4º DIA – NOVENA DE SÃO JOÃO DA CRUZ – 2021.
Tema: Romances Trinitários e Cristológicos de São João da Cruz.
Lema: “No princípio era o Verbo” (Jo 1,1)
* * * * * *
ORAÇÃO INICIAL: (Todos os dias)• Sinal da Cruz.• Vinde, Espírito Santo.• Salve-Rainha.• Intenções: (………)
Ó Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, dai-nos a graça de mergulhar com profundidade no vosso mistério de amor, ensinai-nos a redescobrir o valor de nosso batismo e de nossa vocação ao Carmelo, a partir de uma vida carismática comprometida mediante a doutrina sãojoanista-teresiana, para assim nos colocarmos “de volta ao essencial” de nosso carisma, tanto na vida pessoal, quanto na vida comunitária. Tudo isto vos pedimos por intercessão do santo padre João da Cruz.
São João da Cruz, rogai por nós!
* * * * * *
4º Dia – 08/12/2021: “Ele revelou-nos que Deus é amor”
Virtude a praticar: Amor fraterno.
Meditação:
DOS ROMANCES TRINITÁRIOS E CRISTOLÓGICOS – S. J. Cruz.
Romance 4°: Prossegue (Da Criação).
Faça-se, pois – disse o Pai -,/ que o teu amor o merecia./ E neste dito que disse,/ o mundo criado havia;/ um palácio para a esposa,/ feito em gransabedoria;/ o qual em dois aposentos,/ alto e baixo dividia./ O baixo que diferenças/ infinitas possuía;/ mas o alto requintava/ de admirável pedraria,/ para que conheça a esposa/ o Esposo que possuía. / No mais alto colocava/ a angélica hierarquia;/ mas a natureza humana/ no inferior a poria,/ por ser sua compleição/ algo de menor valia./ E embora o ser e os lugares/ desta sorte os repartia/ eram todos um sócorpo/ da esposa que dizia,/ que o amor dum mesmo Esposo/ uma esposa os fazia./ Os de cima possuíam/ o Esposo na alegria,/ os de baixo em esperança/ da fé que lhes infundia,/ dizendo-lhes que a seu tempo/ ele os engrandeceria,/ e que aquela sua baixeza/ ele lha levantaria,/ de maneira que ninguém/ jamais a insultaria;/ porque em tudo semelhante/ ele a eles se faria
e viria ter com eles,/ e com eles moraria;/ que Deus seria homem,/ e que o homem Deus seria,/ e trataria com eles,/ e comeria e beberia;/ e para sempre com eles/ O mesmo se ficaria/ até que se consumasse/ este tempo que corria,/ e que juntos se gozassem/ em eterna melodia;/ porque ele era a cabeça/ da esposa que possuía,/ à qual todos os membros/ dos justos ajuntaria,/ porque são corpo da esposa,/ a quem ele tomaria/ em seus braços ternamente,/ e ali seu amor lhe daria;/ e que assim juntos num só/ ao Pai a levaria,/ donde do mesmo deleite/ que Deus goza, gozaria;/ que, como o Pai e o Filho,/ e o que deles procedia/ como um vive no outro,/ assim a esposa seria,/ que dentro de Deus absorta,/ vida de Deus viveria.
Doutrina Católica:
A Santíssima Trindade, do modo como Jesus no-la fez conhecer. Ele revelou-nos que Deus é amor, ‘não na unidade de uma única pessoa, mas na Trindade de uma só substância’: é Criador e Pai misericordioso; é Filho Unigênito, eterna Sabedoria encarnada, morto e ressuscitado por nós; é, finalmente, Espírito Santo que tudo move, cosmos e história, rumo à plena recapitulação final. Três Pessoas que são um só Deus, porque o Pai é amor, o Filho é amor e o Espírito é amor. Deus é tudo e somente amor, amor puríssimo, infinito e eterno. Não vive numa solidão maravilhosa, mas é, sobretudo, fonte inesgotável de vida que se doa e se comunica incessantemente. (Papa Bento XVI, 2009)
Meditação Bíblica:
“Disse-lhe Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta”. Respondeu Jesus: “Há tanto tempo que estou convosco e não me conheceste, Filipe! Aquele que me viu viu também o Pai. Como, pois, dizes: Mostra-nos o Pai… Não credes que estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo,não as digo de mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza as suas próprias obras. Crede-me: estou no Pai, e o Pai em mim. Crede-o ao menos por causa dessas obras. Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai. E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Qualquer coisa que me pedirdes, em meu nome, vo-lo farei. Se me amais, guardareis os meus mandamentos”. (Jo 14, 8-15)
Propósito pessoal do dia: (………)
* * * * * *
Oração final (Todos os dias):
LADAINHA DE SÃO JOÃO DA CRUZ
Senhor, tende piedade de nós!
Jesus Cristo, tende piedade de nós!
Senhor, tende piedade de nós!
Jesus Cristo, ouvi-nos!
Jesus Cristo, atendei-nos!
Deus Pai do Céu, tende piedade de nós!
Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós!
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós!
Ssma. Trindade que sois Um só Deus, tende piedade de nós!
Nossa Senhora do Monte Carmelo, rogai por nós!
São José, patrono do Carmelo, rogai por nós!
Santa Madre Teresa de Jesus, rogai por nós!
São João da Cruz, nosso pai, rogai por nós!
Doutor Místico, rogai…
Cantor dos Amores de Deus,
Pai do Carmelo Descalço,
Modelo de Carmelita,
Sacerdote de Deus Altíssimo,
Serafim de piedade,
Mártir de amor,
Mestre de espiritualidade,
Imagem do Cristo Sofredor,
Santo da oração e penitência,
Santo da desnudez espiritual,
Santo do despojamento,
Glória da Santa Igreja,
Glória da Espanha,
São João da Cruz obedientíssimo,
São João da Cruz casto e pobre,
São João da Cruz pacientíssimo,
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo (3x)
Perdoai-nos, Senhor!
Ouvi-nos, Senhor!
Tende piedade de nós!
V – Rogai por nós, Santo Pai São João da Cruz!
R – Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!
Oremos:
Ó Deus, que inspirastes ao presbítero São João da Cruz, nosso pai, extraordinário amor pelo Cristo e total desapego de si mesmo, fazei que, imitando sempre o seu exemplo, cheguemos à contemplação da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
**********
Estela da Paz, OCDS.
Comissão de Espiritualidade.
Ref.:
DOS ROMANCES TRINITÁRIOS E CRISTOLÓGICOS – S. J. Cruz. (Toledo, cárcere – 1578)
Bíblia Sagrada.
Conclusão do “Ano da Fé”. 30 de junho do ano de 1968. PP. Paulo XVI.
ANGELUS. Solenidade da Santíssima Trindade. 7/06/2009. PP. Bento XVI.
ANGELUS. Solenidade da Santíssima Trindade, 30/05/2021. PP. Francisco.