Novena a Nossa Senhora do Carmo 2023 – Meditações dos mistérios do Rosário – 4º Dia

Novena a Nossa Senhora do Carmo 2023 – Meditações dos mistérios do Rosário – 4º Dia

QUARTO DIA

O Nascimento de Jesus

 

ORAÇÃO INICIAL

 

Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo, amém!

Oh, quisera cantar, Maria, porque te amo. Porque Teu nome dulcíssimo faz bater meu coração. E porque o pensamento de tua grandeza suprema não poderia à minha alma inspirar o temor, se eu te contemplasse na tua sublime glória. E, ultrapassando o brilho de todos os bem aventurados, eu não poderia crer que fosse tua filha. Diante de Ti, ó Maria, eu baixaria os olhos! Amém  PN 54-1

 

Faça seu pedido!

 

PALAVRA DE DEUS

 

Por aqueles dias, saiu um édito da parte de César Augusto para ser recenseada toda a terra. 2Este recenseamento foi o primeiro que se fez, sendo Quirino governador da Síria.

3Todos iam recensear-se, cada qual à sua própria cidade. 4Também José, deixando a cidade de Nazaré, na Galileia, subiu até à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e linhagem de David, 5a fim de se recensear com Maria, sua esposa, que se encontrava grávida.

6E, quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias de ela dar à luz 7e teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver lugar para eles na hospedaria.

8Na mesma região encontravam-se uns pastores que pernoitavam nos campos, guardando os seus rebanhos durante a noite. 9Um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor refulgiu em volta deles; e tiveram muito medo. 10O anjo disse-lhes: «Não temais, pois anuncio-vos uma grande alegria, que o será para todo o povo: 11Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias Senhor. 12Isto vos servirá de sinal: encontrareis um menino envolto em panos e deitado numa manjedoura.

13De repente, juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste, louvando a Deus e dizendo: 14«Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens do seu agrado.»

15Quando os anjos se afastaram deles em direção ao Céu, os pastores disseram uns aos outros: «Vamos a Belém ver o que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer.»

16Foram apressadamente e encontraram Maria, José e o menino deitado na manjedoura. 17Depois de terem visto, começaram a divulgar o que lhes tinham dito a respeito daquele menino. 18Todos os que ouviram se admiravam do que lhes diziam os pastores. 19Quanto a Maria, conservava todas estas coisas, ponderando-as no seu coração. 20E os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, conforme lhes fora anunciado. Lc 1, 1-19

 

MEDITANDO COM SANTA TERESINHA

 

“Como você, José, eu me admiro poder apertar no meu coração o Menino Divino, do qual sou a mãe; admiro-me de que, um pouco de leite seja necessário à existência d’Aquele que dá a vida ao mundo. Em breve Jesus vai crescer. Você deverá ensinar ao criador do universo a maneira de trabalhar…com você, Ele ganhará seu pão com o suor de seu rosto adorável….” (RP 6.2)

 

“Sabemos muito bem que a Santíssima Virgem é a Rainha do Céu e da Terra. Mas ela é mais Mãe do que Rainha “  ( CA 21.8.3)

 

“Nos primeiros instantes de minha vida

tomastes-me nos vossos braços;

desde aquele dia, Mãe querida,

me protegeis aqui na Terra.

Para conservar minha inocência,

Colocastes-me num doce ninho

Guardastes minha infância,

Na sombra de um claustro bendito.” ( PN 7.1)

 

REFLEXÃO

 

Jesus nasceu! Aleluia! Alegria! “Inundada de alegria é a cena de Belém, no qual o nascimento do Deus-Menino, o Salvador do mundo, é cantado pelos anjos e anunciado aos pastores precisamente como “uma grande alegria” (Lc2,10)- (cf. RVM 20).

Santa Teresinha pensou: como pode Deus precisar de leite? Ela compreendeu a humanidade de Jesus e de como Ele iria ensinar a Deus Pai a labuta humana. Permita que Jesus nasça em seu coração. Deixe-se ensinar por Ele. E, junto com Nossa Senhora, que você seja embalado nesse “doce ninho ”para ser guardado em seus caminhos, a exemplo de Santa Teresinha. Nossa Mãe Santíssima é mais Mãe que Rainha e ela quer cuidar de você.

 

 

ORAÇÃO FINAL

 

Ó Virgem Maria, Mãe e Rainha do Carmelo, tu estiveste unida de modo admirável ao mistério da Redenção; tu acolheste e conservaste no coração a Palavra de Deus e perseveraste com os Apóstolos em oração esperando o Espírito Santo. Em ti, como numa imagem perfeita, vemos realizado o que desejamos e esperamos ser na Igreja. Ó Virgem Maria, Estrela mística do Monte Carmelo, ilumina-nos e guia-nos no caminho da perfeita caridade e atrai-nos para a contemplação do rosto do Senhor. Cuida de nós com amor, e reveste os teus filhos com o teu santo Escapulário, sinal da tua proteção, e que a tua presença ilumine os nossos caminhos e nos faça chegar ao monte da salvação, que é Cristo Jesus, teu Filho e Senhor nosso. Amém!

 

Nossa Senhora do Carmo, Rogai por nós!

 

Ana Catarina da Santíssima Trindade, OCDS

Maria de Jesus Crucificado, OCDS

Comissão de Espiritualidade

Província São José

1 Comment

  • RAIMUNDO SOARES
    11/07/2023

    Ninho rima com caminho, Maria é a poesia perfeita e nela cabem essas duas palavras, no qual a acolhemos com muito carinho. Amém!

Post a Comment