2º. DOMINGO DA QUARESMA – 28/02/10

2º. DOMINGO DA QUARESMA – 28/02/10

Ofício Dominical Quaresmal – II Semana do Saltério/Cor Roxo
Leituras: Gn 15,5-12.17-18 – Sl 26(27) – Fl 3,17-4,1 – Lc 9, 28b-36
Liturgia das Horas: 36-133-1087
Oração das Horas: 272-309853
“Este é o Meu Filho, o Eleito.”

http://www.mensagensdemaria.org/images/jesus-montanha.jpg

Escutai-O!”

Não se pode seguir a Cristo se Sua Palavra não crescer dentro de nós.
EVANGELHO (São Lucas 9, 28b-36)

Naquele tempo, 28bJesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para rezar. 29Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante. 30Eis que dois homens estavam conversando com Jesus: eram Moisés e Elias. 31Eles apareceram revestidos de glória e conversavam sobre a morte, que Jesus iria sofrer em Jerusalém. 32Pedro e os companheiros estavam com muito sono. Ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele. 33E, quando estes dois homens se iam afastando, Pedro disse a Jesus: “Mestre, é bom estarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Pedro não sabia o que estava dizendo. 34Ele estava ainda falando, quando apareceu uma nuvem que os cobriu com sua sombra. Os discípulos ficaram com medo ao entrarem dentro da nuvem. 35Da nuvem, porém, saiu uma voz que dizia: “Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que ele diz!” 36Enquanto a voz ressoava, Jesus encontrou-se sozinho. Os discípulos ficaram calados e naqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

MEDITANDO O EVANGELHO DO DIA

“Hoje DEUS mostra, aos discípulos e a nós, a importância da Oração e quem realmente JESUS é. ELE é o Seu Filho Amado, que assumindo a nossa humanidade, passará pela Paixão e morte de cruz para depois ser Glorificado. ELE é o Filho Escolhido e é através DELE que o PAI Celeste se dirige a nós e nos fala: ‘Escutai-O’. Por isso, em obediência ao PAI, fiquemos sempre atentos a tudo o que JESUS nos diz, que por sua vez, hoje nos fala por meio de nossos irmãos. A Transfiguração de JESUS vem nos animar em nossa caminhada e aumentar a nossa fé na Ressurreição e na concretização do Projeto de DEUS em nosso meio. Que em nossas vidas possamos sempre manter um diálogo de AMOR com DEUS, e assim contemplar a Luz de CRISTO, a fim de nos transformar e nos ajudar uns aos outros.”
(Magda-OCDS)


“No Tabor, diante de Jesus transfigurado, empenha-se Deus, ainda uma vez, em favor dos homens, aos quais apresenta o Amado Filho… Diz São Lucas que se deu a Transfiguração no monte, enquanto Jesus rezava… Deixa Jesus que, por um momento, brilhe a Divindade através das aparências humanas e, aos olhos extáticos dos discípulos, mostra-se como é: ‘Esplendor da Glória do Pai, Imagem de Sua Substância’. Contemplar a Face de Deus foi o anseio dos Justos do Antigo Testamento e dos Santos do Novo… Mas quando concede Deus tal privilégio, é apenas um momento fugaz, destinado, como a visão do Tabor, a robustecer a fé e a infundir coragem para levar a cruz… Junto ao Senhor transfigurado aparecem Moisés e Elias… Visão de Glória, portanto, que se intercala com conversas sobre a Paixão: dois aspectos opostos, mas não contraditórios, do único Mistério Pascal de Cristo: Morte e Ressurreição, Cruz e Glória.”
(Frei Gabriel de Santa Maria Madalena)


“Senhor, procuro a Vossa Face… a Vossa Face, Senhor, desejo ardentemente. Ensinai-me, portanto, Senhor Meu Deus, ao meu coração, onde e como procurar-Vos, onde e como encontrar-Vos… Ensinai-me, Senhor, a procurar-Vos e mostrai-Vos a mim que Vos procuro; porque não posso procurar-Vos, se não me ensinais; nem posso encontrar-Vos, se não Vos manifestais. Óh Senhor, que eu Vos procure desejando, que Vos deseje procurando, que Vos encontre amando, que Vos ame encontrando.”
(Santo Anselmo)

“Na verdade, somente o Amor Divino tem a capacidade de estabelecer relações vitais e harmoniosas com todos, uma vez que Ele nasce do encontro e do diálogo da ‘Justiça’ com a ‘Verdade’… O discípulo, iluminado e transformado pela ‘Graça’ Divina, também deve tornar-se portador e operador da harmonia existencial, aplicando a lição aprendida na prática da ‘Caridade e do Perdão’… que apresenta-se, assim como uma emanação de um Dom Divino, e como Ministério Profético confiado ao homem justificado e renovado pela ‘Graça’ e atraído suavemente para as luzes da ‘Transcendência’.”

(Frei Sandro Grimani-OCD)

http://ocdssaojose.org/wp-content/uploads/2010/02/simplicidade.jpg

“Com a delicadeza, cresce a capacidade compreensiva, e, com a simplicidade e a fineza, crescem a força difusa e comunicativa.”
(Ediht Stein)
Assista o vídeo com a reflexão do II Domingo da Quaresma

Post a Comment