COMUNIDADE SANTA TERESINHA DE PASSOS COMEMORA 30/ANOS
As fotos falam mais que muitas palavras sobre nossa história.
Marina e Marcelo lendo poema de frei Pierino |
Primeira página de assinaturas na primeira reuniao |
MENSAGEM PARA OS 30 ANOS DA OCDS DE PASSOS
Dizer “NÃO” quando somos convidados a falar de Deus, do Carmelo e a agradecer pelos 30 anos da fundação da OCDS de Passos, seria um grande pecado. Agradeço antes de tudo à Rose por esta delicadeza de fazer o convite, e aí está a presença do amigo frei Pierino, que pode fazer poesias. Ele é o poeta “oficial” do Carmelo do Brasil. Está a comunidade das irmãs do Carmelo e da irmã Elizabeth, que sabe corrigir os meus erros e torná-los ate bonitos.
É claro que gostaria de estar presente nesta festa, para louvar a Deus e aí, silencioso num cantinho da capela, cantar as misericórdias do Senhor. Trinta anos são muito e pouco. Toda celebração nos ensinam três coisas que não podemos nunca esquecer.
Agradecer pelo passado
Seria bom fazer uma memória histórica destes trinta anos. Quantos acontecimentos bonitos, cheios de alegria e esperança. Quantas pessoas passaram entre nós! Algumas partiram para a Casa do Pai, como Dom Reis, ao qual eu coloquei o escapulário, e tantos outros. Outros decidiram deixar o Carmelo, outros e outras pegaram diferentes caminhos. Mas, como diz Teresinha, “tudo é graça”. Porém muitos estão aí fieis ao primeiro chamado. Sempre agradecer com amor e sermos semeadores de esperança e de vida. Sinto-me feliz, orgulhoso do Carmelo de Passos. Tenho só que agradecer, e com muito amor, por todos e a cada um.
Viver com entusiasmo o nosso presente
Carmelita agradece e vive com entusiasmo o momento presente: “agora começamos e estamos sempre começando!” A Ordem Secular no Carmelo e na Igreja é sal que dá sabor, é fermento que gera nova vida, é luz que ilumina caminhos. E tudo isto vem da oração. Devemos ser “orantes”, não de aparência, mas de fato. Afundar as nossas raízes no terreno fértil da oração para que tudo seja em nós oração e vida. O Carmelo necessita de, onde estiver, gerar uma escola de oração viva, feita de vida, de amor e de esperança. Quem sabe falar menos e rezar mais. Ser oração na vida, na família, na Igreja, revelar que somos carmelitas…
Vinho novo em odres novos. O Carmelo é chamado a criar uma nova teologia da espiritualidade, uma nova pastoral, uma nova “humanização”, que passa pela oração. Falta-nos criatividade. Dar atenção a todas as faixas da sociedade, jovens, famílias, universidades, operários… Deus nos chama a ser fermento novo na Igreja. Chegou o momento de difundir o Carmelo entre os “PADRES: a cada Padre dar um Livro da Vida da Santa Madre Teresa, o Cântico de João da Cruz, História de uma Alma… Elisabeth da Trindade, Edith Stein… colocar estes santos no coração da Igreja. É o nosso momento, a nossa hora.
Convidar os Padres para nossas festas. E daqui a três anos um encontro com “Padres amigos do Carmelo”.
Minha mensagem é “fogo na roupa”. Coragem! Sempre avante! A todos o meu abraço. Não digo nenhum nome para não esquecer nenhum, mas no meu coração estão todos presentes… parabéns!
Carmelo, que és tu?
O Carmelo não é uma instituição
Mas uma pessoa:
EU-VOCÊ- NÓS.
FRADES, MONJAS, OCDS, AMIGOS ANÔNIMOS DO CARMELO.
De mãos dadas anunciando todos juntos uma pessoa:
JESUS,
E MARIA, TERESA, JOÃO DA CRUZ,
ELISABETH, EDITH, E TODAS E TODOS OS SANTOS E
SANTAS DE ONTEM…DE HOJE …
CARMELO, QUE ÉS TU?
PALAVRA VIVA DO DEUS VIVENTE,
QUE INCENDEIA OS CORAÇÕES
E NOS FAZ MISSIONÁRIOS
E CANTORES DA MISERICÓRDIA…
Frei Patrício Sciadini, ocd.
Cairo, Egito, 21 de novembro de 2015