NOVENA DE SÃO JOSÉ – 1º DIA

NOVENA DE SÃO JOSÉ – 1º DIA

Tema:

Com São José no IV Centenário de Canonização 

de Santa Teresa de Jesus (12/03/1622 – 2022)

 

Lema:

“É coisa de espantar as grandes mercês que Deus me tem feito

 por meio deste bem-aventurado Santo”. (Vida 6,6)

ORAÇÃO INICIAL: (Todos os dias)

“É inegável que mais do que nenhum outro santo, Teresa de Jesus, fez do culto a São José um dos elementos característicos da piedade e da fisionomia espiritual do Carmelo” (Patris Corde). Rezemos pedindo a São José, ao longo destes nove dias, com Santa Teresa de Jesus, que celebra o seu IV Centenário de Canonização, para que alcancem de Deus as graças da saúde da alma e do corpo, da unidade e da paz para as famílias, para a Igreja, para o Carmelo e para o mundo inteiro, especialmente, para o povo ucraniano. 

Acolhei, ó Deus nosso Pai, a súplica que vos fazemos com São José e Santa Teresa de Jesus (…………..), unidos à Bem-Aventurada Virgem Maria.

 

Pai-Nosso. Ave-Maria. Glória ao Pai.

 

Glorioso São José, rogai por nós!

 

Santa Teresa de Jesus, intercedei por nós!

1º DIA – 10/03/2022.

Tema: São José, pai amado do povo cristão.

“A outros santos parece ter dado o Senhor graça para socorrerem numa necessidade; deste glorioso Santo tenho experiência que socorre em todas”. (Santa Teresa de Jesus – Vida 6,6)

São José é um pai que foi sempre amado pelo povo cristão, como prova o fato de lhe terem sido dedicadas numerosas igrejas por todo o mundo; de muitos institutos religiosos, confrarias e grupos eclesiais se terem inspirado na sua espiritualidade e adotado o seu nome; e de, há séculos, se realizarem em sua honra várias representações sacras. Muitos santos e santas foram seus devotos apaixonados, entre os quais se conta Teresa de Ávila que o adotou como advogado e intercessor, recomendando-se instantemente a São José e recebendo todas as graças que lhe pedia; animada pela própria experiência, a Santa persuadia os outros a serem igualmente devotos dele. José estava quotidianamente em contato com o mistério escondido desde todos os séculos, que estabeleceu a sua morada sob o teto da sua casa. Isto explica, por exemplo, a razão de Santa Teresa de Jesus, a grande reformadora do Carmelo contemplativo, se tornar promotora da renovação do culto de São José na cristiandade ocidental. Quanto ao trabalho de carpinteiro na casa de Nazaré se estende o mesmo clima de silêncio, que acompanha tudo aquilo que se refere à figura de José. Trata-se, contudo, de um silêncio que desvenda de maneira especial o perfil interior desta figura. Os Evangelhos falam exclusivamente daquilo que José fez; no entanto, permitem-nos auscultar nas suas ações, envolvidas pelo silêncio, um clima de profunda contemplação. (cf. Patris Corde; R.Custos)

 

Santa Teresa de Jesus – Vida e Canonização:

Todo o santo deve ser visto e compreendido no seu contexto histórico e eclesial. A sua colocação histórico-eclesial e cultural é essencial para compreender os seus valores e os seus limites, para colher o sentido da sua mensagem, se todo o santo é um mensageiro de Deus e é uma palavra dita ao mundo, um fragmento do Evangelho de Cristo, a ser reordenado também no mosaico da santidade na histórica da Igreja. A vida de Teresa desenvolve-se entre 1515 e 1582, o século de ouro da Espanha, com as suas conquistas no exterior, guerras, esplendor literário, reforma religiosa na qual intervêm o Papa e o Rei com notáveis conflitos jurisdicionais. É uma mulher, escritora e letrada, plenamente inserida na história eclesial e civil, embora seja monja, que sofre os valores e as sombras deste período, mesmo que reagindo contra esta situação em muitos aspectos: a nível social. nos temas do feminismo, nas críticas às violências da guerra; também no campo religioso-espiritual reage contra a mentalidade da épocas em temas de vida e doutrina cristãs, como a oração, o valor da humanidade de Cristo.

 

Encomendar a São José e Santa Teresa: A renovação espiritual.

 

Propósito do dia: A virtude da ESPERANÇA.

ORAÇÃO FINAL: (Todos os dias)

Os Santos ajudam todos os fiéis «a tender à santidade e perfeição do próprio estado». A sua vida é uma prova concreta de que é possível viver o Evangelho. À semelhança de Jesus que disse: «Aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração» (Mt 11, 29), também os Santos são exemplos de vida que havemos de imitar. A isto nos exorta explicitamente São Paulo: «Rogo-vos, pois, que sejais meus imitadores» (1 Cor 4, 16). O mesmo nos diz São José através do seu silêncio eloquente. (Patris Corde 7)

Dirijamos-lhe a nossa oração:

Salve, guardião do Redentor

e esposo da Virgem Maria!

A vós, Deus confiou o seu Filho;

em vós, Maria depositou a sua confiança;

convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós

e guiai-nos no caminho da vida.

Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,

e defendei-nos de todo o mal. Amém.

(Patris Corde – 8/12/2020. PP. Francisco)

Estela da Paz.

Estela Maria Teresa de Jesus, OCDS.

Comissão de Espiritualidade.

Comissão de História.

Referência:

Bíblia Sagrada – Evangelhos.

Catecismo da Igreja Católica. 

Exortação apostólica Redemptoris Custos. S. João Paulo II, 15/08/1889.

Carta Apostólica Patris Corde. Papa Francisco, 08/12/2020.

Carta dos Superiores, O.Carm e OCD. 2020.

Livro da Vida, de Santa Teresa de Jesus.

Cervera, OCD. Frei Jesus Castellano. TERESA DE JESUS MESTRA DE VIDA ESPIRITUAL.

SANTOS, Luciana Lopes. Os Letrados e a Doutora: os processos de canonização de Santa Teresa de Jesus e a Universidade de Salamanca (1591-1610)

Post a Comment