Evangelho Orado com Santa de Jesus dos Andes

Evangelho Orado com Santa de Jesus dos Andes

16 de Julho de 2022
Sábado da XV Semana do Tempo Comum
Comemoração da Bem-Aventurada
Virgem Maria do Monte Carmelo
Solenidade na OCD
Texto Orante: Centro de Iniciativas de Pastoral de Espiritualidade
CIPE

Motivação

Festa litúrgica de nossa Mãe, a Virgem do Carmo. Nosso olhar e o coração da família do Carmelo se centram em nossa Mãe, Senhora do Carmo. A frondosidade e a beleza do Carmelo evocam aquela outra beleza que adornou sempre a Maria: sua docilidade a palavra de Deus, sua oração silenciosa e sua fé inquebrantável.
“Maria mulher de fé, estrela da Nova evangelização, flor do Carmelo, Mãe e guia da santidade, acompanha-nos”.
Maria renova nossa esperança em um Deus que não nos abandona, que sofre com a dor e sofrimento da humanidade. Deus quer que lhe entreguemos tido e que peçamos para nossos irmãos a paz. Deixemos que nosso coração se encha de paz, de esperança, de festa, iniciando assim a oração. Peçamos que CUIDE de nosso mundo.

Evangelho de São Mateus 12, 46-50

Naquele tempo, enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem falar contigo”. Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

Comentário Orante

A nova família de Jesus está aberta à humanidade inteira. Não há fronteiras. Pergunte-se qual é sua relação com os membros de sua comunidade cristã? E com os que vêm de longe? Os sente como irmãos e irmãs?
Fale de tudo isto com Jesus. “Há momentos nos quais você se coloca em sua presença no silencio, permanece com Ele sem pressa, e se deixa olhar por Ele? Deixa que o fogo d’Ele inflame seu coração? Se não permite que Ele alimente o calor de seu amor e de sua ternura, não terá fogo, e assim, como poderá inflamar o coração dos demais com seu testemunho e suas palavras?” (Gaudete et Exsultate 151)
“Não há pranto nesta terra que não passe, Maria, por tuas mãos. Não há alegria em que não brilhe tua luz. Não há esperança que tu não hajas semeado. Não há oração que suba até teu Filho sem passar por tuas brancas mãos intercessoras” (José Luis Martín Descalço)

Palavra dos Místicos

Escreve Santa Teresa de Jesus:

« Estando eu, antes de entrar no Mosteiro, a fazer oração na Igreja e quase em arroubamento, vi Cristo; pareceu-me que me recebia com grande amor e me punha uma coroa, agradecendo-me o que fizera por Sua Mãe.
Outra vez, estando todas no coro em oração depois de completas, vi Nossa Senhora, com grandíssima glória, revestida dum manto branco e, debaixo dele, parecia amparar-nos a todas. Entendi quão alto grau de glória daria o Senhor às desta casa… Praza ao Senhor que seja tudo para glória e louvor Seu e da gloriosa Virgem Maria, cujo Hábito trazemos. Amém.».

(Vida 36, 24.28)

Oração

Maria, te invoco como Mãe
e me sinto apoiado e protegido por ti.
Teu carinho e tua ternura enchem minha vida.
E, por isso, ponho em ti toda minha confiança.
Tu és modelo no seguimento de Cristo,
auxílio e proteção nas adversidades
da vida.
Verdadeira mãe da Igreja
e de cada um dos discípulos de Jesus.
Seja ela a estrela que nos guie,
a que nunca desapareça de nosso
horizonte.
A que nos conduza a Deus, ao porto
seguro.
Amém.
Isilda Leal, CM

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica

 

 

Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Referência:
• – Imagens disponíveis na WEB

Post a Comment