Meditação
São Tiago nos escreveu: “ de que adianta irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso sua fé pode salvá-lo? Se a um irmão faltarem roupas e alimento cotidiano, e algum de vós lhe disser: “Ide em paz”, mas não lhe der o necessário para o corpo, de que lhes aproveitará? Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesmo.” ( Tg 2, 14-17)
Santa Teresa de Jesus, nossa fundadora, nos disse em sua obra Castelo Interior ou Moradas, nas Sétimas moradas: “ Obras quer o Senhor”
Nossa vida deve ser um equilíbrio perfeito entre o ser de Marta e Maria, entre o fazer e o pensar orante. A oração dá o significado da ação e essa é a obra mística de Deus em nós. Na Evangeli Gaudiun , o Papa Francisco nos exorta: “Sem momentos prolongados de adoração, de encontros orantes com a palavra, de diálogo sincero com o Senhor, as tarefas facilmente se esvaziam de significado, quebrantando-nos com o cansaço e as dificuldades e o ardor se apaga.” (cf. EG 262).
Nesse oitavo dia de novena, peçamos a intercessão de Santa Teresinha pelo nosso equilíbrio interior, a fim de sairmos do ativismo infrutífero como também da fuga existencial nos pensamentos e que, a modelo do Cristo que orava e servia, possamos ser missionários audazes, com o sacrifício da própria vida em oblação a Deus.