1o DOMINGO DA QUARESMA

1o DOMINGO DA QUARESMA

Queridos irmão e irmãs do Carmelo Secular, louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

Hoje, 18 de Fevereiro, primeiro domingo da quaresma, um tempo para refletirmos e transformarmos nossas vidas por meio do jejum, esmola e oração. O Evangelho  de hoje nos abre  a porta de acesso  ao manancial renovador que é esse  tempo litúrgico.

O Evangelho  de hoje que trata-se de  Marcos 1,12-15, que nos diz: “O Espírito Santo levou Jesus para o deserto, e Ele ficou no deserto durante quarenta dias, e aí foi tentado por satanás. Vivia entre os animais e os anjos o serviam. Depois que João Batista foi preso, Jesus foi a Galiléia, pregando o Evangelho de Deus dizendo: o Reino de Deu está próximo, convertei-vos e crede no Evangelho.”

 

Esse episódio acontece imediatamente após o batismo de Jesus no rio Jordão,  o batismo de penitência pregado por João Batista. Ele ficou 40 dias no deserto, e, na Bíblia, sempre que vemos o número 40 significa um tempo de provação, purificação ou provação. Assim, os 40 dias de Jesus no deserto lembrariam aos Judeus os 40 dias do dilúvio, os 40 anos dos Israelitas no deserto, onde foram tentados, provados, e murmuraram, pecaram e durante 40 anos assim se comportaram. Marcos faz alusão a isso mas, diferentemente do povo israelita, Jesus não cai, não peca, ele passa na prova. Ele vence o diabo, que é satanás. Na tradição judaica, satanás era o adversário, e ele era o chefe dos anjos caídos, o inimigo da humanidade. Assim, quando Marcos diz que Jesus foi tentado pelo adversário, quer dizer que está entrando em guerra espiritual com ele. Jesus não é somente um pregador, mas alguém que entra em guerra com o diabo. Um homem que entra em guerra contra as foças espirituais dos ares, como São Paulo nos narra na carta aos Efésios 6. Jesus começa sua vida pública numa guerra espiritual contra satanás, depois do seu batismo.

Assim como Jesus, nós também seremos tentados a não rezar, não jejuar e não dar esmolas. E para vencer precisamos travar um guerra espiritual como Jesus. O Espírito Santo é que nos dará as luzes e forças nessa batalha.

Quando Jesus nos diz: “Arrependei-vos e crede no Evangelho, é o início da quaresma para nós.”

Quaresma é tempo de arrependimento, e metanóia. Entrar em contato com seus pecados e perceber que somos pecadores. Significa mudar sua mente, deixar sua vida pecaminosa para trás e voltar-se pra Deus. Fazer penitência…sacrificar…rezar e jejuar como forma espiritual de luta contra o pecado… e crer no evangelho… e se prepara para o grande ato de penitência que Cristo carregou na cruz.

 

Depois de um deserto nunca mais somos a mesma pessoa. A superação na Graça gera uma alma livre, pronta para a missão.

 

Peça a Deus nesse momento a renovação do seu batismo e forças nesse tempo para suportar as provações. Creia que o próprio Cristo já venceu isso por você!

Vejam o que nos diz São João da Cruz: “A alma, sendo fiel e vencedora na tentação, será ais recompensada.”( 2N 23,6) “Se a alma não for tentada, exercitada e provada em tentações e trabalhos, não pode despertar seu sentido para a sabedoria.” ( 1N 14,4)

 

Permita-se agora, deixar que o  Espírito Santo aja em seu ser… deixe-se ir ao deserto e sinta a presença dos anjos que lhe auxiliam… sinta-se fortalecido no Espírito para as tentações que porventura vierem. Seja qual fro a sua fraqueza, ela poderá ser vencida. Fortaleça-se em Deus…depois levante-se, com coragem para a missão que Deus constituiu a você. Você é chamado ser alma esposa de Cristo

Todo deserto vem seguido de uma missão…e ore:

Ó Senhor Deus, Amado meu, me lembra a cada instante do dia que o Amor lança fora todo medo.

E que encorajada(o) por teu Filho Jesus, eu compreendo que em minhas divisões sempre existe algum deserto.

Que a eucaristia seja meu alimento para fortalecer minha alma e capacitá-la  para responder aos desafios da vida,  com a força do Espirito Santo.

Oração:

“Ó Deus, autor de toda misericórdia e bondade, que indicaste o jejum, a esmola e a oração como remédio contra o pecado, acolhei benigno esta confissão da nossa humildade, para que, reconhecendo as nossas faltas, sejamos sempre regenerados pela vossa misericórdia Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espirito Santo, por todos os séculos dos séculos.  Amém!”

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.  Amém.

Bendigamos ao Senhor! Demos graças a Deus!

Ana Catarina da Santíssima Trindade, ocds

Com. Senhora do Carmo

Comissão de Espiritualidade – Província Sã José

 

1 Comment

  • Ana Aparecida Batista de Matos
    18/02/2024

    Deus seja louvado pelo tempo da Quaresma em que, através do Espírito Santo, podemos ree a oportunidade de nos redimir. Dai-nos forças, Senhor de nós tornarmos pessoas mais santificados.

Post a Comment