. É nesse lugar que brota a Paz como um rio, a verdadeira felicidade e consolo da alma.

Fechemos nossos olhos e oremos…. e silenciemos a alma diante do nosso Grande Deus… Ele deseja fazer sua alma enamorada Dele e te dar a possuir todos os bens da terra!

 

Oração Final

Ó Deus que guiastes São João da Cruz à santa Montanha que é Cristo, através da noite escura da renúncia e do amor ardente à Cruz, concedei-nos segui-lo como mestre de vida espiritual e como ele possamos colocar amor onde não há amor para encontrarmos amor e assim em meio às dificuldades da vida possamos atingir a plenitude do amor a Vós e aos irmãos para um dia contemplar eternamente a vossa glória no Céu.
Amém.

São João da Cruz, rogai por nós!

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Referência Bibliográfica

 

  1. João da Cruz, Obras Completas. Ed. Vozes. RJ, 2002. Ditos de Luz e amor .

 

Ana Catarina da Santíssima Trindade, ocds

Comissão de Espiritualidade – Província São José

2 Comments

  • Albino Duque
    06/12/2024

    Amei
    Obrigado
    Fui muito tocado
    Sigamos juntos os passos de Jesus rumo ao céu!

  • Anônimo
    05/12/2024

    Linda novena. Como é lindo ser carmelita. Docilidade até no tom de voz….

Post a Comment