Vida centrada na humanidade de Cristo

Vida centrada na humanidade de Cristo

(AlmaCarmelita)

Celebramos neste dia Santa Teresa de Jesus. A cada ano que a Igreja celebra seus santos, traz com eles, sua missão e seu testemunho diante de Deus e do mundo, para a Igreja e para aqueles a quem se tenha destinado esta mesma missão, e que como filhos se fazem agradecer, louvar e bendizer, contando com os seus rogos a Deus e à Santíssima Virgem Maria. 

Aqui estamos nós hoje, filhos da Igreja, filhos do Carmelo, filhos de Teresa, a agradecê-la por tão sólida doutrina, com tão clara vivência da fé, capaz de difundir ao longo destes cinco séculos, a graça do conhecimento de Deus. Graça que se traduz em vida, vida que se faz centrada na humanidade de Cristo. E conhecimento tecido por uma vida íntima com Deus através da oração, e do testemunho evangélico. Assim estamos nós, filhos de Teresa.

Filhos de ontem e de hoje, que atualizam nos seus ensinamentos suas próprias vidas, e se reconhecem através de sua determinação e entrega ao chamado de Deus, e permanecem a viver e a contar com sua maternal intercessão. Filhos que aprendem, continuamente, a prática das virtudes, e a exercitam na caridade e na humildade. Filhos que na oração ou no serviço, fazem um caminho pessoal e comunitário, na Igreja, no Carmelo e na família. 

A Santa Madre Teresa agradecemos o caminho seguro e fiel do encontro com Deus. Dela nos aconselhamos e ouvimos que a perfeita oração se faz na HUMANIDADE DE CRISTO, e que deve ser caminho para chegar à mais alta contemplação, partindo da humildade e do desapego daqueles que vão além do que o mundo ofecece, para ser aquilo que o mundo precisa. E dela deixamos o conselho para este dia: “Uma coisa quero dizer, segundo julgo, importante; se parecer bem a ti, servirá de aviso, pois poderá ser que lhe seja útil. Nalguns livros que tratam de oração, diz-se: que embora a alma não possa por si chegar a este estado, porque tudo quanto o Senhor opera nela é obra sobrenatural, ela poderá contudo ajudar-se, levantando o espírito de tudo o criado e elevando-o com humildade (…)porque, segundo dizem, embora seja a Humanidade de Cristo, embaraça ou impede, nos que vão já tão adiante, a mais perfeita contemplação. Trazem, a este propósito, o que o Senhor disse aos Apóstolos quando da vinda do Espírito Santo, digo, quando subiu aos Céus. Parece-me que, se eles tivessem então a fé que tiveram depois da vinda do Espírito Santo e cressem que o Senhor era Deus e Homem, não lhes seria impedimento – para a mais alta contemplação – o pensar na Sagrada Humanidade; pois isto não foi dito à Mãe de Deus, ainda que O amasse mais que todos.” (V 22,1)

Obrigada, Santa Madre!

Rogai a Deus por nós!

Salve Santa Teresa de Jesus!

Estela Márcia – Grupo São José, Petrópolis/RJ.

Post a Comment