Quero ser a luz de Teresa, quero ser Teresa!
0 comments
Hoje nós da Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares, juntamente com toda a família carmelitana, com toda a Igreja e com todo o povo de Deus, celebramos os 500 anos de nascimento de Santa Teresa de Jesus!
Santa Teresa foi uma mulher à frente do seu tempo, guerreira, andarilha, missionária, mestra, doutora, nunca mediu esforços e sempre foi incansável em cumprir tudo aquilo o que Deus lhe pedia.
Como forma de celebrar esse V Centenário e revivendo esse espírito missionário e andarilho de Santa Teresa, a relíquia do seu cajado saiu em peregrinação pelo mundo a partir do dia 15/10/2014 no chamado Caminho de Luz, saindo de Ávila e iniciando o percurso de 30 países pelo Brasil.
Foi a OCDS quem recebeu o Cajado em São Paulo! Para nós issoé muito significativo, pois Santa Teresa quis iniciar sua peregrinação
primeiramente pelos leigos, através dos carmelitas seculares, para depois
chegar na vida religiosa através dos frades e das monjas carmelitas!
Isso também gera uma grande responsabilidade para nós, pois é como
se a Luz de Santa Teresa precisasse atingir primeiro o laicato, o povo
de Deus, para que assim essa Luz pudesse ser irradiada para o clero e para os
religiosos, iluminando assim toda a Igreja!
se a Luz de Santa Teresa precisasse atingir primeiro o laicato, o povo
de Deus, para que assim essa Luz pudesse ser irradiada para o clero e para os
religiosos, iluminando assim toda a Igreja!
E qual não foi minha surpresa, que o Caminho de Luz finalizou exatamente com o Papa Francisco, que tocou e beijou o cajado, confirmando assim o grande amor que toda a Igreja tem por Santa Teresa, e que não só o Carmelo, mas toda a Igreja tem a missão levar a Luz de Teresa para iluminar e mostrar ao mundo todo, que o caminho a seguir é aquele que nos leva a Jesus.
O nosso Padre Geral, Frei Savério Canistrà, em sua mensagem por ocasião do início do ano jubilar teresiano, sabiamente nos advertiu de que “não celebraremos adequadamente só fazendo coisas para honrar a memoria de Santa Teresa, mas sim fazendo-nos Teresa” Ou seja, a melhor maneira que podemos honrá-la é sendo Teresa!
Seremos Teresa no mundo de hoje se conseguirmos vivenciar os três pontos fundamentais do carisma teresiano, que é a humildade, o desapego e o amor fraterno, combatermos os três grande males da humanidade, que são a ânsia pelo poder, pelo possuir e pelo prazer, respectivamente.
A mensagem de Santa Teresa continua e continuará sempre atual, pois tudo aquilo que ela ensinou serve para nós como exemplo, como direcionamento, como testemunho. Teresa nasceu para Deus e para todos nós e é como ela que eu quero ser. Quero ser a luz de Teresa, quero ser Teresa!
Feliz Festa de Santa Teresa!
Luciano Dídimo
Presidente da OCDS – Província São José

