QUINTO DIA
Apresentação de Jesus no Templo
ORAÇÃO INICIAL
Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo, amém!
Oh, quisera cantar, Maria, porque te amo. Porque Teu nome dulcíssimo faz bater meu coração. E porque o pensamento de tua grandeza suprema não poderia à minha alma inspirar o temor, se eu te contemplasse na tua sublime glória. E, ultrapassando o brilho de todos os bem aventurados, eu não poderia crer que fosse tua filha. Diante de Ti, ó Maria, eu baixaria os olhos! Amém PN 54-1
Faça seu pedido!
PALAVRA DE DEUS
Quando se cumpriu o tempo da sua purificação, segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor, conforme está escrito na Lei do Senhor: «Todo o primogénito varão será consagrado ao Senhor» e para oferecerem em sacrifício, como se diz na Lei do Senhor, duas rolas ou duas pombas. Ora, vivia em Jerusalém um homem chamado Simeão; era justo e piedoso e esperava a consolação de Israel. O Espírito Santo estava nele. Tinha-lhe sido revelado pelo Espírito Santo que não morreria antes de ter visto o Messias do Senhor. Impelido pelo Espírito, veio ao templo, quando os pais trouxeram o menino Jesus, a fim de cumprirem o que ordenava a Lei a seu respeito. Lc 2, 22-27
MEDITANDO COM SANTA TERESINHA
Ó Virgem Imaculada, és tu minha doce estrela.
Que me dá Jesus e que me une a Ele.
Ó Mãe, deixa-me repousar sob teu véu
Só por hoje! ( PN. 5,11)
“Eu imagino minha alma como um terreno livre e rogo á Santíssima Virgem para retirar os escombros que poderiam impedi-lo de ser livre; em seguida, suplico-lhe para que ela mesma construa uma vasta tenda digna do Céu, para orná-la com seus próprios enfeites e, depois, convido todos os santos e anjos para virem fazer um magnífico concerto.”( MA. 79v-80r)
REFLEXÃO
Santa Teresinha entendeu que andar nos passos de Maria é andar nos passos de Deus. Ao apresentar o Menino Jesus no Templo, foi cumprida as escrituras. A apresentação no Templo de fato exprime a alegria da consagração e extasia o velho Simeão. Registra também a profecia do “sinal de contradição” que o Menino será para Israel e da espada que transpassará a alma da Mãe. ( cf. RVM 20). A obediência de Maria faz cumprir a lei de Deus. Aqui, mais uma vez, Maria apresenta Jesus ao mundo. Leia novamente os versos de Santa Teresinha e ore com eles, pedindo ao Espírito Santo que abra seu coração para receber Jesus…e se una a Ele em Espírito e Verdade, e que Ele faça da sua alma um terreno livre.
ORAÇÃO FINAL
Senhora do Carmo, ensinai-nos a dizer “sim” à vontade de Deus. Ajudai-nos a ver nos acontecimentos a mão providente do Pai. Dai-nos a capacidade para o louvar por nos ter escolhido. Ensinai-nos com a vossa compaixão prática a estar atentos às necessidades dos irmãos. Pegai na nossa mão e levai-nos a seguir sempre Jesus, tal como vós o fizestes até ao Calvário. Fazei que vivamos sempre na unidade para que sejamos a vossa Família que muito amais.
Nossa Senhora do Carmo, Rogai por nós!
Ana Catarina da Santíssima Trindade, OCDS
Maria de Jesus Crucificado, OCDS
Comissão de Espiritualidade
Província São José
RAIMUNDO SOARES
Que a minha alma seja esse terreno livre e fértil para receber as sementes da Boa Nova e dar muitos frutos. Amém! Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!