5º DIA – NOVENA DE SÃO JOÃO DA CRUZ – 2021.
Tema: Romances Trinitários e Cristológicos de São João da Cruz.
Lema: “No princípio era o Verbo” (Jo 1,1)
* * * * * *
ORAÇÃO INICIAL: (Todos os dias)• Sinal da Cruz.• Vinde, Espírito Santo.• Salve-Rainha.• Intenções: (………)
Ó Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, dai-nos a graça de mergulhar com profundidade no vosso mistério de amor, ensinai-nos a redescobrir o valor de nosso batismo e de nossa vocação ao Carmelo, a partir de uma vida carismática comprometida mediante a doutrina sãojoanista-teresiana, para assim nos colocarmos “de volta ao essencial” de nosso carisma, tanto na vida pessoal, quanto na vida comunitária. Tudo isto vos pedimos por intercessão do santo padre João da Cruz.
São João da Cruz, rogai por nós!
* * * * * *
5º Dia – 09/12/2021: “Com esta bendita esperança”
Virtude a praticar: Paciência na espera.
Meditação:
DOS ROMANCES TRINITÁRIOS E CRISTOLÓGICOS – S. J. Cruz.
Romance 5º: Prossegue (Da Criação).
Com esta bendita esperança/ Que de cima lhes viria,/ O peso dos seus trabalhos/ Mais leve se lhes fazia;/ Mas a prolongada espera/ E o desejo que crescia/ De gozar-se com o Esposo/ De contínuo os afligia./ Por isso com orações,/ Com suspiros e agonia,/ Com lágrimas e com gemidos/ Lhe rogavam noite e dia/ Que já se determinasse/ A fazer-lhes companhia./ Uns diziam: Oh! Se fosse/ No meu tempo essa alegria!/ Outros: Acaba, Senhor,/ Ao que hás de enviar, envia;/ Outros: Oh! Se já rompesses/ Esses céus, eu já veria/ Com meus olhos que descesses,/ E meu pranto cessaria!/ Rogai, ó nuvens do alto,/ Porque a terra to pedia,/ E abra-se já a terra/ Que espinhos nos produzia,/ E produza aquela flor/ Com que ele floresceria./ Outros diziam: Oh! Ditoso/ Quem em tal tempo vivia,/ Que mereça ver a Deus/ Com os olhos que possuía,/ Tratá-lo com suas mãos,/ Estar em sua companhia,/ E desfrutar os mistérios/ Que ele então ordenaria!
Doutrina Católica:
Ele habitou entre nós, cheio de graça e de verdade. Anunciou e fundou o Reino de Deus, manifestando-nos em si mesmo o Pai. Deu-nos o seu mandamento novo de nos amarmos uns aos outros como Ele nos amou. Ensinou-nos o caminho das bem-aventuranças evangélicas, isto é: a ser pobres de espírito e mansos, a tolerar os sofrimentos com paciência, a ter sede de justiça, a ser misericordiosos, puros de coração e pacíficos, a suportar perseguição por causa da virtude. Padeceu sob Pôncio Pilatos, Cordeiro de Deus que carregou os pecados do mundo, e morreu por nós pregado na Cruz, trazendo-nos a salvação pelo seu Sangue redentor. Foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia pelo seu próprio poder, elevando-nos por esta sua ressurreição a participarmos da vida divina que é a graça. Subiu ao céu, de onde há de vir novamente, mas então com glória, para julgar os vivos e os mortos, a cada um segundo os seus méritos: os que corresponderam ao Amor e à Misericórdia de Deus irão para a vida eterna; porém os que os tiverem recusado até a morte serão destinados ao fogo que nunca cessará. E o seu reino não terá fim. (Papa Paulo VI, 1968)
Meditação Bíblica:
“Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar. Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e vos tomarei comigo, para que, onde eu estou também vós estejais. E vós conheceis o caminho para ir aonde vou. Disse-lhe Tomé: ‘Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?’ Jesus lhe respondeu: ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. Se me conhecêsseis, também certamente conheceríeis meu Pai; desde agora já o conheceis, pois o tendes visto.” (Jo 14,1-7)
Propósito pessoal do dia: (………)
* * * * * *
Oração final (Todos os dias):
LADAINHA DE SÃO JOÃO DA CRUZ
Senhor, tende piedade de nós!
Jesus Cristo, tende piedade de nós!
Senhor, tende piedade de nós!
Jesus Cristo, ouvi-nos!
Jesus Cristo, atendei-nos!
Deus Pai do Céu, tende piedade de nós!
Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós!
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós!
Ssma. Trindade que sois Um só Deus, tende piedade de nós!
Nossa Senhora do Monte Carmelo, rogai por nós!
São José, patrono do Carmelo, rogai por nós!
Santa Madre Teresa de Jesus, rogai por nós!
São João da Cruz, nosso pai, rogai por nós!
Doutor Místico, rogai…
Cantor dos Amores de Deus,
Pai do Carmelo Descalço,
Modelo de Carmelita,
Sacerdote de Deus Altíssimo,
Serafim de piedade,
Mártir de amor,
Mestre de espiritualidade,
Imagem do Cristo Sofredor,
Santo da oração e penitência,
Santo da desnudez espiritual,
Santo do despojamento,
Glória da Santa Igreja,
Glória da Espanha,
São João da Cruz obedientíssimo,
São João da Cruz casto e pobre,
São João da Cruz pacientíssimo,
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo (3x)
Perdoai-nos, Senhor!
Ouvi-nos, Senhor!
Tende piedade de nós!
V – Rogai por nós, Santo Pai São João da Cruz!
R – Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!
Oremos:
Ó Deus, que inspirastes ao presbítero São João da Cruz, nosso pai, extraordinário amor pelo Cristo e total desapego de si mesmo, fazei que, imitando sempre o seu exemplo, cheguemos à contemplação da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
**********
Estela da Paz, OCDS.
Comissão de Espiritualidade.
Ref.:
DOS ROMANCES TRINITÁRIOS E CRISTOLÓGICOS – S. J. Cruz. (Toledo, cárcere – 1578)
Bíblia Sagrada.
Conclusão do “Ano da Fé”. 30 de junho do ano de 1968. PP. Paulo XVI.
ANGELUS. Solenidade da Santíssima Trindade. 7/06/2009. PP. Bento XVI.
ANGELUS. Solenidade da Santíssima Trindade, 30/05/2021. PP. Francisco.